sábado, 16 de maio de 2020

MENSAGEM DIA DO GARI - Um profissional essencial para a sociedade



Hoje é o Dia do Gari, um profissional essencial na sociedade moderna.

Esqueçam as carroças de burro do passado quando o gari passava recolhendo o lixo na porta das casas, ou ainda a figura do varredor de rua, que com um vassourão deixava limpa a rua e a calçada.

São outros tempos.

Caminhões já vão compactando o lixo e fazendo roteiros pela cidade até nas madrugadas.

Mas ainda tem os garis, que acompanham o caminhão colocando o lixo em sua caçamba, de sacolas ou conteineres, e para este serviço ser ágil e o mais completo possível, na maioria das vezes, eles vão correndo. Isto mesmo, correndo atrás do caminhão.

Como diríamos, o trupé é pesado. O caminhão vai fazendo seu roteiro e os garis fazendo a cata do lixo sem parar. Para isto, precisam ser verdadeiros atletas, confesso que eu não teria resistência para fazer duas ruas. Eles fazem bairros inteiros, nem sei quantos quilômetros chegam a percorrer por dia, e por quanto tempo.

Mas aproveitamos para ampliar, falar e valorizar todos que trabalham com recolhimento do lixo, e também a reciclagem. Em todas as áreas, quer trabalhem para os municípios ou para empresas.

Para uma profissão que já sofreu e sofre com preconceito e discriminação, até menosprezo de um grande jornalista da Tv Brasileira, é preciso reconhecer sua importância social e a dificuldade no exercício diário da labuta!

É claro que devemos enaltecer também a figura da margarida, não sei se ainda chamam assim, a versão feminina dos garis.

Para entender toda esta importância social, imagine uma parada destes profissionais/atletas por apenas um dia, um diazinho só!

Parabéns aos garis!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.