sábado, 3 de dezembro de 2011

Simpatizantes de Antônio João vencem a enquete


Eleitores na rua ainda não se vêem de Antônio João Dourado, vamos ver o que diz a pesquisa que Roberto Almeida vai divulgar neste final de semana, feita pelo DataAgreste, do competente Audálio Filho, porém na internet a campanha de Antônio João já tem seus fiéis defensores.

Principalmente nos blogs já existe um grupo de seguidores para comentar a favor do prefeito de Lajedo e para votar a favor do pré-candidato, e isto é natural, é uma forma de aproveitar esta ferramenta para incrementar um nome, criando uma situação favorável. Vários outros políticos de Garanhuns já pegaram carona em nossas enquetes. Acho natural, até com clubes de futebol, todo mundo quer ver o seu na frente e incentiva o voto, pedindo aos amigos para votarem, disparando e-mail ou até dando um jeitinho para votar várias vezes. Por isto não dá pra ter caráter científico.

Contudo, sempre se tira uma interpretação disto, existe encaminhada uma equipe para maximizar o potencial da pré-candidatura nos meios de comunicação. Ou seja, não estão pra brincadeira, estão monitorando tudo que sai, principalmente, nos blogs de Garanhuns e da capital, e qualquer coisa que seja contra ou a favor deverá ser comentada, e no caso de enquetes, vencida!

Vejam a parcial que fizemos aos vinte votos, ou seja, lá no comecinho quando ainda não havia sido divulgada e os votos eram, digamos, mais naturais!

Com relação a Antônio João. Você acha que...

O governador vai pedir a retirada de seu nome, e ele sai do processo em Garanhuns. 2 (10%)
O governador não interfere, mas ele acaba não sendo o candidato do partido. 4 (20%)
É o candidato do governador, mas perde a eleição. 8 (40%)
É o candidato e vence a eleição. 6 (30%)

Agora vamos comparar com o resultado final, depois de 378 votos.

O governador vai pedir a retirada de seu nome, e ele sai do processo em Garanhuns. 21 (5%)
O governador não interfere, mas ele acaba não sendo o candidato do partido. 33 (8%)
É o candidato do governador, mas perde a eleição. 106 (28%)
É o candidato e vence a eleição. 218 (57%)
.
Agora comigo: Fica claro que houve o incremento, natural neste tipo de enquete, e acabou até com poucos votos para ter sido um enquete política, e isto também se explica, caso os votos contrários fossem aumentando, os votos a favor também iriam, deixando sempre uma margem satisfatória. Como não citamos outros nomes, não houve uma maior motivação dos seus opositores de entrar na enquete.

Porém, o que fica de fato, é a questão de que os defensores de Antônio João estão aí pra tentar viabilizar seu nome, não tem sido fácil, e usarão várias estratégias, inclusive vencer enquetes.

Voltando aos primeiros 20 votos, Antônio João tinha 30%, e acho que é este percentual que se baseia a campanha do lajedense, talvez seja o percentual de repasse do governador, e mais, numa campanha pluralizada quem tiver estes mesmos 30% dos votos será o novo prefeito de nossa cidade, pode ser qualquer um.

Para perder com 30% dos votos em Garanhuns, somente em uma campanha polarizada, com dois candidatos fortes que dividam a maioria dos votos.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.