segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Projeto de Garanhuns é reconhecida em prêmio da Unicef

Direto do facebook de Paulo Ferreira.
.





A Associação Meninos de São Pedro, projeto realizado no distrito de São Pedro na cidade de Garanhuns-PE, foi reconhecido como uma das vinte melhores experiências que transformam a realidade de crianças e adolescentes no Nordeste pelo ITAÚ/UNICEF. O prêmio tem como objetivo reconhecer e estimular o trabalho de organizações sem fins lucrativos, que visem à articulação integral de crianças, adolescentes e jovens brasileiros.

Meninos de São Pedro é arte, didática e dialética, que se utiliza da música como meio de construção e transformação do indivíduo. Aliando etnomúsica e metareciclagem, o projeto atua de maneira transversal com ações de meio ambiente, que adéqua instrumentos do ofício, para produzir música: enxadas, enxadecos, tambores d’água, latas de óleo, pedaços de madeira bruta, entre outros objetos do cotidiano desses meninos e meninas do Distrito de São Pedro, Município de Garanhuns, na faixa etária de 06 a 20 anos, oriundos do trabalho infantil no campo. Através da arte, reinventamos os saberes, construímos coisas, cores, formas e inúmeras possibilidades de releitura do mundo, do meio em que vivemos. No processo de arte e educação, o aluno/agente é interlocutor do conhecimento, da alegria, da música dos “ouvidos”, da educação sensorial e de um enorme conjunto de coisas “invisíveis”, essenciais à vida humana, capazes de produzir arte, a serviço de si mesmo e da construção da cidadania.

Nessa 9ª. Edições do prêmio foram inscritos 2.922 projetos em todo o Brasil. Na região Nordeste 589 inscritos, de onde saíram 20 semifinalistas e só quatro foram contemplados com o premio de R$10,000.00. A solenidade de entrega dos certificados dos vinte melhores projetos da regional Nordeste aconteceu na cidade de Fortaleza/CE no último dia 19, no Centro Cultural Dragão do Mar, alem dos Meninos de São Pedro mais duas instituições de Pernambuco: o Centro de Criação Galpão das Artes, de Limoeiro, o Centro Social Tereza Cristina, de Olinda,passam agora a ter o selo da UNICEF.

Rui Aguiar, gestor do UNICEF deu a seguinte declaração sobre os projetos: “O trabalho das ONGs em parceria com as escolas, vai iluminar os novos caminhos da educação brasileira. Se no Brasil alguém quiser saber como fazer educação integral no Brasil, vai ter que conhecer as experiências que estão sendo premiadas hoje”.

Dedico esta conquista ao meu pai Jose Ferreira Filho (Zi Ferreira)
.
Paulo Ferreira

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.