domingo, 30 de outubro de 2011

Reportagem sobre o processo eleitoral em Garanhuns, este domingo no JC - O que achei!


Acabo de ler a matéria que a jornalista Bruna Serra produziu esta semana em Garanhuns para o JC deste domingo.

Na verdade, não traz nada novo, pois ela não entra no mérito da questão, e faz bem. Ouviu várias pessoas, entre populares, pessoas da imprensa, instituições e políticos.

Portanto, não fez uma avaliação profunda nem analisou a administração de Lajedo por exemplo. Não citou como estava o PSB antes dessa vinda nem as opções do partido ao nome de Antônio João. Também não ouviu dirigentes partidários estaduais como Armando Monteiro, Humberto Costa, Milton Coelho ou mesmo o governador Eduardo Campos.

Mas a matéria deve repercutir bem, tanto em Garanhuns quanto nos bastidores da política estadual.

A pauta da reportagem talvez tenha sido a união dos políticos de nossa cidade contra o forasteiro.

O que me preocupa é isto, estratégia utilizada por muita gente de colocar todos os políticos de Garanhuns no mesmo saco, culpá-los de tudo, para chegar um salvador da pátria. Sem assim dar oportunidade a novas lideranças, fazendo ressurgir um novo momento com as peças do município que já conhecem nossas dificuldades e poderiam unir a sociedade em torno das soluções. Ou mesmo, que dessa união dos políticos de Garanhuns possa nascer um novo projeto para a cidade.

Porém, pelo que pude entender, de todos os ouvidos e citados na matéria, apenas duas pessoas aprovaram a ideia da vinda de Antônio João. Um deles é o economista Antônio Medeiros, recém filiado ao PSB, aliás, foi um dos que se filiaram nos últimos dias, e a jovem Sara Gueiros, de 18 anos, em rápida investida da jornalista de frente a prefeitura, onde também a professora Bianca Fernandes se posicionou contra a importação da candidatura.

O grupo dos Amigos no Facebook também foi ouvido através de Betinho Cândido, que afirmou que "Os políticos de Garanhuns não estão mostrando serviço. A análise do grupo é de que há um caos instaurado. O que queremos com o grupo é alimentar o debate, sem vinculações políticas".

Entidades como CDL e OAB também se posicionaram contra. Outras instituições têm também manifestado repúdio.

Como a matéria foi produzida durante a semana, não trouxe o fato novo do recuo do PSB estadual em lançar o nome de Antônio João Dourado como pré-candidato do partido. O novo presidente Sileno Guedes, afirmou que a candidatura não está consolidada e que os nomes serão discutidos mais na frente.

Na mesma linha, este blogueiro conversou com uma pessoa influente do partido que resumiu - "Antônio João vem pra ser mais um nome entre os que o partido já dispõe, e no momento oportuno haverá a escolha pelos integrantes".

Aguarda-se do presidente Ivan Rodrigues um depoimento que deve vir nesta linha.

Entretanto, não era isso que estava sendo dito. O próprio Antônio João, na entrevista à Rádio Marano já se afirmou como candidato e viria com a simpatia do governador, aliás, estratégia utilizada também por Zé da Luz em 2008. Porém, este ano teve o diferencial da entrevista de Milton Coelho (até então presidente estadual do PSB) em que lançou o lajedense em uma entrevista também à Marano, fazendo críticas ao prefeito e desmerecendo quadros políticos e sociais da cidade.

Porém Milton Coelho caiu, e o processo da importação da candidatura estagnou.

A desaprovação popular, política e social, bateu na porta do governador reverberada pela imprensa da capital, e Sileno Guedes já se antecipou em dizer que Eduardo não tem nada a ver com o projeto de importação da candidatura. Quando o menino é bonito todo mundo quer ser o pai. Da ideia de trazer Antônio João, começa todo mundo a tirar o corpo, e já jogaram toda a responsabilidade para o próprio prefeito de Lajedo.

Agora, dá-nos a entender que a estratégia mudou e a tentativa será de colocar Antônio João de outra maneira. Já que a imposição foi rechaçada, agora vai pelo caminho da discussão interna partidária, buscando convencer os filiados a erguer nos ombros o prefeito de Lajedo, defendendo sua candidatura, porém depois de toda esta celeuma, Antônio João ficou pesado demais.

A reportagem está muito interessante, imparcial e ocupa uma página do Jornal do Commercio. É importante que todos leiam e possam também a reconhecer a jornalista pelo trabalho de ouvida e escrita deste momento turbulento em Garanhuns.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.