quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Circuito do Frio em Caruaru???

Durante muito tempo ouvi como argumentos para a não realização de festejos juninos em Garanhuns a falta de perfil local - "Isso é coisa pra Caruaru. O que temos é o Festival de Inverno".

E aí vimos aparecer e ganhar espaço na Festa de São João cidades como Arcoverde, Gravatá e Buíque. Aliás, por ser uma festa tradicional nordestina faz parte do calendário de qualquer cidade, exceto Garanhuns.

Agora, acabo de ver no blog do Programa Combate, que Caruaru pleiteia fazer parte do Circuito do Frio, que aliás nem existe mais, agora é o mega Festival Pernambuco Nação Cultural, e que nele nem é necessário a temperatura baixa, pois o projeto congrega as principais festas do interior do estado, e claro, as tradicionais da temporada de inverno.

Mas o que quero dizer é que as cidades com potencial estão agregando novos eventos ao seu calendário turístico, o que importa mesmo é movimentar. Estão certíssimos, somente Garanhuns que está na contramão. Já não temos os eventos tradicionais como São João e Carnaval, e com muita dificuldade estamos mantendo este ano o Natal dos Sonhos. Motofest já não teve no ano passado. Os festivais de Izaías (FEMUARTE e Jovem Guarda) minguaram.

Grandes eventos movimenta o setor turístico, gerando receita e consequentemente empregos em bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, etc. E muito desse dinheiro que entra na cidade acaba no comércio e nos serviços, ou seja, oficina, chaveiro, costureira, etc. 

Além da visibilidade que acaba por gerar movimentação turística em outras épocas, e a atração de patrocinadores, produtores, artistas, etc.

Precisamos repensar nosso calendário de eventos, e sermos mais agressivos na busca do potencial turista.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.