domingo, 30 de janeiro de 2011

Cayan Chianca está entre os melhores do país no kart, aliás correu junto a Nelsinho Piquet


Cayan Chianca é um jovem talento de Garanhuns que volta a brilhar nas pistas do automobilismo brasileiro.

Neste final de semana começaram em São Paulo as competições nacionais de kart, e Cayan está participando da categoria graduados, mesmo tendo apenas 14 anos, ou seja, já está entre os melhores pilotos do Brasil.
As provas deste final de semana tiveram justamente Nelsinho Piquet, ex-piloto de Fórmula 1, como vencedor, mas este esteve muitas vezes atrás de Cayan nesta etapa. Nas duas baterias Cayan foi o destaque. Na primeira, em uma corrida de recuperação, havia largado em quarto, caiu pra 15º após se envolver num acidente e ainda assim terminou em 6º. Na segunda bateria, saiu em quarto, ultrapassou todo mundo e liderou praticamente toda a prova, sendo ultrapassado por Nelsinho Piquet a 5 voltas do final, depois de sentir dores no corpo.

Cayan ficou na classificação final em 4º lugar. O pódio foi completado por André Nicastro, que é tetracampeão brasileiro de kart,  e Sérgio Jimenez, Hexacampeão.

Portanto Cayan começou bem. Fica aqui a nossa torcida e a do Maurício Tannouri, que nos alertou sobre o importante resultado conquistado pelo nosso ídolo adolescente.
 
Confira como ficou a classificação final do Super Kart Brasil 02 em cada categoria:


- Graduados
1- Nelsinho Piquet, 65 pontos
2- André Nicastro, 61
3- Sérgio Jimenez, 58
4- Cayan Chianca, 46
5- Felipe Fraga, 41
6- Ruben Carrapatoso, 32
7- Victor Caliman, 21
8- João Archer, 19
9- Ricardo Landucci, 17
10- Gustavo Myasava, 12
11- Tuka Rocha, 11
12- Ariel Varella, 6
13- Gabriel Casagrande, 6
14- Matheus Coletta, 4
15- Gustavo Lima, 3
16- Luca Travaglini, 2

Dominguinhos faz cirurgia de emergência após princípio de infarto


O músico garanhuense Dominguinhos teve um princípio de infarto neste sábado (29) e precisou ser submetido a um cateterismo e a uma angioplastia. Os procedimentos foram realizados no Hospital Albert Eintein, em São Paulo, onde o artista encontra-se internado no momento.

Segundo sua ex-esposa, Guadalupe Mendonça, Dominguinhos passou mal no sábado à tarde e foi levado ao hospital, onde foi detectado o princípio de infarto e feita a cirurgia de forma emergencial. Segundo Guadalupe, Dominguinhos já saiu da UTI. Em conversa ao telefone neste domingo (30), o músico pareceu estar bem, informou Guadalupe. "Pelo que ele me falou, em dois dias ele deve ter alta do hospital".
.

Escolas do município recebem novo mobiliário


A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Educação, iniciou, ainda em 2010, a troca gradativa do mobiliário das Escolas que integram a Rede Municipal de Ensino. Foram adquiridos, inicialmente, 10 mil móveis, entre conjunto para professores, mesas infantis, cadeiras frontais e conjuntos para a educação infantil.

Para complementar a troca do mobiliário, foi recentemente adquirida além de novas carteiras escolares, conjunto para professor, quadro branco, estantes em aço e fórmica, conjunto para computadores e conjunto para refeitório, bem como guarda tudo, direcionado para atender a educação infantil. Com essa aquisição, todas as 69 escolas que integram a Rede Municipal de Ensino passarão a contar com um mobiliário totalmente renovado.

O novo mobiliário é fabricado com aplicação de resina plástica de alto impacto, produtos de tecnologia de ponta que atendem as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e garantem durabilidade e resistência, estando, inclusive, adequados a faixa etária dos estudantes.

NOVOS LIVROS E DICIONÁRIOS - A Prefeitura também adquiriu, recentemente, 15 mil dicionários de Língua Portuguesa, que serão distribuídos junto aos estudantes matriculados nas Escolas Municipais. Além destes, também estarão a disposição dos alunos da Rede Municipal de Ensino, exemplares de mini-dicionários de LÍNGUA Inglesa e Espanhola, bem como de novas gramáticas e livros paradidáticos.

