GOVERNO DO ESTADO AÇÃO

CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

UNIMED AGRESTE MERIDIONAL

UNOPAR GARANHUNS

CLIQUE NAS IMAGENS E CONFIRA DESTAQUES DO BLOG

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Alguém viu Zé Romão por aí?


O artista popular Zé Romão foi tema de ampla matéria no @FOLHAVOX 3, escrito pela Klébia e Fernanda. Pois bem, agora a Fernanda faz um apelo em seu blog perguntando pelo paradeiro de Zé Romão, que saiu de casa há alguns dias e não está dando notícias. Segundo ela "o problema é que há mais de um mês, Mestre Zé Romão saiu de casa sem dar explicações, sem avisar a ninguém. Algum tempo depois ele foi visto aqui em Garanhuns, mas pediu que não dessem nenhum informação sobre ele! Então galera, por favor, quem tiver alguma notícia entre em contato por favor:

Audicélio - 87- 9907-0135 / email: folcloreverde@yahoo.com.br
Fernanda - 87- 9926-4051/ email: fe_news@hotmail.com

Agradeço qualquer informação!!!!.
.
E nós também!

Post sobre as tanajuras é sucesso na net

Gente,

O post sobre as tanajuras aqui no blog no dia 12 de janeiro, fez um sucesso diferente. Foi republicado na íntegra por vários blogs parceiros de outras regiões, até do Rio Grande do Norte. Legal, né? Acho que é pelo assunto pouco usual. Muitas vezes os assuntos dos blogs vão ficando meio igualzinhos, aí vem uma postagem totalmente diferente dessa e distrai a galera. Uns deram o crédito do texto, outros só transcreveram e não citaram a fonte. Acho injusto, mas deixa pra lá. Vamos republicar nosso  post sobre esse tira-gosto esquisito e apetitoso. Mas, mais uma vez a gente se surpreende com a força multiplicadora dos blogs.
.


Em janeiro aumenta a oferta de tiragostos regionais, dentre eles, principalmente, o caju, pra tomar uma lapada de cachaça, a sua castanha e a danada da tanajura, aquela formiga voadora, que frita, se transforma em uma das mais tradicionais e caras iguarias da culinária regional. Mas a tanajura é assim, ou você gosta ou detesta, sente nojo, não tem meio termo.

Não existem muitas receitas com tanajura, alguns fazem farinha para acompanhamento, acho um desperdício. No Ceará fazem bolo, colocam como ingrediente de risoto, não sei se é verdade, vi na internet. Mas o melhor mesmo é ela frita na manteiga com sal. E pronto! cerva gelada!

Aliás existem outros tiragostos regionais como o tatu-peba, preá, gia, etc. Geralmente encontrados nas matas da região, que é bom observar se são motivos de preservação do Ibama, pois eram até mais comuns até bem pouco tempo, e agora têm sido mais difíceis de ser encontrados nos bares da região.

Geralmente quando se mostra na TV que em alguns países se come grilos e gafanhotos, o povo daqui sente nojo, e não olha algumas comidas que fazem parte do nosso cardápio, feito tripa, sarapatel, dobradinha, a própria tanajura, gia, etc (rsrsrsrs). São costumes culturais enraizados na população.

E aí? Gosta de tanajura?

Final de Passione registra 55 pontos no Grande Recife


A Novela Passione, alcançou em sua reta final ótimos índices de audiência no Grande Recife.

O esperado capítulo final de Passione, exibido na última sexta (14/jan) bateu recorde de audiência: a novela registrou média de 55 pontos e 82% de participação, com audiência 13 vezes maior que a segunda colocada no horário.

O último capítulo da novela foi visto por mais de 1 milhão e 375 mil telespectadores no Grande Recife.

No sábado (15/01), reprise do capítulo final, Passione registrou média de 35 pontos de audiência e 64% de participação, liderando absoluta no horário de exibição

Fonte: Ibope Media Workstation – Audiência Domiciliar – 15 de janeiro de 2010 - Grande Recife

Na terça-feira (11/jan), Passione bateu recorde de audiência, com média de 52,8 pontos e 80% de participação, no Grande Recife.

Ahhhhhh! A Ana Cecília está assistindo a novela em Portugal, e lá tem uns dias de defasagem. Será que ela já sabe quem é o assassino? kkkk

Danilo Godoy se coloca como opção em Bom Conselho


Acabo de ler uma entrevista no blog do Cláudio André, O Poeta, lá de Bom Conselho, com o jovem Danilo Godoy, empresário, filiado ao PSDB, que teria praticamente a mesma idade de Leonardo Dias, seu amigo eleito deputado estadual, aliás com o seu apoio na Terra do Papacaça, o federal de Danilo foi Sérgio Guerra.

Pois bem, diante do quadro oposionista em Bom Conselho contar com três ex-prefeitos, Gervásio, Daniel Brasileiro e Audálio estarem praticamente fora do páreo, a missão seria unificar o palanque para chegar numa disputa contra a atual prefeita Judith Alapenha em condições de vencer. É fato que a atual administração, mesmo tendo recebido um governo comprometido e complicado, não tem conseguido agradar a população, e a oposição tem sido constante e dura, nem tanto dos políticos com mandato, mas principalmente pela imprensa local, diga-se rádio e blogs (Sempre nós, né não??).

