terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Programação completa da FECAJU em Miracica


No período de 28 a 30 de janeiro, o distrito de Miracica, distante 20 km do centro de Garanhuns, será palco da Festa do Caju (FECAJU). O Evento que já acontece há nove anos contará com muito caju e produtos manufaturados a partir da fruta para comercialização, além de uma vasta programação festiva.

Nos três dias de festa acontecem apresentações artísticas e musicais com violeiros, peças teatrais, dança, declamações, concurso da Rainha do Caju, cavalgada, Trilha de motos, inaugurações e shows com Edson Play e Banda; Os Playboizinhos de Maceió; Banda na Muvuca; Evaristo Vegas e Banda e Forrozão Perfil. A celebração da Santa Missa na Igreja de São José marca o encerramento da festa.

De acordo com o diretor de Indústria e Comércio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns,possibilitando a expansos na Comunidade, a estimativa de vendas cresce Paulo Fernando, o popular Paulo da Muchila, a expectativa é atingir um público de até 10 mil pessoas, já que na oportunidade será inaugurada a Agroindústria de Castanha e Doce de Caju, e ainda haverá a apresentação do programa itinerante Radiola de Ficha, que tem conquistado grande público por onde passa. “O sucesso da FECAJU já nos propiciou realizar o zoneamento do Caju nessa região, o que favoreceu o acesso a linhas de crédito junto às agências do Banco do Brasil e do Nordeste, possibilitando a expansão do cultivo e consequentemente a comercialização dos produtos”, comemora.

Realizada pela Federação das Associações Comunitárias do Distrito de Miracica (FADIMI), a festa conta com o apoio da Prefeitura de Garanhuns e promete movimentar as 16 Associações Rurais que compõem a Federação e toda a comunidade adjacente ao distrito de Miracica.

= CONFIRA A PROGRAMAÇÃO =

SEXTA-FEIRA - DIA 28

15h – Dança típica com os alunos do PETI de Miracica;
15h30min – Peça Teatral “Meu pequeno Cajueiro”, realizado pelos alunos da Comunidade;
16h – Inauguração da Agroindústria do Caju;
19h – Concurso da Rainha do Caju;
20h – Apresentações dos Violeiros Hipólito Moura e Severino Feitosa – na seqüência, declamação com Sandoval Ferreira;
21h30min – Edson Play e Banda; e
22h30min – Os Playboizinhos de Maceió.

SÁBADO - DIA 29

11h – Programa Radiola de Ficha com Marcos Cardoso;
19h – Banda Poder de Deus da Comunidade de Miracica;
20h – Banda na Muvuca;
21h – Evaristo Vegas e Banda; e
23h – Forrozão Perfil.

DOMINGO - DIA 30

8h30min – Concentração da Cavalgada na Associação União e Força do Sítio Muchila; e Concentração da Trilha com Motociclistas em frente a Fábrica do Caju, que fará um trajeto de 75 km ;
15h – Celebração da Santa Missa na Igreja de São José em Miracica.

Garanhuns Jazz Festival 2011


A Suíça Pernambucana se prepara pelo quarto ano consecutivo para realizar o Garanhuns Jazz Festival. Como nos anos anteriores, o Evento acontece no período de Carnaval, entre os dias 5 a 7 de março, na Esplanada Guadalajara. Na programação, nomes de destaque do jazz e blues nacional e internacional, com uma novidade, este ano a programação contempla também o público infantil. Durante o dia haverá apresentações nos parques e as famosas jam sessions.

Segundo o curador do Evento, o músico Giovanni Papaléo, a meta é realizar o maior festival de todos os tempos. “Estamos chegando à quarta edição como um dos grandes eventos de jazz e blues do País, mas este ano queremos realizar o maior e o melhor festival”, disse o empolgado Papaléo, que também é músico da Uptown Band, a banda de blues mais antiga do Estado. “A estrutura será ampliada e teremos oficinas e workshops com as principais estrelas do evento. Vamos fazer um festival inesquecível e que faça justiça ao prêmio que adquirimos no ano passado (Mestre Salustiano) como melhor evento de 2009”, disse Papaléo.

Alguns nomes que já estão na programação do Garanhuns Jazz Festival, são o do norte-americano Kenny Brown e também Tony Gordon. Além disso, Andreas Kisser (ex-Sepultura), André Matos (ex-Angra, Viper, Shaman) e Jorge Israel, do grupo Kid Abelha também já confirmaram presença.

