sábado, 24 de dezembro de 2011

Um olhar sobre nossos sentimentos no Natal - Por Dra. Marta Almeida


As luzes de natal, a árvore, a simbologia que está por trás de toda esta arrumação colorida e alegre que é a chegada do mês de dezembro, mês este que para muitas pessoas são apenas cores e músicas, e Papai Noel na janela, mas, é também um momento de reflexão profunda acerca das suas relações, seja consigo ou com o mundo.

Existem neste período as depressões que denominamos sazonais, isto é, depressão que acometem as pessoas em determinados momentos importantes da vida, trata-se da faxina interna carregada de pensamentos de culpa, arrependimentos e também de um momento do qual, terapeuticamente todo psicanalista busca, o conceito Kleiniano de reparação, portanto, nada mais saudável e talvez mais benéfico do que a capacidade de o ser o humano se reparar dos fracassos, erros ou acertos, posto que tudo fazem parte da vida.

Assim, com a proximidade do encerramento do ano, como costumamos chamar de “virada de ano”, vamos estabelecer metas e focar objetivos novos; sempre peço aos meus pacientes para que façam uma lista de “sonhos” para o ano que se inicia, e toda vez que estiverem desmotivados, cerquem-se do oxigênio interno e externo, leiam e se fortaleçam para dá continuidade a essa maravilhosa dádiva que é a vida.

Como diz a música: “viver e não ter a vergonha de ser feliz”, posso garantir aos leitores que felicidade incomoda, mas, deixem de lado os outros e sigam seus objetivos com fé, respeito, esperança que tudo acontecerá.

Quanto às comemorações, que sejam feitas com consciência, sem excessos, para que você fique feliz e faça os que convivem com vocês igualmente felizes.

Desejo a todos votos de um feliz natal e um 2012 repleto de realizações.
.
Dra. Marta Almeida é psicanalista

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.