terça-feira, 27 de setembro de 2011

ADVERTÊNCIA: Hospital Dom Moura contabiliza grande quantidade de acidentes de moto!


Os números não mentem: 95 ocorrências atendidas no Hospital Regional Dom Moura em um período de 19 dias, mostra a gravidade de um problema que a cada dia vitimiza mais pessoas.

Os acidentes envolvendo motocicletas, seus condutores e caronas e em alguns casos pedestres, tornou-se uma questão de saúde pública. Em razão dos altos traumas provocados nesses acidentes, tem crescido também o número de óbitos e mutilações que geram a incapacitação permanente das vítimas.

A constatação é da Diretoria do Dom Moura que atende a assustadora escalada da violência no trânsito com esses veículos e faz uma análise do perfil dos envolvidos: Em sua maioria, os motociclistas são jovens entre 15 e 45 anos, do sexo masculino e de várias classes sociais. Em algumas ocorrências observou-se a total ausência de documentos de identificação e principalmente habilitação para aquele transporte.

A acessibilidade gerada pelos baixos preços na aquisição desses veículos, juntamente com a falta de preparo técnico e psicológico, crescimento da frota de veículos, a ingestão de bebidas alcoólicas ou outras drogas e a total ausência do bom senso ao transitar, muitos sem os devidos equipamentos de segurança, ampliam as estatísticas. Como exemplo, do dia 01 ao dia 19 de Setembro desse ano, 95 acidentados com/por motocicletas (uma assustadora média de 05 acidentes por dia, ou 01 a cada 4 horas e meia) foram socorridos na emergência do Dom Moura, aumentando substancialmente a demanda, ocupando leitos, utilizando medicamentos e serviços profissionais.

De acordo com a direção daquela unidade de saúde, já se encontra em pauta, conjuntamente com a Quinta Geres, uma ação preventiva que deve envolver autoridades de trânsito, imprensa, escolas, empresas revendedoras de motocicletas, motociclistas amadores e profissionais e a população, na qual se buscarão ações efetivas para redução desses alarmantes índices.

Fica o alerta para os condutores de motocicletas, e também seus pais e responsáveis sempre advertir sobre a responsabilidade na condução do veículo, que além de prazeroso, ágil e de bom custo, pode trazer sequelas em acidentes para o resto da vida.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.