Com este ano para poder estabilizar-se na administração, a prefeita Judith vê o aparecimento de nomes na oposição para a sucessão como Murilo Curvêlo, a vereadora Lea Ramos, Petrúcio Borges e agora, talvez com mais fôlego, o nome de Danilo Godoy. A candidatura já estaria sendo preparada como um nome novo, jovem, dinâmico, bem relacionado, etc.

É bom lembrar que a prefeita conseguiu superar as dificuldades na Câmara de Vereadores, fez com certa facilidade um bom trabalho na eleição para seus candidatos, inclusive Isaltino Nascimento é agora secretário de estado e pode ajudar ainda mais a administração municipal. E mais, Judith tem a prefeitura nas mãos e seria candidata à reeleição, o que dificulta qualquer campanha de oposição. Por outro lado, Os papacaceiros são mordazes com seus administradores municipais, na história recente do município os prefeitos não conseguem se reeleger. Nenhum deles!

A vitória de Judith foi justamente para quebrar a história política bomconselhense, as amarras com o passado, sob vários pontos de vista, inclusive o fato de ser mulher. O nome de Danilo Godoy utilizará da mesma estratégia, porém utilizando o fato de ser jovem, administrador e aliado de gente importante, porém estará no palanque distante de Eduardo Campos, o que pode pesar contra. Mas se Leonardo Dias e seu pai, Romário Dias, conseguirem anular o fator partidário na eleição, e ela ficar apenas nos limites do município, pode ser que de fato Danilo se torne a ameaça à reeleição de Judith Alapenha. Outros nomes ainda buscam legitimar suas candidaturas, e só o tempo e as costuras políticas daqui pra frente esclarecerão o futuro eleitoral da simpática cidade de Bom Conselho.

O link para a entrevista no blog do Cláudio é...

Garanhuns terá CINE TEATRO no Centro Cultural, uma espécie de Cinema do Parque


A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, dará início às atividades do projeto Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura, em Garanhuns. A partir do próximo dia 10 de fevereiro, todas as quintas-feiras, às 19 horas, a população poderá prestigiar sessões de cinema gratuitamente. As exibições acontecerão no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, com destaque para obras cinematográficas nacionais.

O Espaço, batizado de Cine Teatro – Já que as exibições acontecerão na sala do Teatro Luiz Souto Dourado -, tem capacidade para receber 600 expectadores sentados. De acordo com a secretária de Turismo e Cultura de Garanhuns, Gabriela Valença, a intenção é que antes de cada sessão seja realizado um debate de 15 minutos, com discussões sobre o assunto contextualizado em cada mostra. O objetivo é refletir sobre o conteúdo de cada filme.

Para que o Projeto se tornasse realidade, o Ministério da Cultura disponibilizou equipamento audiovisual de projeção digital e obras brasileiras do catálogo da Programadora Brasil, também do Governo Federal. Além disso, dois profissionais da Prefeitura foram capacitados para coordenação dos trabalhos, manuseio e manutenção do equipamento.

A exibição do filme “Lula, o Filho do Brasil”, marcará o lançamento do Cine Mais Cultura em Garanhuns. Filmes como: Tropa de Elite 1 e Central do Brasil, entre outros, figurarão no Cine Teatro Garanhuns.
.
Agora comigo: Esta iniciativa é grandiosa sobre todos os aspectos. Cria público, gera um debate sobre os filmes, e consequentemente, cultural. O fato de ser gratuito pode trazer um novo espectador para a sétima arte.

Também é turístico, pois cria uma agenda, pode ser divulgado em todos os hotéis como uma opção cultural que alimente a permanência do visitante em nossa cidade. Pode também a curto prazo incentivar a produção de curtas-metragens em Garanhuns, como já existe um movimentação com vários profissionais e amadores produzindo seus filmes, inclusive o Instituto Presbiteriano de Heliópolis já realizou com muito sucesso dois festivais estudantis.

Além disso, a programação e o horário tira as pessoas de casa, e depois podem circular na cidade gerando dividendos em bares e restaurantes.

De fato, uma graaande iniciativa de sucesso.

Durante um período que passei no Recife fazendo um tratamento de saúde, virei figurinha carimbada do Cinema do Parque. Adorava o passeio, os encontros com os amigos, os filmes, alguns até que já tinham passado na rede comercial, mas que passava ali por um valor simbólico para manutenção do cinema, talvez até se possa pensar nisso aqui.

Fiquei muito motivado quando soube da novidade aqui em Garanhuns e se a secretária Gabriela Valença e a Milena, turismóloga, que trabalha com ela, me permite, pude sugerir o nome, CINE THEATRO, aproveitando a magia do Teatro Luis Souto Dourado. Parece-me que foi acatada a simples sugestão.

Não podemos viver somente de festivais, precisamos de uma movimentação cultural cotidiana, e o Cine Teatro vem fazer parte com elegência da nossa agenda. O Festival, qualquer ele, é interessante, mas gera uma movimentação concentrada durante alguns dias, e depois vem centenas de dias sem novas atrações.

Parabéns ao realizadores!

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.