segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Começa a inserção forçada de Antônio João em Garanhuns

Está claro que o elenco do governo estadual já está informado e alertado para a inserção do nome do prefeito de Lajedo, Antônio João Dourado em Garanhuns. O primeiro momento público em que se constatou isto foi na solenidade de reinauguração da V Geres, na última sexta-feira. Praticamente todos os que usaram a palavra fizeram referências ao pré-candidato do partido do governador.
 
O secretário de saúde do estado, Antônio Figueira, com raízes em Garanhuns, antes mesmo das saudações de praxe, fez uma citação do que considera uma boa administração na área de educação em Lajedo, citando várias vezes o prefeito. O interessante é que o elogio foi exclusivo para a educação, e muita gente não entendeu o fato dele ter excluído a gestão da saúde, justamente sua área de atuação.
 
Outra coisa que se observou na solenidade foi a ausência de lideranças políticas e administrativas, sejam públicas ou privadas, de Garanhuns no local, apenas os prefeitos da região, geralmente os mesmos: Eudson Catão, Sandoval Cadengue, Nivaldo Lúcio, entre outros. O ambiente contava com uma plateia formada basicamente por funcionários da saúde lotados na regional e nas cidades que são atendidas pelo órgão público.
 
Representando o município estava o vice-prefeito Almir Penaforte, pois se tratava de uma solenidade de reinauguração de um órgão público, embora algumas pessoas tentassem dar um ar de apoio formal a Antônio João. Aliás, até a reunião da semana passada na casa do ex-prefeito de Capoeiras, Maurílio Rodolfo, o Nenem, foi desmentida como uma reunião de apoio ao candidato. Uma pessoa que participou da reunião informou que na verdade o momento se deu apenas para que o prefeito de Lajedo expressasse suas intenções com Garanhuns. Embora também, tenha se passado a impressão que as pessoas que estiveram por lá já façam parte do grupo de Antônio João.
 
Perguntaram-nos esta semana quem são as lideranças políticas do município que já manifestaram apoio à esta pré-candidatura socialista. De fato, ainda é cedo, pois o grupo está conversando com lideranças do município, mas até Adolfo Lopes, que tem amizade com Antônio João e muita gente acredita que dará seu apoio, ainda não declarou oficialmente se irá se integrar à campanha do amigo.
 
A solenidade de sexta-feira mais uma vez mostrou o racha no PSB de Garanhuns. Existem duas forças, a do PSB local, que concentra as lideranças municipais que estavam trabalhando o partido (e que não esteve presente à solenidade), e o PSB de fora, que tem força junto à executiva estadual e busca inserção em nossa cidade através da candidatura de Antônio João. O primeiro grupo acredita que a coisa ainda não está resolvida e o quadro pode mudar, a segunda já está trabalhando fortemente para atropelar a insatisfação com a força da administração estadual, que está para anunciar novos investimentos na cidade, abrindo ainda mais espaços para Antônio João aparecer em momentos como estes. 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.