segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A pesquisa eleitoral em Garanhuns com o novo quadro de pré-candidatos


Neste domingo à noite, vi no blog do jornalista Roberto Almeida, a primeira pesquisa na cidade com a inserção do nome de Antônio João Dourado, portanto, com as pedras que estão atualmente no jogo.

Resultado:
Izaías Régis (PTB) - 25,3%;
Zé da Luz (PHS) - 21,8%;
Aurora Cristina (PSDB) - 10,7%;
Zaqueu Naum (PDT) - 7,7%; 
Dimas Carvalho (PC do B) - 7%;
Ivo Amaral (PMDB) - 5,8%;
Sivaldo Albino (PPS) - 3,9%;
Antônio João Dourado (PSB) - 2,6%;
Rosa Quidute (PT) - 2,3%

Rejeição:
Zé da Luz - 13%; Izaías Régis - 15%; Antônio Dourado - 16,9%.

Dos eleitores, 60% votam no candidato do governador e 75% votam contra o prefeito.

Izaías venceria Antônio João em uma disputa polarizada, impondo-lhe quatro vezes sua votação de diferença.

Nesta nova pesquisa, não creio que tenha alterado muita coisa com relação a pesquisas anteriores. Sabia que tinha uma pesquisa que mostrava Zé da Luz na frente, mas não foi divulgada, ninguém soube ao certo como foi conduzida, os percentuais, etc.

Desta, não discuto os números, creio que é por aí mesmo, mas fiquei surpreso especialmente com Zaqueu Lins, que achei muito, e Sivaldo Albino, que achei pouco, aliás, muito pouco.

Sabemos que Silvino liderava a corrida sucessória em Garanhuns, e sua saída embolou o processo, criando a pluralidade de candidaturas.

Aurora tem 10%, e talvez seja esse o pico que Silvino consiga repassar, pois além de candidata, Aurora é sua esposa. O repasse é total, pois muita gente admite neste voto a volta ao poder do próprio Silvino.

Izaías e Zé da Luz estão na frente, fruto das recentes conquistas. Izaías é o deputado da cidade já há três legislaturas, mas na última campanha foi batido por Zé da Luz em Garanhuns. Que saiu majoritário, contudo, sem o mandato. Portanto, são as duas forças naturais, na falta de Silvino. Porém esses 10% de Silvino pode definir a eleição.

E ainda tem a entrada no processo do maior eleitor do município, Eduardo Campos. Resta saber se o PSB continua com força no nome de Antônio João, imaginando um crescimento gradual até as eleições.

Alexandre Marinho fez uma leitura em que vê o espaço para aparecer um nome novo, pois as candidaturas postas não estão empolgando o eleitorado. Basta ver que o líder das pesquisas tem apenas 1/4 das intenções de voto.

Antônio João foi fortemente rechaçado e tem a maior rejeição, porém o governador tem a força do repasse dos votos, imaginem se ele apoiasse um nome simpático ao meio social e sem rejeição. Por isto, Alexandre pede ao PSB que retorne ao processo discussivo na cidade.

Como Zé da Luz resistiu ao projeto de Antônio João, e seu nome continua no páreo, pode ser que siga com a candidatura até o final, mas ainda é dúvida se ele teria o apoio estatal, pois foi preterido pelo lajedense e na última eleição não teve Eduardo Campos presente em Garanhuns como gostaria.

Neste momento, Izaías comemora a liderança, tênue, mas uma liderança. Porém o quadro mostra também que haverá muito a se conversar. O PSB precisa se ajeitar, mas deve ser importante na eleição.

Vários nomes estão na campanha como prefeituráveis, contudo se fortalecem para disputar uma vaga de vice. 

E o prefeito? Situação difícil, já que liderou o repúdio à imposição, não deve mais ser chamado para conversar. Os nomes de dentro que têm mais força na pesquisa são os vereadores Zaqueu e Dimas, embora muita gente defenda o nome do secretário Júlio César. Os vereadores estão apenas em quarto e quinto lugares.

Luís Carlos precisará compor, e mesmo diante de dificuldades, deve repassar mais de dez mil votos, podendo definir também a eleição se fecha com Izaías ou Zé da Luz.

Porém, o fator novo pode ser importante também para o prefeito. Existem ainda uma série de intervenções públicas na cidade, que podem na reta final melhorar a avaliação popular da administração municipal. Isto sempre acontece.

É apenas uma primeira pesquisa, mas parece ter sido bem aceita por muita gente.

Como Garanhuns não tem segundo turno, se a eleição fosse hoje, Izaías Régis seria o novo prefeito.
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.