sábado, 8 de janeiro de 2011

Você sabia? - Histórias interessantes!


1 - Durante a Guerra de Secessão, quando as tropas voltavam para o quartel após uma batalha sem nenhuma baixa, escreviam numa placa imensa: ' O Killed ' ( zero mortos ).. Daí surgiu a expressão ' O.K. '. Para indicar que tudo está bem.

2 - Nos conventos, durante a leitura das Escrituras Sagradas, ao se referir a São José, diziam sempre ' Pater Putativus ', ( ou seja: 'Pai Suposto' ) abreviando em P.P .'. Assim surgiu o hábito, nos países de colonização espanhola, de chamar os 'José' de 'Pepe'.

3 - Cada rei no baralho representa um grande Rei/Imperador da história:
. Espadas: Rei David ( Israel )
. Paus: Alexandre Magno ( Grécia/Macedônia )
. Copas: Carlos Magno ( França )
. Ouros: Júlio César ( Roma )

4 - No Novo Testamento, no livro de São Mateus, está escrito ' é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no Reino dos Céus '... O problema é que São Jerônimo, o tradutor do texto, interpretou a palavra ' kamelos ' como camelo, quando na verdade, em grego, 'kamelos' são as cordas grossas com que se amarram os barcos. A idéia da frase permanece a mesma, mas qual parece mais coerente?

5 - Quando os conquistadores ingleses chegaram a Austrália, se assustaram ao ver uns estranhos animais que davam saltos incríveis. Imediatamente chamaram um nativo ( os aborígenes australianos eram extremamente pacíficos ) e perguntaram qual o nome do bicho. O índio sempre repetia ' Kan Ghu Ru ', e portanto o adaptaram ao inglês, ' kangaroo' ( canguru ).
Depois, os lingüistas determinaram o significado, que era muito claro: os indígenas queriam dizer: 'Não te entendo '.

6 - A parte do México conhecida como Yucatán vem da época da conquista, quando um espanhol perguntou a um indígena como eles chamavam esse lugar, e o índio respondeu ' Yucatán '. Mas o espanhol não sabia que ele estava informando ' Não sou daqui '.

7 - Existe uma rua no Rio de Janeiro, no bairro de São Cristóvão, chamada 'PEDRO IVO'. Quando um grupo de estudantes foi tentar descobrir quem foi esse tal de Pedro Ivo, descobriram que na verdade a rua homenageava D.Pedro I, que quando foi rei de Portugal, foi aclamado como 'Pedro IV' (quarto).
Pois bem, algum dos funcionários da Prefeitura, ao pensar que o nome da rua fora grafado errado, colocou um ' O ' no final do nome. O erro permanece até hoje. Acredite se quiser..

.

A dica veio do Robson Faustino!

A Band vai mostrar a Bulgária e a história da família de Dilma



A partir desta segunda-feira, você está convidado para assistir a Série especial “Bulgária, Terra dos Rousseff”, título da nova série do “Jornal da Band”, às 19h15.

A reportagem vai mostrar as origens da família da presidente Dilma Rousseff, além das belezas e os desafios do antigo país comunista que é considerado o primo-pobre da União Europeia.

Este tipo de trabalho tem dois vieis muito interessantes, uma do ponto de vista histórico, conhecer mais da história da primeira presidente do Brasil, o que deve trazer fatos e lugares que nem ela mesmo deve conhecer. O segundo é justamente este, da pesquisa, do trabalho jornalístico, de ir fazer o contato com a história e mostrar para quem estar do lado de cá do televisor.

Prefeitura de Garanhuns - Saiba todas as medidas de redução de despesas anunciadas


Como diríamos em nossa época de adolescente, vamos esclarecer tim-tim por tim-tim as mudanças na prefeitura.

1. Demissões - Na verdade ninguém foi demitido. A expressão correta seria desligado, ou não tiveram seus vínculos renovados. São os contratados, e foram de todas as secretarias, aliás, os próprios secretários foram ouvidos sobre o assunto e puderam opinar. A ordem é enxugar os quadros para se enquadrar na lei de responsabilidade fiscal e poder oferecer os serviços essenciais à população como saúde e educação com o dinheiro que sobrar. Além da economia dos salários, tem a outra economia, é menos gente pra andar de carro, usar telefonia, energia elétrica, ... ANOTEM: Novos cortes poderão acontecer. Por enquanto foram 100 aqui em Garanhuns, outros municípios fizeram esses cortes antes e em maior número. É claro, também, que existem municípios que nem precisaram, pois já estavam administrando sem esse excesso contigencial.

2. Ouvidoria - Deixa de existir. Rosa Quidute saiu do primeiro escalão, mas não do governo. Terá um cargo de secretária adjunta e responde diretamente ao prefeito, como uma assessoria. As funções de ouvidoria será feita pela Secretaria de Governo, que tem Marcel Nogueira como secretário.

3. Saúde - Não houve modificação. Julio Cesar continua acumulando junto a Assistência Social. Portanto, a quase certa volta de Dr. Dimas Carvalho, vereador, ao posto de secretário, não se consumou.

4. Junção de Cultura e Turismo - Também não houve a definitiva junção. Gabriela continua respondendo pelas duas pastas.

5. Ciência e Tecnologia - A criação dessa secretaria era dada como certa, mas o prefeito achou que seria uma contradição, num momento de enxugar os quadros criar uma nova pasta, com novos quadros, recursos, etc. Não saiu e nem deve sair, aliás, nenhuma outra secretaria deve ser criada ao longo de 2011.

6. Salários - Existe um comprometimento com a folha salarial do município, e a administração sempre alardeia o fato de pagar em dia conforme cronograma pré-estabelecido. As recentes medidas visam não comprometer esta política de pagamentos, visto que vem por aí o aumento do salário mínimo que deve impactar pesadamente a folha, o Plano de Cargos e Carreiras que foi sancionado, onerando ainda mais o município e ainda o reajuste dos salários dos Agentes Comunitários de Saúde. Essas medidas, é bom que se diga, são imprescindíveis para o reconhecimento do funcionalismo público municipal.

7. Novas mudanças podem acontecer, falava-se na saída de alguns nomes do primeiro escalão e junção de secretarias para enxugar a folha. Algumas decisões nesse sentido ainda podem acontecer, tudo vai depender do impacto das recentes medidas.
.

No dia 21 de novembro este blog alertou sobre as demissões que poderiam acontecer em Garanhuns, devido a situação apresentada por municípios da região e até Caruaru. Infelizmente chegou o dia.
Este é o tipo de decisão que deixa muita gente insatisfeita. Quem sai, não sai de bem. Mas para muita gente, as medidas tomadas ainda foram tímidas. Dava pra ter mexido mais, e melhor.

Famosos do cinema mundial escolhem Fernando de Noronha - Gerard Butler e Penélope Cruz


Não é de hoje que o paraiso pernambucano de Fernando de Noronha recebe gente famosa. Os astros da TV brasileira estão sempre por lá, tanto que Luciano Huck montou sua própria pousada, cinco estrelas.

Mas Fernando de Noronha tem entrado também no circuito de férias de grandes estrelas do cinema mundial. No ano passado o casal de atores espanhóis Penélope Cruz e Javier Bardem passarem muitos dias por lá, agora é o Gerard Butler, astro de comédias românticas como "PS. I Love You".

Pois é, quem pode pode!

Há alguns dias, o ator escocês está hospedado um bangalô exclusivo da pousada TribuJu, cuja diária chega a custar R$ 1.770 em alta temporada.
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.