quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Novas considerações sobre a viagem a Gramado e outras cidades da Serra Gaúcha

Como podem ver, as ruas estão sempre limpas, bem cuidadas, e os jardins de casas e estabelecimentos comerciais fazem parecer que estamos em um cenário de filme. Os automóveis passam em velocidade moderada e param quando os pedestres se aproximam das faixas, pois não há semáforos. Praticamente todas as construções buscam uma identidade arquitetônica, que remete à Europa. É forte a presença alemã na região. Em algumas cidades a língua germânica é ensinada nas escolas e as famílias conversam naturalmente em casa.
-x-
Muitos museus jovens atraem todos tipos de públicos. Por exemplo, há o museu do Automóvel, com relíquias antigas. Mas há também o Super Carros, que como o próprio nome diz, tem verdadeiras super máquinas como Porsche, Ferrari e esta Lamborghini, que inclusive pode ser dirigida pelos visitantes pelas ruas de Gramado, num trajeto de até 18km.  Garanhuns tem potencial para explorar a paixão por automóveis antigos. Inúmeros outros prédios abrigam mostras de interessantes: Mini-mundo, fábrica do Papai Noel, Museu de Cera, etc. O turista fica convidado a querer conhecer tudo. Tudo é pago e em todos os lugares têm lojas de souvenirs.
-x-

Esta é uma das entradas da cidade, aliás, o Portal é belíssimo. Em outra entrada também existem a mesma recepção com flores. Em toda a região existem muitas hortências, pois foi uma forma encontrada para embelezar a cidade e proteger as encostas de deslizamentos. Uma solução criativa que deu mais charme ainda a toda a região. Precisamos nos preocupar com todas as entradas de Garanhuns. Atualmente há um privilégio para quem chega da capital. 
Em Porto Alegre já vimos propaganda e stands de Gramado desde o Aeroporto. Precisamos trabalhar com competência a publicidade de nossa cidade nos grandes centros urbanos do Nordeste.
-x-

Flores, flores e mais flores. Por todos os lugares existem flores. Na mesa do restaurante. No jardim do hotel. No parapeito das janelas. Nos vasos aos pés-de-porta. Nas praças.
As flores estão em todo lugar. São relativamente baratas, naturais, dão um charme especial à cidade e cativa o visitante. Ou melhor, acho que o próprio morador da cidade sente orgulho de morar numa cidade bela assim! Não devemos esperar somente por prefeitura ou quem quer que seja, isto faz parte dos costumes locais, e eles são feitos por nós. Minha avó cuidava diariamente de um jardim na frente de sua casa.
-x-

Mais flores. Estas são para embelezar o este post do blog. Em Nova Petrópolis, vizinha de Gramado, tem uma praça chamada de Praça das Flores. Foi reformada recentemente e a placa ainda está lá, algo em torno de R$ 200 mil. É simples, mas deve ter uns 30 tipos de flores em uma área parecida com a Praça da Bandeira. Tem vários bancos para as pessoas sentarem e conversarem. Na cidade (e em toda região) existem muitos carros antigos. Passam por nós dezenas de passats, chevettes, fuscas, belinas, monzas, opalas, etc. Dentro deles jovens. Chamou-me a atenção uma variant branca, todos muito conservados.
-x-
Eis a prefeitura de Nova Petrópolis. Creio que funciona no primeiro andar, acima do Banco do Brasil. Reparem o cenário de limpeza urbana e beleza geral. Sinalização, faixa, meios-fio, etc. Era uma terça-feira, por volta do meio-dia.
-x-

Ah! Esta é boa. Em quase todos os passeios têm fotógrafos. Naturalmente você se sente bem e quer registrar aquela felicidade pro futuro. Pode ser num restaurante, em um parque, num museu, etc. Eles estão sempre lá. Esta foto foi no Parque Estadual da cidade de Canela. Lá, existem várias lojas particulares, inclusive empresas, extraindo da atividade turística seus dividendos. Podemos pensar nisto também para nossos parques. Oferecer serviços e opções aos turistas que hoje visitam o Parque Euclides Dourado e o Pau-Pombo (Ruber Van der Linden) e não encontram este tipo de atividade. Podem ser restaurantes, lojas de souvenirs, passeios ecológicos, etc. Realizados por empresas privadas.
Ei, descobriram quem são os artistas na foto? Nesta casa ambientada nos anos 30, existem vários figurinos de época, e as pessoas pagam para se transformarem nos antigos colonizadores da região. Magia pura! A foto depois passa por um processo de envelhecimento no photoshop e enviada através do site da empresa para as pessoas que contrataram o serviço.
-x-

O charme dos cisnes-pedalinhos! No bucólico parque de Gramado, a atmosfera é só fantasia. Uma grama verdinha convida para a preguiça. Pessoas passeando com animais, outros lendo livros, mais à frente dezenas de pessoas fazendo suas caminhadas.
Uma garrafa de vinho (que vende no restaurante dentro do parque), passeios em carrinhos elétricos pelo parque, e a graça dos pedalinhos no Lago Negro. (Tudo pago, e empresas terceirizadas fazem o serviço).
É a cara do parque Euclides Dourado. Em Gramado, essas atividades visam criar o ambiente perfeito para atrair turistas, e a população ganha com isso.
-x-

Pausa: No meio da viagem, prof. Souza ficou todo se achando quando descobriu a quantidade de companheiros de viagem que já foram seus alunos. Eitaaa! Wilksonita, eu, Mirela, Maria Almeida, José Paulo, Etiane, Pedro Falcão, Everaldo, Déa, Ângela, Eliane e Joana Ferreira. Se fosse procurar direito achava mais. rsrsrs.. Ele merece esse carinho!
-x-