Izaías Régis assume a Comissão de Saúde da Assembleia


Fora da Mesa Diretora, onde foi vice-presidente no último período legislativo, Izaías Régis foi conduzido à presidência de saúde da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

O deputado Marcantonio Dourado, também do PTB, será o vice de Guilherme Uchoa que renova na cadeira de presidente. O cobiçado cargo de 1º Secretário será de João Fernando Coutinho do PSB.

Na distribuição das comissões, as duas principais, Constituição e Justiça, e Finanças, ficaram com o PSB, que deve indicar Ramundo Pimentel e Ângelo Ferreira.

Portanto, Izaías Régis, que cresceu sua carreira política com o trabalho na área de sáude com os serviços oferecidos pela ACIG, assume a comissão de Saúde da Assembleia.

Uma discussão maior sobre o comércio


Hoje é domingo, e o comércio está fechado! Claro, normal, mas achamos muito bom quando vamos à Recife e podemos passear no Shopping onde as lojas abrem logo cedo e só fecham às 22h. Esse é o espírito comercial do Shopping, vira uma praça comercial com forte apelo turístico, as pessoas vão pra lá e compram, compram, compram...

Para poder enfrentar esta enorme concorrência, o centro comercial do Recife teve que se reinventar. Hoje existem seguranças particulares nas principais ruas, sistema monitorado de vídeo, calçadões, e principalmente horários elastecidos.

Caruaru tem quebrado todos os paradigmas comerciais. Feriado? Lá quase não se conhece mais, o comércio tem sido aberto em quase todos eles, descobriu-se que não dá pra parar a economia crescente. Principalmente se o feriado é regional ou gera um "imprensado", quando os prejuízos das portas fechadas reverbera para os dias seguintes. Se a legislação autoriza que se funcione, observando as garantias trabalhistas, é permissível então que se negocie as folgas com os comerciários. Mas não concordo se trocar essa folga que seria de um feriado garantido por um dia qualquer, acho que o funcionário teria o direito de escolher o dia que quisesse folgar, podendo assim agendar uma viagem, aproveitar da forma que quisesse. Não dá pra se trabalhar num domingo e a empresa dar uma folga na segunda-feira, é diferente.

Pois bem, sabe-se que o comércio é o maior empregador de Garanhuns, e claro, os comerciantes têm todo o direito de pensar em ter melhores resultados, principalmente nesses meses de janeiro e fevereiro, onde o movimento de vendas é mais fraco. Esse feriado do aniversário de Garanhuns veio como uma flexa para a CDL e os comerciantes em geral, pois segundo eles, fere a constituição, quando se cria o quinto feriado municipal, e no caso como irá acontecer na sexta-feira, acaba por provocar queda de vendas também no sábado.

Já se decidiu que será aberto, e cada comerciante deve negociar as folgas com seus funcionários.É aquele espírito de comércio de Shopping que não deixa a roda gigante parar.

Por outro lado tem o sentido do feriado em se comemorar o aniversário da cidade, melhorando a auto-estima da população. E ainda a luta do sindicato em proteger os direitos dos comerciários, por isso acho que a discussão pode ser ampla e irrestrita, gerando melhorias para todos, pois nesse momento, a impressão que dá, é que todos os envolvidos, sob seus ângulos de visão, estão se sentindo prejudicados.

Por isso é uma discussão complicada, que pode começar se o comércio deve funcionar aos feriados. Existem milhares de categorias que trabalham nesses dias. Médicos e enfermeiros nos hospitais, bombeiros nos postos de gasolinas, policiais e agentes penitenciários, ambulantes, seguranças, industriários, motoristas e cobradores de ônibus, radialistas, jogadores de futebol, artistas, etc. Em alguns setores até aumenta a quantidade de empregos oferecida e o valor médio da remuneração.

Não sei se seria aplicável ao comércio de Garanhuns, mas cabe ao menos começar a pensar no assunto. Quando todo mundo baixa as portas na região, Caruaru agradece!

É bom lembrar que o Shopping vem aí, e lá, não tem feriado e nem domingo.

Mas repito, sempre obedecendo a legislação trabalhista brasileira.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.