quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Garanhuns terá Residência Terapêutica‏


A Prefeitura de Garanhuns dará início no próximo mês de setembro aos Serviços Residenciais Terapêuticos, também conhecidos como Residência Terapêutica. Trata-se de locais de moradia, destinadas a pessoas com transtornos mentais que permaneceram em longas internações psiquiátricas e impossibilitadas de retornar às suas famílias de origem.

A primeira Residência Terapêutica de Garanhuns vai funcionar na avenida Djalma Dutra, nº 550, no bairro Heliópolis, e acolherá oito pessoas oriundas do Hospital Psiquiátrico Alberto Maia, localizado em Camaragibe, Região Metropolitana do Recife, que encerrou oficialmente suas atividades no dia 30 de dezembro de 2010.

Os moradores serão acompanhados diariamente por quatro cuidadores, que avaliarão alterações ou mudanças no comportamento, além de uma técnica de referência em saúde. Eles também poderão contar com o apoio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), através de atividades de inserção social e terapias.

De acordo com o coordenador de Saúde Mental do Município, Charles Oliveira, com o fechamento do Hospital Psiquiátrico Alberto Maia, o Governo de Pernambuco firmou parceria com a Prefeitura de Garanhuns para receber os pacientes da Região. “Garanhuns tem toda estrutura para receber esse serviço de referência. Já conta com o Ambulatório de Psiquiatria no Centro de Especialidades Dr. Luiz Lessa; Ambulatório de Psicologia no Núcleo de Assistência a Saúde de Garanhuns (NASG); Centro de Atenção Psicossocial (CAPS - Tipo 2) para atender pessoas com transtornos mentais, sofrimentos psíquicos, ou sem condições de convívio social; cobertura de 80% de Unidades de Saúde; Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para realizar os encaminhamentos; além disso, o Hospital Regional Dom Moura dispõe de leitos de psiquiatria e desintoxicação. Ou seja, temos uma boa estrutura de Saúde Mental, incluindo álcool e outras drogas, com implantação do CAPS AD, ainda este ano”, informou.

As Residências Terapêuticas foram instituídas pela Portaria/GM nº 106 de fevereiro de 2000 e são parte integrante da Política de Saúde Mental do Ministério da Saúde. As Casas são mantidas com recursos financeiros anteriormente destinados aos leitos psiquiátricos.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.