Voltando ao Parque Estadual de Canela. Este rapaz é da empresa que administra este serviço. Primeiro ele fala sobre o parque e a cachoeira que veremos após subir no elevador de 40 metros. Lá de cima se têm uma visão panorâmica, no meio da copa das árvores. Tem também a possibilidade de se ver a cachoeira de um mirante público, mas não é a mesma coisa.
O que poderíamos pensar de atividades em nossos parques?
-x-

Está aí a cachoeira! Vejam o ângulo de visão. Tem também o teleférico que também é pago, mas não fomos até lá. Fica do outro lado do parque. O turismo em toda região é uma atividade compartilhada entre os órgãos públicos e a iniciativa privada. Oferece-se muito ao turista. Pagando ou não!
Porém, também se ver que as agências de turismo, os guias e todo o sistema já está pronto. Funciona como uma máquina. Precisamos criar o nosso sistema, oferecer às grandes empresas de turismo do Nordeste e do país a possibilidade de trabalhar nossa cidade.
-x-

Como disse: Souvenirs como lembraças de viagem. Estas são do observatório ecológico.
-x-
Também no parque: Olha o trenzinho! Parece uma besterinha dar uma volta em uma miniatura de uma maria fumaça. E é! Mas é tão agradável, parece uma brincadeira de criança. Algumas pessoas depois reclamaram do preço, mas ficam aí as boas recordações. Aliás, acho que foi R$ 6,00 por pessoa.
-x-
No final do rápido passeio de trenzinho, pausa para mais uma foto! E olha o nome da cidade bem grande lá atrás, pra depois ninguém esquecer! Esse banquinho tem uma... Ah! vou contar não! No final do passeio ainda tem duas vilas temáticas. Uma italiana e uma alemã. Simples e bonito.
-x-

Fomos a três vinícolas: Garibaldi, Aurora e a Jolimont. Em todas elas tem sempre uma apresentação da fabricação dos vinhos e outros produtos da empresa. Depois seguimos para degustações. Nos casos, os vinhos comprados são entregues por transportadora em nossas residências.
Fico pensando em visitas às nossas fábricas. Alguns bons exemplos: Água Mineral Serra Branca, café Ouro Verde, cachaça Nordestina e Jatobá, que nestes casos poderiam criar salas específicas para recepcionar os turistas e vender produtos com rótulos especiais.
As vinícolas ficam em diferentes municípios. Assim, caso seja viável intergrar a região de Garanhuns, outros municípios poderiam participar, como São Bento do Una e seus laticínios, e Cachoeirinha com os produtos à base de couro. São apenas exemplos.
 -x-

Sabem porque existem muitas flores e rosas ao redor do parreiral? É que as pragas se forem atingir as uvas, atacam primeiro as flores, assim fica mais fácil proteger. Além de dar essa imagem belíssima!
-x-

Aceitam vinho? Nas vinícolas há sempre rápidas aulas sobre os vinhos, e claro muita degustação. Todo mundo acaba aprendendo coisas interessantes. Mas depois de vinho branco, tinto, seco, suave, malbec, sauvignon, e sei lá mais o que, todo mundo fica meio rico, né não?!?! E dá-lhe cartãozinho de crédito! O vinho vem pela transportadora.
-x-

Esta é a Catedral de Pedra de Canela, lembra também a de Gramado. Belíssimas. Encantos para os olhos de Dr. Gerson Carvalho e da profª. Maria Almeida. Visitaram todas que viram pela frente.
O turismo religioso é fortíssimo em nossa região, aliás, temos um potencial ainda em expansão. Mãe-Rainha, Cristo do Magano, Seminário São José, Mosteiro de São Bento, Igrejas belíssimas, etc.
-x- 

Passeios para todas as idades. No Museu de Cera de Gramado, personagens como Avatar e Harry Potter fazem a alegria da criançada.
Perdoem-me ser flagrado tomando sorvete, aliás, dos seis dias de Gramado, quatro deles foram de muito calor. Muito parecido com o atual clima de Garanhuns. O frio e a neblina apareceram em dois dias, com o pacote completo e tudo que tem direito.
-x-

No Museu de Cera de Gramado tem várias salas, todas elas com ambientação diferente. Nesta, o ex-presidente Lula está ao lado de Barack Obama e outros ex-presidentes americanos, numa simulação da Casa Branca. Poxa, até em Gramado tem algo sobre Lula. Aqui estamos perdendo tempo, investimento e visitação turística.
Somos a terra do personagem mais importante da recente história do Brasil, e não estamos sabendo aproveitar.
-x-
Na churrascaria Garfo e Bombacha de Canela pudemos assistir a apresentações culturais folclóricas com música e dança da região, um espetáculo. Ao final, enxerido que sou, ainda subi no palco pra cantar com a banda local, que ensaiou uns xotes e fizemos juntos "Neném Mulher" do Trio Nordestino. Para mim, inesquecível!
-x-


Viagem maravilhosa é aquela que desperta a vontade de voltar. A EliasTur, empresa pela qual fizemos nossa viagem, já está com 28 pacotes vendidos para 2012! Acreditam? Outro grupo já está se preparando para visitar a Argentina. Os pacotes começam a ser vendidos agora, e as pessoas já podem começar a pagar em janeiro. Tem também um belo passeio pelas cidades históricas do interior de Minas Gerais.

Pois é!
.
Este post complementa o anterior, onde dissertamos sobre nossa viagem.
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.