quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Primeiro os projetos, depois os nomes

Existe uma questão latente de pessoas preocupadas com o futuro da nossa cidade e região, que antes de se discutir os nomes para a sucessão municipal, que se possa criar um ambiente de debate sobre as necessidades municipais, para a elaboração de um plano estratégico de desenvolvimento.

Esta vontade vem da análise histórica da falta de um projeto de crescimento inteligente que integre a região e possa servir de base para uma administração, qualquer que seja o prefeito. Um objetivo que nasce da verificação da falta de um planejamento de longo prazo. Um exemplo disso foi dado em dose dupla por Alexandre Marinho, no seu texto publicado do jornal @FOLHAVOX e com o Forum Pró-Garanhuns.

A falta deste projeto maior acaba por impedir em várias áreas a elaboração de novos projetos. Por exemplo, na cultura, se não existe o sentido do que queremos no futuro, não são elaborados projetos que possibilitem a política pública de cultura no município.

Na área de ensino superior, precisamos entender que se trata de um caminho sem volta o fato de nos tornarmos uma cidade universitária, e o que estamos planejando para integrar o restante da cidade a esta nova realidade, pois isto tem impacto na construção civil, na produção cultural, na integração universitária, na administração pública, etc.

São apenas exemplos, e outros poderão ser entendidos e dissecados, como a nova fase da produção agroindustrial, e nosso meio-ambiente, com projetos de crescimento sustentável.

O advogado Ivan Rodrigues, presidente do PSB de Garanhuns, acredita que os partidos também podem elaborar uma pauta de debates, ajudando a criar essa discussão necessária e produtiva, antes mesmo de se falar de nomes para a sucessão municipal.

Aliás (e finalizando), é justamente pela falta de um projeto para a cidade que se dá margem para a criação de candidaturas personalistas, sem o empreendedorismo e a visão estratégica necessária para o cargo. 

O governador Eduardo Campos foi mestre na montagem dessa discussão em nível estadual, quando rodou Pernambuco com sua Agenda 40, ouvindo a população, e claro, fazendo política. Outros exemplos existem aqui mesmo em Garanhuns, e com o mesmo PSB, mas é bom mesmo que nessa nova fase o partido do governador chame a responsabilidade de discutir a cidade.

Outros partidos podem e devem também investir no debate responsável antes das candidaturas postas nas ruas.

Agroindústria de Castanha e Doce de Caju será Inaugurada em Garanhuns


A Agroindústria de Castanha e Doce de Caju, projeto do Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (Prorural), instalado no Distrito de Miracica, a 20 Km de Garanhuns, recebeu no último domingo, 16 de janeiro, a visita de representantes do Banco Mundial (BIRD), Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado, Prorural, Sindicatos e técnicos da Prefeitura de Garanhuns.

O objetivo foi conhecer e apreciar a experiência exitosa desse Projeto de geração de trabalho e renda, que beneficia 76 famílias da Associação Comunitária de Escovão, e que será inaugurado oficialmente no próximo dia 28 de janeiro.

“A comunidade já iniciou os trabalhamos de industrialização de produtos derivados do Caju, como doce em calda e a castanha. Nesse domingo eles tiveram a oportunidade de mostrar sua capacidade, e todos ficaram impressionados com a qualidade dos produtos. Atingiram o padrão correto para consumo e comercialização proposto, e isso nos deixa satisfeitos, pois representa o desenvolvimento da comunidade e do Município”, comemorou o diretor de Indústria e Comércio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns, Paulo Fernando de Lima.
A Agroindústria de Castanha e Doce de Caju é um projeto produtivo de geração de trabalho e renda, resultado de um convênio firmado entre Prorural e a Associação Comunitária de Escovão, com apoio da Prefeitura de Garanhuns. O Projeto, orçado em R$ 191.187,70 é financiado pelo Banco Mundial com contrapartida do Governo do Estado.

A história de São Sebastião

Garanhuns comemora com intensa programação o dia de São Sebastião. No bairro da Boa Vista, os fiéis realizam missas e festividades. Mas, você conhece a história do Santo celebrado neste dia 20 de janeiro? Trazemos pra você.
.

São Sebastião nasceu em Narvonne, França, no final do século III, e desde muito cedo seus pais se mudaram para Milão, onde ele cresceu e foi educado. Seguindo o exemplo materno, desde criança São Sebastião sempre se mostrou forte e piedoso na fé.

Atingindo a idade adulta, alistou-se como militar, nas legiões do Imperador Diocleciano, que até então ignorava o fato de Sebastião ser um cristão de coração. A figura imponente, a prudência e a bravura do jovem militar, tanto agradaram ao Imperador, que este o nomeou comandante de sua guarda pessoal. Nessa destacada posição, Sebastião se tornou o grande benfeitor dos cristãos encarcerados em Roma naquele tempo. Visitava com freqüência as pobres vítimas do ódio pagão, e, com palavras de dádiva, consolava e animava os candidatos ao martírio aqui na terra, que receberiam a coroa de glória no céu.

Enquanto o imperador empreendia a expulsão de todos os cristãos do seu exército, Sebastião foi denunciado por um soldado. Diocleciano sentiu-se traído, e ficou perplexo ao ouvir do próprio Sebastião que era cristão. Tentou, em vão, fazer com que ele renunciasse ao cristianismo, mas Sebastião com firmeza se defendeu, apresentando os motivos que o animava a seguir a fé cristã, e a socorrer os aflitos e perseguidos.

