terça-feira, 6 de setembro de 2011

Universidade Federal Rural completa seis anos em Garanhuns

Tá no site da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
.
A Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG/UFRPE) completou, na última segunda-feira (5/9), seis anos de funcionamento. Primeiro campus do programa de Expansão e Interiorização das Instituições Federais de Ensino Superior do Governo Federal, a UAG merece, no mínimo, respeito.

Respeito da UFRPE, por acolher os filhos da terra, que antes precisavam se deslocar à capital para disputar vaga. Respeito do município, por contar hoje com um centro de produção de conhecimento e multiplicação de saberes e projetos de desenvolvimento regional. Respeito do Brasil, que, após assistir ao sucateamento das universidades públicas, na era anterior, viu a educação superior começar a ser democratizada e sair do sonho do jovem do interior para uma realidade muito mais digna.

O hoje professor Rodrigo Silva Lima cursou a primeira turma de graduação de Zootecnia e mestrado na UAG e afirma que deve sua prosperidade à Instituição. "Sou de Jucati, próximo a Garanhuns, e jamais teria condições de estudar no Recife. As dificuldades existiram, por estar em fase de implantação, mas nunca faltaram boa-vontade e qualificação para termos formação da mais alta qualidade", ressalta. Segundo Rodrigo, mais de 80% da sua turma estão seguindo a carreira acadêmica ou empregados. "Fizemos aulas práticas no Recife e em outras instituições, com apoio dos gestores, e, se não fosse a qualidade desse aprendizado não teríamos tantas conquistas nacionais", completa.

Após investimentos da ordem de R$ 15 milhões em obras – distribuídos até este ano, tendo em vista que os recursos foram liberados aos poucos – a UAG conta com sete cursos de graduação e três de pós-graduação stricto sensu, além de relevantes iniciativas de ensino, pesquisa e extensão. A unidade possui infraestrutura que inclui laboratório de pesquisa, laboratórios de graduação, Hospital Veterinário, três prédios de salas de aula, sala para docentes, prédio administrativo, cantina, entre outros espaços. Estão em construção atualmente o bloco administrativo, o bloco de salas de aula 3, o bloco de professores, a área de vivência e serviços de pavimentação e drenagem. As obras da guarita, da necropsia e do reservatório de água estão para começar. Todas já foram licitadas.

O reitor da UFRPE, Valmar Corrêa de Andrade, ressalta a transformação significativa pela qual o Interior brasileiro vem passando após o programa de expansões universitárias. Com o deslocamento de representantes de uma parcela científica e intelectual da população para municípios mais afastados da capital, afirma o reitor, os jovens têm mais expectativas e não precisam mais abandonar suas cidades em busca do sonho do diploma. “Com a universidade pública no município interiorano, jovens em busca de formação profissional e professores em expansão da carreira científica passaram a constituir, em municípios menos favorecidos economicamente, nova geração detentora de mão-de-obra qualificada e conhecimento científico. Pernambuco foi o primeiro Estado brasileiro a ser contemplado pelo projeto de interiorização do ensino superior e comemoramos agora os frutos dessa importante iniciativa”, pondera.

E, para homenagear a UAG no seu aniversário, nada melhor do que uma breve respectiva de boas notícias que foram veiculadas em sites, jornais e demais meios de comunicação de Pernambuco e do país.

- Defendida primeira dissertação de Pós-Graduação da primeira Expansão Universitária do Brasil (25 de agosto de 2011)

- Alunos de Ciências da Computação estão em primeiro lugar na Maratona de Computação. (01 de Setembro de 2011 )

- Aluno da UAG aprovado em programa de Pós Graduação da USP (09 de junho de 2011)

- Estudante de Unidade Acadêmica da UFRPE é premiada em evento nacional (10 de dezembro de 2010)

- Recém-Formados da UAG obtêm destaque em cenário nacional (26 de novembro de 2010)

- Unidade Acadêmica da UFRPE é selecionada em Programa Nacional de Pós-Doutorado (14 de outubro de 2010)

- Estudante da UAG é destaque em evento nacional (28 de setembro de 2010)

- UFRPE inaugura duas Residências Universitárias em Garanhuns (09 de junho de 2010)

- Pesquisadores da UAG têm projeto aprovado em edital do MDA no valor de R$ 1 mi (25 de maio de 2010)

- UFRPE: 1º, 2º e 3º lugares são do Interior (06 de fevereiro de 2010)

- UFRPE em Garanhuns forma 1ª turma do Programa de Interiorização do país (27 de agosto de 2009)

Agora comigo: As recentes manifestações de estudantes, servidores e professores da UFRPE/UAG são necessárias e lícitas, para que possamos perceber a falta de estrutura que a instituição precisa para seu perfeito funcionamento.
Porém, não podemos perder de vista a importância fundamental para a educação no interior de Pernambuco da instalação da UFRPE em nossa região, e o salto de desenvolvimento, inovação e oportunidades que estão sendo oferecidas.
Muitas vezes algumas pessoas confundem a crítica deixando parecer que preferia que não tivéssemos recebido a Universidade Federal, e não é isso. O que se pede é que se ofereça o melhor para a excelência da formação dos jovens.
Creio que algumas pessoas aproveitam a situação para versejar politicamente, e a questão não é essa, Garanhuns se orgulha de ser um Campus da Rural, e o resultado desta vinda da instituição para nossa cidade a gente já percebe pelo noticiário, pelo cotidiano e sabemos que ainda temos muito o que ganhar em prestígio e desenvolvimento por ser sede de tão importante instituição de ensino.
A crítica quanto a atual infra-estrutura deve ser pontual mas não pode desfazer o mérito da instalação da UFRPE em Garanhuns.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.