terça-feira, 30 de agosto de 2011

Dilma trata exclusivamente da área de saúde em seu discurso na UPE


O ex-presidente Lula era sempre muito bem humorado em seus discursos, fazendo a plateia rir em vários momentos. Não queiram isto de Dilma, mas a presidenta vai no cerne da questão, fala o que tem de falar, e foi isto que ela fez na aula inaugural do curso de medicina da Universidade de Pernambuco, Câmpus Garanhuns, há poucos instantes.

Até que ensaiou uma brincadeira e foi muito feliz com o exemplo.

Segundo Dilma, pesquisas comprovam que muitos médicos recém formados acabam ficando nas regiões onde estudaram e fizeram residência. E foi isto que ela pediu: -"Estudem, façam amigos, criem laços com esta região, namorem, casem, ... Ajudem a transformar esta região em um polo de excelência em saúde".

O discurso da presidente Dilma Roussef foi voltado ao tema de educação de saúde. Iniciou, antes mesmo de citar as autoridades, saudando os estudantes presentes. Relembrou a trajetória do ex-presidente Lula, que aos 13 anos de idade precisou deixar a região por falta de oportunidades. Hoje, o Brasil vive um movimento migratório do sudeste ao Nordeste, são as pessoas voltando pra casa, ou profissionais que vêm em busca das oportunidades profissionis devido o crescimento regional.

A interiorização do ensino público superior e a chegada das Universidades Federais a regiões esquecidas foi enaltecido. Mas tem muito a ser feito. Faltam médicos em todas as regiões do país. No Nordeste contamos com apenas 17% dos médicos do país, e a regição concentra 30% da população nacional. Para melhorar o quadro, o governo está criando o Plano Nacional de Educação Médica, que deve ser lançado até outubro. O Ministro Fernando Haddad estava presente na UPE.

A ordem é interiorizar. O Brasil precisa de um crescimento pleno, social e para todos.

Dilma se referiu várias vezes em transformar Garanhuns em um exemplo para o país, com um ensino de qualidade e polo de saúde, e que não mediria esforços para esta implantação, com a parceria do Ministério da Educação e do Governo de Pernambuco. Tudo isto deve levar a uma profunda transformação do país, segundo a presidente: "Precisamos aumentar a oferta regional de oportunidades", reforçou Dilma.

Em sua passagem por Garanhuns, em conversas e em entrevistas, principalmente com a Rádio Marano, única FM de Pernambuco a entrevistar a presidente Dilma, foram tratados temas como Festival de Inverno, duplicação da BR-423 e os problemas nas construções dos polos educacionais da Universidade Rural e do Instituto Técnico Federal.

Voltamos já!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.