quinta-feira, 13 de outubro de 2011

BOA NOTÍCIA - Garanhuns recebe o Projeto Recicla Pernambuco


Garanhuns será o primeiro município a participar do Projeto Recicla Pernambuco. A iniciativa do Governo do Estado, que será implantada em Garanhuns com o apoio da Prefeitura, busca fazer com que o destino certo do lixo melhore a vida dos catadores e também do meio ambiente.

O objetivo é fomentar a coleta seletiva de resíduos sólidos e estimular a redução, reutilização e reciclagem desses resíduos, por meio de ações de inclusão sócio-econômica dos catadores de materiais recicláveis, de forma a melhorar também, a qualidade do serviço de limpeza urbana no município. As ações estão embasadas na atual Política Nacional de Resíduos Sólidos.

De acordo com o coordenador da Unidade de Gerenciamento do projeto Recicla Pernambuco, Bertrand Sampaio, o Projeto Recicla Pernambuco, em Garanhuns, promoverá o fortalecimento e o desenvolvimento integrado da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (ASNOV). “Serão trabalhadas ações de recuperação da ASNOV e fortalecimento do programa de coleta seletiva, porta a porta, e um programa de educação ambiental. Também vamos adquirir maquinário, fardamento, equipamento de proteção individual, um caminhão baú e carroças para a associação começar os trabalhos num prazo de três meses”, explicou.

A primeira reunião para o planejamento das ações em Garanhuns foi realizada na ultima quinta-feira, dia 6 de outubro. Na oportunidade foi definido que as atividades terão início na Vila do Quartel e Lacerdópolis, com uma campanha de incentivo a coleta seletiva.

Para que seja viabilizado, além da Prefeitura, o projeto conta ainda com a parceria de instituições como:
Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP),
Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco,
ONG Eco Nordeste,
Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA),
Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA),
Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, e Desenvolvimento Econômico,
Petroquímica Suape,
Banco do Brasil e
Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).

“Além da população de Garanhuns que deve separar seu lixo (papel, vidro, plástico, metal, entre outros) para doar aos catadores. Tudo isso tem valor fundamental para a ASNOV e, além disso, vai melhorar a qualidade de vida do município”, conclui, Bertrand Sampaio.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.