quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Professor da UFRPE/UAG fala sobre a Semana de Ciência e Tecnologia e dá sugestões a Garanhuns


Caro Ronaldo,

A Semana de Ciência e Tecnologia foi uma importante ocasião de fazer esse intercâmbio entre a sociedade e as instituições de pesquisa de Garanhuns.

Veja que este ano a semana teve o apoio da prefeitura, o que, infelizmente não aconteceu em semanas anteriores. Observe que estamos fazendo eventos desde de 2006. Mas esse apoio foi fundamental para o sucesso deste ano.

É muito bom sair da universidade e levar ciência às crianças das escolas municipais e à população de uma forma geral. Infelizmente não temos infra-estrutura para fazer isso o ano todo. Mas estamos lutando muito por isso. Queremos muito ter um local aqui na cidade onde quem quiser saber de ciência possa ir lá e satisfazer suas dúvidas, um local onde as crianças possam ser incentivadas a entender e gostar de ciência. Como já existe em tantos outros locais do Brasil e do mundo.

Gostaria de lembrar que a Semana Nacional e agora também Municipal de Ciência e Tecnologia acontece todo ano e deve ser realizada por todos. Seria muito bom que nas próxima edições pudéssemos realmente articular toda a cidade e fazer mais.

E tomando carona no seu post sobre Garanhuns pensando grande, nos meus sonhos, de alguém que não nasceu aqui, mas que aqui veio para desenvolver a cidade e que aqui pretende passar o resto da vida, é que além do turismo, Garanhuns seja conhecida pela ciência. Assim, além de Gramado, Campos do Jordão, e congêneres Garanhuns seja comparada a São Carlos, São Leopoldo, São José dos Campos, que são lembradas por serem cidades de porte médio com pólos de ciência e tecnologia em nível internacional.

Muitos têm falado sobre essa questão de forasteiros, não posso negar que me bate uma certa tristeza quando ouço ou leio esse tom, porque também sou forasteiro. Não nasci aqui, minha família não é daqui, mas estou aqui por escolha própria, e, se em um primeiro momento essa escolha foi feita racionalmente, já que eu e minha esposa privilegiamos a qualidade de vida em primeiro lugar, hoje vejo com muita tranquilidade que foi uma escolha acertada.

Hoje caminhando pela cidade me sinto a vontade, lendo os blogs conheci muito das idiossincrasias locais, as discussões políticas, a realidade que não se revela andando pela cidade mas que a internet nos põe tão próximos.

Sem querer me estender mais, quero pensar uma Garanhuns avançada com qualidade de vida, centro turístico e artístico e um pólo de produção de ciência e tecnologia.

Uma Garanhuns tão diversificada que será difícil compreendê-la, mas que nos trará cada vez mais orgulho de viver aqui.

Alberto Araújo.
.
AGORA COMIGO: Perfeito!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.