domingo, 2 de outubro de 2011

Paz e Saúde - Por dra. Marta Almeida

Paz é igual à saúde.

É incrível como o ser humano vive em busca dessa tão famosa paz – saúde. Uma não existe sem a outra e são justamente nossas atitudes que as atraem.

Saúde nem sempre é sinônimo de ausência de doença. É um estado muito superior que engloba o bem estar em todos os aspectos da vida – físico, psicológico, social, sexual, etc... Todo ser humano tem a capacidade de encontrar dentro de si o poder de mudar sua história, desenvolvendo realidades de fortalecimento interior.

Ao reconhecermos que somos parte de um todo “biopsicosial” e esperitual, ficamos mais perto do ideal de saúde e da felicidade que almejamos. Só quem tem paz é saudável e feliz? Quem é feliz respeita a si e conseqüentemente respeitará os outros.

Mas o quanto ser feliz e saudável incomoda as pessoas a nossa volta! Não é mesmo? Pois despertamos um sentimento chamado inveja. Inveja é querer ser ou ter o que outro tem.
Na sociedade atual o valor das pessoas está nos objetos que ela possui, isto faz com que estejamos rodeados de sentimentos pesados, que impedem a própria pessoa de ser alguém melhor. Mas como tudo na vida leva a saídas, ainda bem!

Aproveite seu tempo para firmar compromissos consigo mesmo, descobrindo em você todos os dias algo bom. Não deixe os “invejosos” lhes empurrarem no desfiladeiro, tenha a intenção de paz em cada ato; se relacione com o outro respeitosamente, independente de sua classe social, cor ou opção sexual, e também com relação a si mesmo.

Pense paz! Nada existe que não tenha sido pensado em algum momento. Os pensamentos são poderosos e se transformam em realidade. Sinta paz, compaixão, compreensão e amor, estes sentimentos geram paz e fortalecem o sistema imunológico.
Fale paz! Escolha as palavras para pronunciá-las, elas são como ferro em brasa, deixam marcas irreparáveis.
Aja paz! Pensamentos e palavras precisam ser acompanhados de ação-atitude, desta forma podemos tudo, até mudar o mundo. “Somos o que pensamos”.

Paz a todos!
.
Marta Almeida é psicanalista. (artigo originalmente publicado no jornal FOLHAVOX)

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.