terça-feira, 30 de abril de 2013

Uma historinha para relembrar Zé Cardoso

Zé Cardoso assinando a Constituição Estadual (acervo da família)


Eu era presidente do Diretório Acadêmico da UPE (ou seria no ano seguinte, não lembro) e apresentei o debate envolvendo todos os candidatos, o único que não compareceu foi Ivo Amaral, que viria a ganhar a eleição. Era um tempo romântico de movimento estudantil na FFPG, o diretor era Prof. Petrônio Fernandes e depois Luiz Tenório, ambos de saudosa memória e com os quais fiz amizades.

Lembro de alguns momentos interessantes do debate, com o auditório cheio, torcidas organizadas, gritos, etc. Eu tinha 18 anos.O Brasil reaprendia a democracia eleitoral, e o fervor dos jovens era maior. Havia grandes oradores, comícios e debates. José Cardoso da Silva, era um daqueles capaz de fazer uma multidão fazer silêncio para ouvir sua oratória que fazia o povo chorar e sorrir.

No debate da faculdade, em um desses momentos quando candidato perguntava a candidato, Zito Santos (MDB) interpelou o ex-deputado Zé Cardoso sobre o que ele, enquanto deputado, havia conseguido para Garanhuns.

Zé Cardoso começou a dizer,
-"O calçamento da tal rua, o semáforo de não sei onde, a ambulância pro distrito tal, etc".

Na réplica, Zito disparou,
- "Deputado, calçamento, semáforo, ambulância,... isso é coisa pra vereador."

E Zé na tréplica:
-Pois é, Zito, votei em você cinco vezes pra vereador, você não fez, eu tive que fazer!".

Disputaram também aquela eleição Ivo Amaral (que foi eleito prefeito), Carlos Moraes e Givaldo Calado.


Com esta simples história, que mostra a perspicácia de um dos mais inteligentes e populares políticos da história de Garanhuns, homenageamos Zé Cardoso, o Homem do Povo, na passagem dos 21 anos do seu falecimento!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.