quinta-feira, 22 de setembro de 2011

INSS de Garanhuns consegue recuperar milhões de reais

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Garanhuns recuperou entre janeiro e agosto deste ano mais de 300 mil reais referentes a devolução de valores pagos indevidamente após o óbito de beneficiários. Acrescido ao ano passado, quando em outubro foram iniciadas as cobranças, mais de R$ 700 mil foram devolvidos ao INSS.

Os valores cobrados já ultrapassam R$ 4,4 milhões - neste total estão incluídos os que se encontram em processo de cobrança e os que já foram ressarcidos.

De acordo com o gerente executivo, Francisco Alencar (foto), "o INSS Garanhuns vem aperfeiçoando as ações de combate a fraudes, seja através da equipe de monitoramento ou de ações da APE (Serviço de Inteligência) em parceria com a Polícia Federal. Exemplos dessa parceria são as operações Pucumã, Papangu e Padrasto". Além de trabalhar no processo de identificação das fraudes, o instituto vem conseguindo reverter os valores que foram pagos indevidamente.

Em todo o país, já foram devolvidos 13,5 milhões somente este ano.

ORIENTAÇÃO - Após a morte do beneficiário, a família deve comunicar o óbito imediatamente ao INSS levando à agência uma cópia do atestado e o número do benefício para efetuar o encerramento. As pessoas que sacam o benefício após o óbito do segurado podem ser indiciadas por falsidade ideológica, estelionato e falsificação de documentos. Além de responder criminalmente, essas pessoas têm o nome inscrito no cadastro de dívida ativa e de devedores.
.
foto: blog do Programa Combate

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.