quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Alunos da Rede Municipal vivenciam Semana de Ciência Tecnologia e Inovação


A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Educação, promoveu no período de 17 a 21 de outubro, a primeira Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCT&I). A temática do evento foi “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”, a mesma abordada na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Uma das principais atividades da SMCT&I foi o Concurso de Vídeo em Celular com o tema “Um minuto para salvar o mundo”. Os alunos tiveram que gravar um vídeo através da câmara do celular, com duração máxima de um minuto, representando seu olhar sobre o tema do concurso. Os vídeos foram analisados por uma comissão avaliadora que observou critérios como a objetividade, originalidade, criatividade, organização, o ineditismo, e a conclusão da idéia. Os cinco melhores vídeos foram postados no site: www.youtube.com.br para o público ter acesso as produções dos estudantes. Os três mais acessados foram premiados. O resultado final, divulgado na última sexta-feira, dia 21 de outubro, contemplou os três primeiros lugares com um celular para cada equipe e para cada professor orientador.

Em primeiro lugar ganhou o vídeo "A poluição dos rios", produzido por alunos da 7ª série/8º ano da Escola Municipal Governador Miguel Arraes de Alencar, que obteve 318 visualizações. Em segundo ficou o vídeo "SOS Planeta" criado pelos estudantes da 6ª série/7º ano da Escola Municipal Governador Miguel Arraes de Alencar, com 303 visualizações. Em terceiro lugar ficou com o vídeo "Repensando, recusando, reduzindo e reciclando" desenvolvido pelos alunos da 4ª fase do EJA da Escola Municipal Silvino Almeida de Oliveira, que alcançou 301 visualizações.

Participaram da realização, alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino, cursando os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e alunos das turmas da modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos – da terceira e quarta fases.

A SMCT&I também reservou outras atividades como palestras, mesa redonda, estudo de campo sobre as voçorocas de Garanhuns com um especialista da área, e diversas modalidades de oficinas pedagógicas. A intenção foi mobilizar a população, especialmente crianças e jovens, em torno de temas voltados a ciência e tecnologia, despertando neles a curiosidade e o gosto pelo aprendizado da ciência. As atividades foram desenvolvidas pela Secretaria de Educação do município junto ao grupo de Articulação da SMCT&I, formado por representantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/ UAG), Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) e do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

De acordo com o secretário de Educação, Marcelo Moura, o evento será realizado anualmente, baseado na Lei Municipal nº 3.521/2007. O objetivo é proporcionar aos alunos, professores e interessados por esse campo, a ampliação do conhecimento científico.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.