O Imperador, enraivecido ante os sólidos argumentos daquele cristão autêntico e decidido, deu ordem aos seus soldados para que o matassem a flechadas. Tal ordem foi imediatamente cumprida: num descampado, os soldados despiram-no, o amarraram a um tronco de árvore e atiraram nele uma chuva de flechas. Depois o abandonaram para que sangrasse até a morte.

À noite, Irene, mulher do mártir Castulo, foi com algumas amigas ao lugar da execução, para tirar o corpo de Sebastião e dar-lhe sepultura. Com assombro, comprovaram que o mesmo ainda estava vivo. Desamarraram-no, e Irene o escondeu em sua casa, cuidando de suas feridas. Passado um tempo, já restabelecido, São Sebastião quis continuar seu processo de evangelização e, em vez de se esconder, com valentia apresentou-se de novo ao imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusados de inimigos do Estado.

Diocleciano ignorou os pedidos de Sebastião para que deixasse de perseguir os cristãos, e ordenou que ele fosse espancado até a morte, com pauladas e golpes de bolas de chumbo. E, para impedir que o corpo fosse venerado pelos cristãos, jogaram-no no esgoto público de Roma.

Uma piedosa mulher, Santa Luciana, sepultou-o nas catacumbas. Assim aconteceu no ano de 287. Mais tarde, no ano de 680, suas relíquias foram solenemente transportados para uma basílica construída pelo Imperador Constantino, onde se encontram até hoje. Naquela ocasião, uma terrível peste assolava Roma, vitimando muitas pessoas. Entretanto, tal epidemia simplesmente desapareceu a partir do momento da transladação dos restos mortais desse mártir, que passou a ser venerado como o padroeiro contra a peste, fome e guerra.

As cidades de Milão, em 1575 e Lisboa, em 1599, acometidas por pestes epidêmicas, se viram livres desses males, após atos públicos suplicando a intercessão deste grande santo. São Sebastião é também muito venerado em todo o Brasil, onde muitas cidades o tem como padroeiro, entre elas, o Rio de Janeiro .
.

Santa Cruz e Sport - Surpresas no início da temporada.


Quem diria! Santa Cruz líder. Sport mal.

Início de temporada, clubes se ajustando, calor, desentrosamento. Alguma coisa ainda não deu certo no Sport, e em três jogos nesse começo de pernambucano e o time tem uma vitória, um empate e ontem, uma derrota, pra Cabense. E a vitória que conseguiu contra o América, na primeira rodada foi por apenas um a zero. O América jogou todo o segundo tempo com um jogador a menos, fez um gol que o juiz anulou e o gol do Sport saiu de uma falta inexistente. Resultado: O juiz Cláudio Mercante foi pra geladeira. Afastado por tempo indeterminado. O empate do Sport foi contra o Petrolina, lááááá´em Petrolina. Mas o time da casa vencia até os 40 min do segundo tempo, aí o zagueirão fez umgol contra. Portanto a derrota estava amadurecendo. Veio ontem no Cabo de Santo Agostinho.

Já o Santinha. Com menos dinheiro e mais vontade, vem atropelando. Alguns dirão que teve mais tempo pra treinar. É verdade, mas não absoluta! O Santa contratou 17 jogadores, e muitos deles só chegaram quando terminou os campeonatos que disputavam. Ontem fez 3 gols no América, aquele mesmo que deu um sufoco no Sport, em 25 minutos do primeiro tempo, depois relaxou e levou um. Mas éo líder com 100%, ao lado do Porto de Caruaru. 3 Vitórias em 3 Jogos.

Quem diria, Santinha, Quem diria!

Lions se integra a campanha de solidariedade pelo Rio de Janeiro


O DISTRITO LA-3 DO CLUBE LIONS INTERNACIONAL SE ENGAJOU À CAMPANHA PROMOVIDA PELA ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE, COM VISTAS A AJUDAR AS VÍTIMAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

NESTA TERÇA-FEIRA ACONTECEU UMA REUNIÃO COM VÁRIOS SEGMENTOS: EXÉRCITO, POLÍCIA MILITAR, CORPO DE BOMBEIROS, DEFESA CIVIL, PREFEITURA DO RECIFE, GOVERNO DO ESTADO, PODER JUDICIÁRIO, PRESIDIDA PELO ARCEBISPO DOM ANTONIO FERNANDO SABURIDO.

NA OPORTUNIDADE SE DECIDIU QUE, POR CONTA DAS DIFICULDADES EM SE REMETER AJUDA NA FORMA DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS, ROUPAS, MEDICAMENTOS ETC. FOSSE REMETIDA A AJUDA EM DINHEIRO

ATRAVÉS DA CONTA ABAIXO, ABERTA EM NOME DA ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE:

ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE – SOS RIO
BANCO DO BRASIL – AGÊNCIA 3612-9 – CONTA Nº 102011-0

DESSA FORMA, CONCLAMAMOS A TODOS OS COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS, PRESIDENTES DE CLUBES, ASSESSORES E DEMAIS MEMBROS DO LIONS A PARTICIPAREM DESTE ATO DE SOLIDARIEDADE, DEPOSITANDO O VALOR QUE PUDER, MUITO CONTRIBUIRÁ PARA MINORAR O SOFRIMENTO DE TANTAS PESSOAS.
.
Agora comigo: Esta mensagem recebemos do Governador do Lions Distrito LA-3, Severino do Carmo, e repassamos para ampliar o alcance da ajuda às vítimas.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.