quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A cartilha do recluso e a oficina de ressocialização


Garanhuns foi a primeira cidade brasileira a elaborar uma cartilha destinada à alfabetização de reclusos, de autoria da nossa amiga Selma Melo, e que está indicada para o prêmio anual na área de Direitos Humanos e Cidadania.

A Cartilha do Recluso foi lançada oficialmente em 18 de fevereiro de 2011, em nível estadual, na própria Cadeia Pública, que na ocasião formou os 68 primeiros reclusos alfabetizados. Foi a primeira cidade a trabalhar com inclusão social em Cadeia Pública, alfabetizar e certificar.

Selma Melo expõe as dificuldades sentidas na alfabetização, que aconteceu sem ter apoio, nem lápis ou papel para a educação com os detentos, que hoje vive dias melhores com a inclusão de cursos de qualificação profissionais, aulas de EJA nos 4 ciclos. Existe também um coral e aula de teatro.

Um trabalho que tem sido parabenizado pela sociedade, principalmente pelo voluntariado e criatividade de Selma, que poporcinou uma nova vida a muita gente.

Também sobre a cadeia pública, recebemos um convite para acompanhar o evento de encerramento da Oficina de Ressocialização Através das Artes do projeto Artes Juris. Será nesta quinta-feira, às 9h.

O convite veio do supervisor da cadeia Cícero Carvalho e do técnico em arte-educação, Pacheco Neto.
.
com informações da própria Selma Melo e do convite recebido da cadeia pública.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.