sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Garanhuns comete um erro

Fato: A população de Garanhuns desaprova a atual legislatura da Câmara de Vereadores.

Por conta desta verdade, os eleirores não querem ver aumentar a quantidade de vereadores na cidade, é esta a revelação nas várias enquetes feitas em blogs e nas rádios de Garanhuns. O povo não quer mais vereadores porque está decepcionada com a atual formação da Casa Raimundo de Morais, que está distante dos anseios da sociedade. Pra que mais?

Os vereadores, por sua vez, teriam a oportunidade de aumentar para até 19 cadeiras na Câmara, quase dobrando assim, a quantidade de representantes populares, e por consequência disso, a força representativa política local.

Atualmente temos apenas 11 vereadores, número igual aos menores municípios de Pernambuco. Já tivemos quinze.

Está prestes a ser votada esta questão e deve ficar entre 13, ou voltar a ter os 15. Neste momento, parece que aumentaremos em apenas duas vagas.

Acabo de ver que Jaboatão está aumentando em seis vereadores sua câmara, que ficará com 27 representantes populares.

O Recife voltará a ter 41.

Municípios menores que Garanhuns já fecharam em 15, a exemplo de Belo Jardim.

Teremos apenas 13? Uma cidade de mais de 130 mil habitantes com tantos problemas infra-estruturais, situações complexas cotidianas... Municípios pequenos, cuja demanda político-administrativa é irrisória comparada a Garanhuns já resolveram esta questão e aumentaram sua edilidade.

Vale lembrar que a Câmara de Garanhuns está para inaugurar seu novo prédio que comportaria com segurança e conforto uma maior formação em seus quadros.

É bom lembrar que o aumento de vereadores não resulta em aumento de despesas para o município, pois o repasse constitucional (duodécimo) é limitado a um determinado percentual, portanto, não há maior despesa em se manter uma câmara com mais vereadores, nem com assessores, gabinetes, etc.

Com o aumento de vereadores existem maiores possibilidades de renovação na representação política municipal, pois o cargo de vereador é geralmente, o primeiro passo na vida pública. Sem esta renovação, a cidade não produz novos quadros.

Com poucas vagas, mais pessoas de bem desistem de participar da eleição, pois encarece ainda mais a campanha.

E a cidade perde a oportunidade de ter mais representantes, que bem ou mal, devem lutar pela cidade, já que escolheram ingressar na vida pública.

Com poucos, pouquíssimos vereadores, Garanhuns se iguala às menores cidades do estado!

Acho que poderia ficar nos 15, já que ninguém mais defende a carga total. Creio eu que se a lei permite 19, tivéssemos todos, seria mais fácil eleger bons nomes, mesmo sabendo das dificuldades diante o quadro assistencialista e dependente do executivo que temos hoje.

Existem diversas campanhas na internet pedindo para a população não aprovar o aumento do número de vereadores. Tem até out-door. Quem está financiando tudo isso?

As pessoas querem que as coisas mudem, mas para ter respostas diferentes, tem que se fazer diferente. Se você faz sempre do mesmo jeito, o resultado será sempre o mesmo.

Esta atual legislatura mostrou que 11 vereadores é muito pouco para uma cidade complexa como Garanhuns. Precisamos de novos nomes na política garanhuense.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.