quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Resultados práticos da reunião do leite com a presença do secretário da agricultura

Nesta quinta-feira, 18, o Clube Polimático do município da Pedra foi pequeno para receber os produtores e convidados do CEPLEITE. O Secretário Estadual da Agricultura Dr. Ranilson Ramos, quando iniciou suas intervenções foi bastante claro, falando em nome do Governador Eduardo Campos, chamou ao produtor de queijo para firmarem um pacto. O Governo através da ADAGRO, do IPA e da Secretaria de Agricultura buscam meios para viabilizar a fabricação do queijo de coalho com leite cru, e o produtor fica com a responsabilidade de fornecer ao consumidor um queijo com qualidade.

RESULTADO DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CEPLEITE

- Construção de dez Pequenas Unidades Produtoras de Queijo;
- Análise de Água grátis para as cem primeiras solicitações encaminhadas ao IPA ou a ADAGRO com a finalidade de instalar pequenos laticínios;
- Viabilizar ao pequeno produtor de queijo de coalho uma “caixa térmica” para transporte do queijo; Instalar em Arcoverde um setor de inspeção da ADAGRO;
- Instalar dessalinizadores quando necessário;
- Ampliar o grupo executivo que trata destas questões no Agreste Meridional de Pernambuco;
- Ampliar ações com todos os componentes da Cadeia Produtiva do Leite.

Essas conquistas foram construídas durante as intervenções e anunciadas pelo Secretário Ranilson Ramos.

A reunião foi aberta pelo Coordenador do Comitê Estratégico da Pecuária Leiteira de Pernambuco CEPLEITE, Dr. Benoit Paquereau, tratando da preocupação desta entidade com a luta pela qualificação do queijo de coalho de Pernambuco.
Em seguida foi à vez da Gerente Geral da ADAGRO, Erivânia Camelo,  externar a preocupação da instituição não apenas em fiscalizar, mas desenvolver um trabalho objetivando o fortalecimento da cadeia produtiva do leite, que passa, pela obediência as leis e em oferecer um produto de qualidade ao consumidor sem ferir o direito do pequeno produtor de queijo na venda de um produto que não ponha em risco a vida do cidadão. Segundo Dra. Erivânia, dos aproximadamente cinqüenta mil quilos de queijo de coalho comercializados mensalmente em Pernambuco, a ADAGRO no primeiro semestre deste ano apreendeu oito mil e trezentos quilos. Portanto, disse a Gerente Geral da ADAGRO, nós não vivemos só de apreender o produto do pequeno produtor de queijo.

Autoridades presentes à reunião: 
Secretário Estadual de Agricultura Dr. Ranilson Ramos:
Gerente Geral da ADAGRO Dra. Erivânia Camelo;
Diretor Técnico do IPA em Pernambuco Dr. Antonio Santana;
Coordenador do CEPLEITE, Dr. Benoit Paquereau;
Deputados Estaduais: Claudiano Martins Filho; Ângelo Ferreira e Júlio Cavalcante;
Coordenador Regional do SEBRAE Dr. Moshe Dayan;
Coordenador do Gabinete da Palma Dr. Marlos Duarte;
Prefeitos Francisco Braz da Pedra e Genivaldo Menezes de Águas Belas;
Dr. José Anchieta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA,
Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste do Brasil – BNB, Dr. Danilo Moraes
e o Secretário Municipal de Agricultura de Pedra Dr. Levi Vaz.

CHESF E O TERRITÓRIO DA CIDADANIA

O Dr. Humberto Freitas funcionário da CHESF e representando o Ministério das Minas e Energia que em parceria com o Governo de Pernambuco estão implantando cinqüenta Tanques de Resfriamento de Leite no Agreste e Sertão do Estado, falou da importância da participação dos presentes nas reuniões deliberativas do Território da Cidadania.

PARTICIPAÇÃO DOS PRODUTORES

Vários produtores se expressaram, alguns fazendo reclamações, outras observações e oferecendo idéias e sugestões, algumas de imediato absorvidas pelo Secretário Ranilson Ramos.
.
com informações da coordenação do Gabinete da Palma.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.