GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO
CLIQUE E SAIBA MUITO MAIS

CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

UNOPAR GARANHUNS

UNOPAR GARANHUNS
CLIQUE NA IMAGEM

FORAM DESTAQUES DO BLOG. CLIQUE E CONFIRA!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

CBF divide título do brasileirão de 1987 entre Sport e Flamengo

Direto do Blog do Torcedor.
.

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, anunciou no final da manhã desta segunda-feira que o Flamengo vai dividir com o Sport Recife o título de campeão brasileiro de 1987. O reconhecimento foi feito após reunião realizada na sede da entidade, com a presença da presidente do clube do Rio, Patrícia Amorim.

Com a decisão, o Fla se torna de maneira oficial hexacampeão do Nacional. Agora, o time vai discutir na Justiça o destino da chamada "Taça das Bolinhas", entregue há uma semana para o São Paulo.

O torneio de 87 foi organizado pelo Clube dos 13 e substituiu o Brasileiro daquele ano, ganhando o nome de Copa União. Com o campeonato em curso, a CBF determinou que os vencedores dos módulos verde (Flamengo e Internacional) e amarelo (Sport e Guarani) deveriam se enfrentar. O Sport foi declarado campeão e o Guarani vice porque os integrantes do módulo verde se negaram a jogar o quadrangular.

Como a taça seria de posse do primeiro time pentacampeão brasileiro (ou do que conquistasse três torneios consecutivos), o Flamengo a solicitou ao ganhar em 1992. Devido ao imbróglio, a Caixa não entregou o troféu.

A polêmica se reacendeu em 2007, quando o São Paulo foi campeão pela quinta vez. Desde então, os dois clubes têm disputado o prêmio.

No último dia 14, o time do Morumbi recebeu, enfim, a Taça das Bolinhas. A Caixa Econômica Federal, dona do prêmio, passou a láurea para o presidente do clube, Juvenal Juvêncio, poucas horas após uma liminar que deveria impedir a cerimônia de ser realizada.

Na madrugada do mesmo dia, o Flamengo chegou a obter uma decisão favorável na Justiça do Rio. A liminar, concedida pela juíza Simone Dalila Nacif Lopes, diz que a CBF teria de pagar R$ 500 mil caso a entrega fosse feita.

O parecer criou uma indefinição sobre a realização da festa. O diretor jurídico do São Paulo, Kalil Rocha Abdalla, recebeu três ligações pela manhã, com cancelamentos e confirmações do evento.

Procurada pela Folha, a Caixa informou que realizou a entrega porque não havia sido notificada da liminar e ressaltou não ter mais responsabilidade sobre o troféu.

O São Paulo considerava o assunto encerrado até a nova decisão da CBF. "A taça é nossa, e ninguém mais a tira do Morumbi", afirmou Rocha Abdalla.

NOVO RANKING

Em dezembro, a CBF resolveu unificar os títulos nacionais conquistados entre 1959 e 1970 como os do Brasileiro. A medida tornou Palmeiras e Santos os líderes do ranking, com oito canecos, cada, seguidos por São Paulo e agora o Flamengo, com seis.

Sesi promove encontro em prol da educação no Agreste


Prefeitos de 23 municípios do Agreste Meridional estarão reunidos nesta quarta-feira (23), às 10h, no Hotel Tavares Correia, em Garanhus, em encontro promovido pelo Sesi/PE. Na ocasião, o superintendente da entidade, Ernane Aguiar, apresenta o projeto Alde (Arranjo Local de Desenvolvimento da Educação) e promove palestra com o secretário de Educação de Sobral (CE), Júlio César Costa. O município cearense teve, em 2009, o melhor indíce de desenvolvimento de educação básica (ideb).A pontuação da cidade cearense ficou bem acima do verificado nos 23 municípios, com média de 2,9. A ideia é sensibilizar os prefeitos para conhecerem as políticas públicas do município cearense e replicá-las ou integrá-las a ações já existentes nas escolas do Agreste pernambucano. A programação se estende nos dias 24 e 25 de fevereiro, com capacitação voltada para 46 técnicos de educação dos municípios que compõem o Alde, com tema relacionado ao fortalecimentos dos conselhos escolares, promovido pelo Ministério da Educação (MEC).

Alde - Com iniciativa do Movimento Todos pela Educação, o Alde articula os gestores municipais das políticas educacionais em torno das principais questões que impactam a educação pública. Com ações integradas dos municípios, o projeto foi criado para dar reconhecimento público aos esforços da Região na promoção de uma educação pública de qualidade e ampliar o conhecimento acerca das potencialidades locais – oportunidade de inovação e novos negócios.