Os artistas locais também têm espaço garantido. A Uptown Band e a The Bluz, estão confirmadas e além de apresentações individuais, deverão acompanhar alguns dos artistas nacionais e internacionais que estiverem em Garanhuns.

PSB promove reunião e debate

Marlos Duarte nos convida a participar da reunião do PSB que acontecerá no próximo sábado em Garanhuns. Aliás, recebemos o convite também do presidente da legenda, Ivan Rodrigues. Porém não se trata de uma simples reunião partidária, e daí vem a razão, o partido do governador quer inaugurar uma fase de debates sobre temas relevantes para a cidade e região. 

O interessante é justamente causar o diálogo, empreender ideias, como buscamos fazer por aqui no blog, bem ou mal, instalando a necessidade de se buscar alternativas e entender que precisamos de projetos e planejamento para o desenvolvimento do Agreste Meridional. Aliás, esse tema tem sido também o mote do Forum Pró-Garanhuns, que deve retornar em breve, e que tem Alexandre Marinho como um dos realizadores, mas sendo apartidário, tem recebido incentivos dos mais diversos setores da nossa sociedade. Aliás, o próprio Alexandre utilizou seu blog para tecer elogios à figura de Ivan. Já no blog de Roberto foi colocado o nome do socialista como provável candidato, alternativa logo rechaçada pelo próprio Ivan Rodrigues.

O pai de Zé Ivan, figura que tá fazendo uma falta danada na vida garanhuense, é hoje o principal interlocutor de nossa região junto ao governador Eduardo Campos, e sabe que precisa fazer Garanhuns aproveitar as oportunidades que estão sendo dadas, o homem conhece os atalhos da política pernambucana. Além de um idealista, é um homem íntegro de história ilibada, e aprendi isto com meu avô João Gonçalves, que sedia seu caminhão para os discursos dos seus ídolos políticos como Cristina Tavares, Marcos Freire, José Cardoso e o próprio Ivan Rodrigues.

Creio que vem em uma boa hora essa necessidade de discussão político/administrativa, e espero que outros partidos possam também gerar seus debates, pois enriquecem os programas e as visões que se tem da nossa cidade, eleva-se o nível da campanha que virá e a gente sente as diferenças, para quando chegar as definições dos nomes.  

Acho que Ivan Rodrigues está certo em promover o debate antes de se vincularem os nomes. E isso acontece neste sábado, na Câmara de Vereadores, a partir das 15h.

É bom lembrar que o governador é o presidente nacional do PSB e atualmente é considerado o melhor do país. Seu grande acerto foi implementar uma administração focada em metas e cobrar da sua equipe de forma monitorada, elegendo os grandes desafios como diminuição da violência e crescimento econômico como viés político de um governo que trabalha o social sem desviar a visão desenvolvimentista. Por isso Eduardo tem mais 4 anos de governo em Pernambuco e daqui deve sair para um projeto nacional.

Por isso, por ser o partido do governador, é que é interessante que o PSB instale esse debate em Garanhuns.

Os prefeitos e suas reeleições

Parcial da enquete aos 57 votos.

Quais dos prefeitos abaixo conseguem se reeleger?

Sandoval - Brejão 34 (59%)
Dudu - Capoeiras 30 (52%)
Antonio João - Lajedo 29 (50%)
Zé Teixeira - Paranatama 28 (49%)
Marco Calado - Angelim 26 (45%)
Celina - Jupi 16 (28%)
Júnior Lúcio - Correntes 15 (26%)
Genivaldo - Águas Belas 11 (19%)
Judith - Bom Conselho 8 (14%)

Vote nesta enquete

Idoso não enfrenta fila


Já era comum em instituições de atendimento público, ter uma fila para idosos e gestantes. Porém, era errado. E não eram somentes os bancos, mas qualquer loja ou outro estabelecimento que faça atendimento a usuários, e que estes sejam recepcionados pela ordem de chegada.

O fato é que em algumas situações, os idosos eram levados para um atendimento em fila especial, exclusiva para eles, porém, algumas vezes, esse tratamento acabava por aumentar o tempo de espera, dependendo da quantidade de clientes na danada da fila.

Idoso não deve ter fila especial, deve ser atendido em qualquer fila, quebrando a ordem de chegada e podendo se posicionar na frente de qualquer cidadão que esteja na vez, aliás, grávidas também!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.