sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Garanhuns se compara às menores cidades do estado!

Vejo no blog do meu amigo Edney Souto, filho do meu professor Fernando Souto, de saudosa memória, que o município de Lagoa do Carro, de 15 mil habitantes, passará a contar com 11 vereadores na próxima legislatura.

Fizemos questão de registrar aqui no blog e no jornal Folhavox, nossa posição de aumentar a quantidade de representantes na Casa de Raimundo de Moraes, já que a legislação permite. Pela sua população nós poderíamos ter até 19 vereadores. Todos os grandes municípios pernambucanos aumentaram suas bancadas, assim, será mais gente para defender os interesses da cidade, e gerando uma renovação política natural. O aumento de vereadores não demanda aumento de despesas, já explicamos isto aqui.

Mas ontem, Garanhuns se apequenou, e preferiu se comparar aos menores municípios do estado, com apenas 11 vereadores. É pensamento de cidade pequena para tentar se garantir em uma próxima legislatura dificultando a entrada de novos nomes em futuras campanhas políticas, já que encarece a disputa, diminui o acesso e provoca desistências. Porém, não oxigena o poder legislativo que está precisando acompanhar o ritmo da cidade, precisamos de pessoas que pensem o desenvolvimento da cidade e deixem o fisiologismo e o assistencialismo do século passado.

Garanhuns parou no tempo, ter 11 vereadores significa ter menos representação, ter menos voz perante as autoridades políticas, menos gente pra pedir e pra cobrar, e claro, pra fiscalizar.

Alguns amigos comentaram que era melhor ter 11 do que aumentar a quantidade de vereadores, se em tese, eles não fazem nada. Discordo, primeiro porque vejo o interesse de alguns em trabalhar, e segundo que aumentando a quantidade seria mais provável de vermos oxigenar a política garanhuense.

Mas ficamos nos 11, igual a Lagoa do Carro. Jaboatão elevou para 27, Caruaru vai aumentar para 21 ou 23. Não dá pra avançar assim, com setores do município não percebendo a necessidade de se adaptar aos novos tempos de desenvolvimento.

A matéria precisava de oito votos para ser aprovada, teve sete. Quatro vereadores votaram contra.

Votaram a favor:
Severino Sabino (PSC),
Sivaldo Albino (PPS),
Dimas Carvalho (PDT),
Zaqueu Naum (PDT),
Zé de Vilaço (PDT),
Marcelo Marçal (PDT) e
Natalício Rodrigues (PDT)

Votaram contra:
Geraldo Lucena (PV),
Júnior Negrão (PV),
Gersinho Filho (PSC) e
Ary Júnior (PTB)
.
Parabéns aos vereadores pela brilhante iniciativa de aumentar a representação popular... Claro, aos vereadores de Lagoa do Carro, tiveram a capacidade de se atualizar com a legislação e aumentar a força política de seu município!
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.