Integram o Alde o Serviço Social da Indústria – SESI/PE, Movimento Todos pela Educação, Governo do Estado de Pernambuco (Secretaria Estadual de Educação - SEE-PE), Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional - CODEAM, Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME – PE e os Gestores Municipais e Secretários de Educação dos municípios do Agreste Meridional: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaiba, Jucati, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Saloá, São Bento do Una, São João, Terezinha.

Bota-fora no combate à DENGUE


Com o objetivo de realizar a limpeza de domicílios, como estratégia para diminuição da infestação e controle dos criadouros do Aedes Aegypti, a Prefeitura de Garanhuns dará início no próximo dia 22 de fevereiro, as ações do Programa Bota Fora no Combate a Dengue, em parceria com a Empresa LOCAR, responsável pela coleta de lixo no Município. O Programa pretende recolher lixo e os utensílios domésticos não utilizados, expostos a ação do tempo, se configurado como criadouros do mosquito transmissor da Dengue.

De acordo com o Educador em Saúde da Prefeitura, Eliel Duarte, registros técnicos da Secretaria de Saúde do Município indicam que os criadouros de mosquito, na maioria são encontrados dentro do domicílio, em depósitos destampados e na má conservação dos quintais, com lixo e objetos não utilizados. “O primeiro Levantamento de Índice Rápido, o LIRA, de 2011, realizado em janeiro, detectou um índice de infestação de 6.5% para Garanhuns, o que segundo o Ministério da Saúde é estado de risco de epidemia. Como Garanhuns é pólo regional e tem características turísticas, nós resolvemos intensificar as ações preventivas”, justifica.

O Programa será levado às localidades que apresentam maior índice de infestação predial do mosquito da dengue. Os primeiros beneficiados serão os moradores do bairro José Bernardino Teixeira, a Vila do Quartel, com ações que envolvem escolas, igrejas, associações de moradores e o Posto de Saúde. No local, desde o dia 10 de fevereiro, vem sendo desenvolvidas atividades na Escola Estadual Duque de Caxias na intenção de buscar a mudança de atitude dos alunos tornando-os multiplicadores de informação dentro de casa.

“Nós estamos Intensificando ações de controle da doença e precisamos do apoio da população. No dia do Bota Fora as famílias devem olhar nas suas residências o que é lixo e tudo que não serve mais e que pode servir de criadouro para o mosquito da dengue e colocar para fora, que nós junto com a LOCAR vamos recolher todo o material. A população é fundamental no combate ao mosquito e o trabalho tem que ser permanente”, alerta Eliel Duarte.

O primeiro Levantamento de Índice Rápido (LIRA) deste ano destacou ainda os pontos mais críticos do Município. Confira na tabela:

Localidade / Índice de Infestação

José Bernardino Teixeira (Vila do Quartel) 29%
Heliópolis 17,8%
Boa Vista 12,8%
Magano 11,4%
Francisco Figueira (Cohab 2) 8,7%
Brasília 5,3%
São José 5%
Manoel Chéu 4,1%

De acordo com o cronograma da Secretaria de Saúde, após a Vila do Quartel, a ação segue no dia 23 para o bairro Francisco Figueira (Cohab 2) e no dia 24 de fevereiro a comunidade do Indiano recebe o mutirão. Todos os bairros com altos índices de infestação serão beneficiados. Para reforçar a atenção no combate a doença, a Prefeitura de Garanhuns disponibiliza ainda o Disque Dengue pelo número (87) 3762-7024. O objetivo é atender solicitações de visitas, agendamentos de palestras e prestar esclarecimentos à população referentes à Dengue.

“Este é um período favorável para proliferação do mosquito da dengue. Fenômenos naturais como sol, chuvas repentinas e altas temperaturas causam o acumulo de água, e tudo isso favorece a multiplicação do inseto e a probabilidade de circulação do mosquito. Por isso precisamos estar alertas e vigilantes”, finaliza o Educador em Saúde, Eliel Duarte.

PLANO DE CONTINGÊNCIA – Diante dos últimos números da Dengue em Pernambuco, o Governo do Estado está sugerindo a intensificação de ações de contenção a doença. Para não ficar de fora, a Secretaria de Saúde de Garanhuns está ajustando o Plano Municipal de Contingência da Dengue para 2011. O Documento, que será encaminhado à Secretaria Estadual de Saúde, propõe o uso de telas para a proteção de depósitos abertos em área de risco, limpeza de prédios públicos, capacitação para profissionais de Saúde, entre outras ações.

