terça-feira, 23 de agosto de 2011

PESQUISA CONTEXTTO - De onde vem e onde se hospeda o turista no Festival de Inverno de Garanhuns


Continuando com os dados revelados pela CONTEXTTO PESQUISAS com turistas no Festival de Inverno de Garanhuns. Agora vamos saber de onde vêm e onde se hospedam. Os dados técnicos da pesquisa já relatamos em outro post.

Recife - PE / 30,55%
Olinda - PE / 9,72%
Maceió - AL / 8,33%
Caruaru - PE / 6,66%
São Paulo - SP / 6,66%
Aracaju - SE / 6,66%
Petrolina - PE / 6,66%
João Pessoa - PB / 2,77%
Salvador - BA / 2,77%
Guarulhos - SP / 2,77%
Paulista - PE / 2,77%
Fortaleza - CE / 2,77%

Outras cidades citadas na pesquisa: Suzano-SP, Campo Grande-MS, Itaquaquecetuba-SP, Santa Cruz do Capibaribe-PE, Natal-RN, Palmas-TO, Teresina-PI, Cabo de Santo Agostinho-PE, Blumenau-SC, Santa Brígida-BA, Campina Grande-PB, etc.

Onde está hospedado?

Casa de Parente/Amigo 45,83%
Hotel 34,72%
Pousada 8,33%
Casa Alugada 6,94%
Outros 4,16%
.
Agora comigo: É muito forte o turismo "doméstico" do Festival. Os garanhuenses que estão fora e vêm curtir as férias em casa, e trazem seus novos amigos e hospedam a galera em casa. Por exemplo, os nossos estudantes universitários de Recife que trazem os colegas.
 
A quantidade de garanhuenses que trabalham fora e vêem a possibilidade de aproveitar o Festival para curtir o evento e matar as saudades da família também é muito grande, explicando o grande percentual de pessoas que ficam em casas de parentes e amigos, e também a grande quantidade que vem de São Paulo, tanto da capital quanto do interior. É um "De volta pra minha terra" com mais recursos.
 
Creio que o turista regional não foi computado na pesquisa, e chamo de regional aquele que mora nas cidades vizinhas a Garanhuns, que acaba, logicamente, não sendo tratado por turista, pois é de casa, já vive o cotidiano da cidade e sua movimentação já impacta a economia regional naturalmente, é como se contasse como um garanhuense mesmo dentro do evento.
 
Vê-se mais uma vez o potencial dos grandes centros urbanos do Nordeste, praticamente todas as capitais foram citadas e as cidades do interior com maior população e vivência cultural. Supreendeu-me não mostrar Arapiraca e Arcoverde, isto é falta de divulgação.
 
O foco deve ser realmente os grandes centros urbanos do Nordeste e se der, uma mídia nacional pra fazer o país conhecer a maravilha que temos aqui, mas a mídia regional, para atingir o público alvo do evento, deve ser imprescindível.
 
Depois continuamos com mais dados da pesquisa CONTEXTTO.
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.