sexta-feira, 16 de setembro de 2011

FAMEG espera por liminar para fazer seu vestibular de medicina


Como adiantamos mais cedo, estivemos na FAMEG esta tarde e conversamos pessoalmente com o Dr. Fábio Andrada, diretor administrativo do ITPAC, entidade mantenedora da instituição de ensino de Garanhuns.

A situação de momento é o cancelamento do vestibular, devido a justiça federal ter concedido a liminar interposta pelo CREMEPE. Porém...

...Ainda há uma esperança de que as provas possam ainda serem realizadas no próximo domingo, dia 18, pois a instituição tem também uma liminar para ser julgada a qualquer momento em Brasília, onde explica a atual condição jurídica da instituição.

Pelo que consta, a argumentação do CREMEPE, e aceita pela justiça em Pernambuco, é baseada na decisão de 2008, que não autorizou a continuidade do curso de medicina na FAMEG, por não ter a autorização do MEC, órgão competente. Somente o CEE, Conselho Estadual de Educação, não seria suficiente devido a LDB. Várias instituições no Brasil, segundo Dr. Fábio, passaram por este problema, porém somente a FAMEG teve este problema devido à cobrança exaustiva do órgão representativo da classe médica.

O representante do ITPAC, lembrou que a instituição em Garanhuns está capacitada e tem todos os requisitos para prestar uma boa formação aos jovens, mais que muitas outras faculdades que não têm esta infra-estrutura, verificada até por representantes do próprio MEC.
Voltando à liminar que cancelou o vestibular agora, ela está baseada na decisão de 2008. Porém, agora, em 09 de agosto de 2011, o próprio Ministério da Educação, no Edital Nº 1, publicado no Diário Oficial da União em 12 de agosto, permite o REGIME DE MIGRAÇÃO DE SISTEMAS DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADAS. Era o que faltava para o pleno funcionamento da FAMEG, pois assim se federalizam as autorizações dos Conselhos Estaduais. Nesta condição estão dezenas de outras instituições de ensino superior. É como se fosse automático.
A justiça concedeu a presente liminar, porém não consultou esta nova determinação, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, órgão do MEC competente para reger o ensino superior no país, cujo teor é a argumentação da liminar do ITPAC em Brasília.

Por isto, a direção da FAMEG e seus funcionários continuam esperançosos e otimistas de poderem dar continuidade ao processo seletivo, respeitando toda e qualquer decisão do judiciário. Assim, estão de prontidão caso saia a liminar a qualquer instante e haja tempo hábil para a realização do vestibular. O prazo que trabalham é este sábado até o meio-dia, caso não aconteça, e seja autorizada a realização, o novo vestibular poderá ser remarcado para o outro domingo, dia 25 de setembro.

Ao final da conversa, Fábio Andrada disse precisar contar com os representantes políticos e a sociedade garanhuense, pois precisam fortalecer a instituição, principalmente neste momento, e se possível em Brasília, onde tudo vai acabar se resolvendo. Portanto, seria muito valiosa a participação dos representantes federais da região.

Agora está nas mãos do próprio MEC em reconhecer, em simples ofício, esta migração mencionada em seu próprio edital.

Abaixo o link para o edital do MEC. Observem os pontos 1.1 e depois o 2.2.1

.
Estaremos a qualquer momento informando sobre a liminar que tramita em Brasília e que pode autorizar a realização do vestibular da FAMEG

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.