Fernando Ferro homenageia Garanhuns no plenário da Câmara dos Deputados


Confiram a íntegra do pronunciamento do Deputado Federal Fernando Ferro, em que destaca Garanhuns pela passagem do aniversário do município:
.

Ilmo Sr. Presidente, Senhoras e Senhores presentes a esta sessão, venho aqui registrar uma boa notícia que tem relação direta com os novos rumos que este país tomou nos dois mandatos no Presidente Lula e que agora, tem continuidade com o Governo da Presidenta Dilma Rousseff.

Trata-se da vontade política com que foi impulsionado o desenvolvimento regional, dando destaque para ações que valorizam e geram emprego e renda, como a interiorização dos ensinos técnico e superior e a instalação de indústrias e pólos de produção.

Um exemplo disso, Senhoras e Senhores, está em Pernambuco. Garanhuns, cidade pólo do Agreste Meridional, seguindo a tendência registrada na maioria dos municípios brasileiros, apresentou um aumento considerável no seu PIB. Os números foram divulgados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Em 2004 o PIB da cidade era de R$ 493,2 milhões. Já em 2008, subiu para R$ 831,82 milhões, o que representa cerca de 68% de aumento. Creditamos este avanço a obras estruturantes, à instalação do Pólo Educacional com a expansão dos campus da Universidade Federal e Universidade Federal Rural e mais recentemente com a instalação do curso de medicina da Universidade de Pernambuco.

É importante ressaltar que o investimento em educação impulsiona o setor de prestação de serviços e o comércio, aquecendo a economia local. O PIB de Garanhuns é o segundo do Agreste, ficando atrás apenas de Caruaru, que registra R$ 2,19 bilhões. É importante registrar que as cidades do Agreste Pernambucano representam 12% do PIB DO Estado inteiro.

Tenho orgulho, Senhoras e Senhores, de registrar que o nosso mandato sempre trabalhou para que o desenvolvimento chegasse ao Agreste e ao Sertão pernambucanos. Trabalhamos com afinco para garantir que estes cursos superiores fossem oferecidos para os jovens da região. E vamos continuar este movimento, pelo desenvolvimento regional, trabalhando pela instalação do pólo médico naquela localidade, pelo fomento do turismo e pela construção de um centro de convenções que também irá proporcionar o fluxo do turismo de negócios para a região.

Estas boas notícias chegam quando o município completa 132 anos de emancipação política. Em 04 de fevereiro de 1879 foi sancionada a lei que eleva a vila de Garanhuns à cidade. A vila que originou Garanhuns está relacionada à história de libertação dos escravos no Brasil, no século XVII, sendo contemporânea às guerrilhas dos escravos fugidos para o Quilombo formando fazendas e sítios. Em 1700, foi instalada a capitania do Ararobá. Em 1762, o povoado de Ararobá passou a se chamar Povoação de Santo Antônio de Garanhuns.

Saúdo este povo guerreiro, formador desta cidade, que me presenteou com o título de cidadão. Vamos continuar no caminho do desenvolcvimento e do crescimento econômico.

Parabéns, Garanhuns! Era o que tinha a dizer. Muito obrigado,

Fernando Ferro
Deputado Federal PT/PE

(Pronunciamento durante sessão na Câmara dos Deputados, no dia 10 de fevereiro de 2011)
http://www.fernandoferro.com.br/
.
Agora comigo: E aí, o homem está pensando em ser candidato a prefeito em Garanhuns?

Abuso sexual e desrespeito com a mulher - Confiram o vídeo do caso que está repercutindo no país

O defensor da escrivã apresentou uma denúncia contra os policiais à Corregedoria. Mas ambos foram absolvidos no curso de uma sindicância administrativa. Os pares que os julgaram entenderam que eles usaram "meios moderados" para a obtenção da prova. As cenas são de junho de 2009 e foram divulgadas com exclusividade nesta sexta-feira, no "Jornal da Band". A escrivã, acusada de receber propina, é despida na frente de colegas. Ser revistada por uma pessoa do sexo feminino é direito garantido por lei à mulher. A Corregedora ressalta que as gravações não foram mantidas em sigilo e faziam parte dos processos. Mas um despacho da própria Corregedoria, de janeiro de 2010, mostra que o delegado que presidia o inquérito decidiu que o áudio da filmagem não era de interesse para a investigação. As imagens também não constam no processo judicial contra a policial expulsa. A ex-escrivã responde a processo criminal por concussão, que é a corrupção praticada por funcionário público. Já o processo por abuso de autoridade contra os delegados Eduardo Henrique de Carvalho Filho e Gustavo Henrique Gonçalves foi arquivado. Tanto o
Ministério Público, quanto a Justiça, consideraram legal a ação dos policiais da Corregedoria. O video revela, ainda, que o flagrante pode ser sido armado. Ao mostrar o dinheiro para a camera, um dos delegados diz claramente que "tá tudo aqui. Notas xerocopiadas". Se isso restar comprovado, de acordo com uma fonte do Ministério Público, o flagrante será necessariamente anulado. "Isso equivale a induzir ao
comentimento do crime, o que é proibido pela legislação".

NOTA DO BLOG: Resolvemos tirar o vídeo para não expor ainda mais a escrivã, evitando mais constrangimentos e respeitando sua integridade.

Os três erros de Emília


Quando estouraram na cidade as denúncias sobre os desvios no Hospital D. Moura, principalmente depois da repercussão negativa da entrevista do Policial Ricardo no programa Combate da 87FM e principalmente, o post no blog do Roberto Almeida, em que funcionários do hospital também registravam suas queixas, a diretora Emília Pessoa se antecipou e pediu ao Ministério Público que averiguasse as denúncias, isto, naquele momento mostrava isenção, já que seu nome, creio, não havia sido citado. Seria o caso de se abrir uma sindicância para investigar as denúncias, o que deve ter sido feito. Mas aí se partiu para três situações equivocadas que, a princípio, buscaram desviar o foco. Vamos lá.

1. Buscar desqualificar as fontes.

Roberto Almeida e Pereira Filho têm inquestionável penetração social com seus trabalhos, portanto não seria o caso de contra-atacar, mas sim de fornecer-lhes as informações para que pudessem também passar para seus ouvintes e leitores o outro lado da notícia. Aproximar-se e não confrontar, foi o que houve e o problema cresceu.

2. Envolver interesses políticos.

Não acredito que houve um "acerto" para beneficiar A ou B, neste caso seriam pessoas do governo anterior que estariam de conluio para tentar derrubar a diretora, já que segundo ela em entrevista ao Jornal da Sete 2ª Edição, o Hospital Dom Moura virou um objeto de desejo porque agora estaria em ordem, funcionando bom e elogiado pela população. Roberto, principal citado, não é disso, e todo mundo sabe, por isso não colou o argumento. De fato, o que foi explicitado agora já vem sendo dito à boca miúda há algum tempo. Vejam que o próprio Altamir Pinheiro, em novembro passado, aqui mesmo no blog, já apontava existir irregularidades. Aliás, as outras pessoas envolvidas na denúncia também não têm nenhum envolvimento com aqueles que estariam por trás, segundo a defesa de Emília. Portanto não dá pra ver interesses políticos em Roberto, Pereira e Altamir.

3. Confundir a acusação com críticas ao Hospital.

Neste final de semana foram colocadas faixas na frente do Hospital em defesa da instituição, mas pelo que entendi das denúncias, não estão sendo feitas acusações quanto a mau atendimento, falta de médicos, enfermeiros ou medicamentos. Portanto, faixas que pedem respeito ao hospital e outras que falam em nome da equipe de enfermagem fogem do cerne da questão.

Finalizando, acho que a medida correta a ser tomada no momento oportuno seria apenas dar as explicações pertinentes a cada ponto do que dizem os denunciantes. E pronto!
Com a sequência de erros, criou-se um clima muito difícil, dir-se-á insustentável. Ainda mais com os novos posts no Blog de Roberto que vem cada vez mais conseguindo adesão dos seus leitores.

Novas notícias sobre o Shopping Center Garanhuns


Existe uma inquietação na população sobre o Shopping Center Garanhuns, devido não terem sido iniciadas as obras, muitas pessoas começam até a desconfiar que o empreendimento será levantado. Mas temos informações que está tudo dentro do previsto, apenas um reestudo da área adiou o início propriamente dito, mas o trabalho de implantação não está parado. Provavelmente foram detectadas algumas falhas que precisaram ser revistas nesse momento que antecede a obra.

Aliás, os responsáveis pelo projeto estão em constante trabalho, tanto na parte estrutural quando na venda e comercialização de lojas. O início da terraplanagem para dar início à construção deve acontecer em março e o projeto deve estar sendo alterado pois uma nova loja âncora deve estar fechando contrato nos próximos dias.

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.