quarta-feira, 2 de março de 2011

USINA NUCLEAR EM PERNAMBUCO: ESTUPIDEZ TEM LIMITE - Por Edilson Silva


Recebemos este texto da Fátima Farias. Trata-se de um artigo em que o Edilson Silva, do PSOL, debate a questão da instalação de uma Usina Nuclear em Itacuruba, Sertão de Pernambuco. Vamos ao texto.
.
Estamos há tempos denunciando o processo de ampliação do programa nuclear brasileiro para a geração de energia elétrica. Na recente campanha ao governo do Estado, na condição de candidato, levamos este tema para debates nas TVs e também para o nosso guia eleitoral, como forma de alertar a população para os perigos que a construção de um complexo nuclear pode trazer, como mínimo, para o nosso Estado.

Há pelo menos cinco questões entrelaçadas que envolvem este tema e que precisam ser debatidos amplamente com a máxima urgência, na perspectiva de uma ampla mobilização social, diante da notícia de que o município de Itacoruba, às margens do Velho Chico, já foi escolhido como primeira opção pela Eletronuclear para a construção destas usinas no nordeste.

As questões são entrelaçadas porque dialogam entre si e se justificam mutuamente. A primeira questão diz respeito à natureza da energia nuclear. Trata-se de uma fonte não-renovável, altamente poluente no processo de produção do combustível nuclear e cujo lixo (resíduos radioativos) o homem ainda não sabe bem o que fazer com ele. Mesmo os resíduos de baixa radioatividade, como botas e macacões dos funcionários das usinas, precisam ainda ser confinados por séculos. Os resíduos de média e alta radioatividade tendem a virar um monumento eterno à estupidez. Detalhe: uma usina nuclear tem uma vida útil pouco maior que meio século. Até uma criança vê a relação cuto-benefício.

Ainda na questão da natureza destas usinas, há sempre o perigo de acidentes. Se não houvesse, um dos principais critérios para localização geográfica destas unidades não seria a baixa densidade populacional (uma das razões de terem escolhido Itacoruba), de forma que os “estragos” num eventual acidente sejam minimizados. O problema é que estamos falando de combustível nuclear, cuja irradiação pode alcançar com facilidade milhares de quilômetros. Pior, às margens de um dos principais rios brasileiros, o Rio São Francisco. Um acidente poderá, certamente, anular para sempre o sertão do São Francisco como o conhecemos e levar para as demais regiões o trauma de Chernobil.

A segunda questão diz respeito à necessidade da ampliação da oferta de energia elétrica. Precisamos mesmo desta ampliação¿ Este debate extrapola a questão das usinas nucleares e alcança mesmo as hidrelétricas e termelétricas. É necessário matar o Parque do Xingu para construir a usina de Belo Monte.

Há fortes razões para crermos que os níveis de exigência de responsabilidade sócio-ambiental na Europa estejam carreando para a “periferia” do planeta a produção “suja”, como os eletrointensivos – produção de aço e alumínio -, unidades fabris que consomem energia elétrica e água equivalentes a grandes cidades e até mesmo estados inteiros. O nosso crescimento econômico, a nossa “marolinha” diante da crise econômica mundial, estaria sendo sustentada pela degradação criminosa da nossa infraestrutura natural.

Esta segunda questão nos leva imediatamente à terceira. Porque não há um debate democrático sobre isto¿ Temas desta relevância não podem ficar confinados em salas e corredores dos gabinetes do poder. A sociedade precisa conhecer minimamente as opções que têm. Porque razão o Brasil debateu o desarmamento, dizendo sim ou não, e com relação a um tema que diz respeito a questões de mais longo alcance não há participação popular?

A quarta questão diz respeito ao fato de estarmos falando do Brasil. Aqui não é a França, o Japão, países cuja infra-estrutura natural não lhes foi generosa, e que se utilizam desta fonte energética. Aqui no Brasil temos sol praticamente o ano inteiro, mar e ventos abundantes. Porque razão não exploramos melhor a hipótese de geração de energia elétrica a partir destas fontes renováveis? É porque elas são abundantes e não geram lucro para um pequeno grupo, como outras fontes?

Por fim, a quinta questão. Estamos falando de Pernambuco. Para quem ainda não conhece, sugiro a leitura da nossa Constituição Estadual, em seu Capítulo IV, Do Meio Ambiente, que abriga os artigos 204 a 216. Solicito especial atenção ao artigo 216: “Fica proibida a instalação de usinas nucleares no território do Estado de Pernambuco enquanto não se esgotar toda a capacidade de produzir energia hidrelétrica e oriunda de outras fontes”.

* Por Edilson Silva, presidente do PSOL-PE

Fonte: http://revistaalgomais.com.br/blog/?p=1475

Faça os cursos profissionalizantes da Escola Técnica Municipal


Com o objetivo de capacitar e gerar emprego e renda as Comunidades menos favorecidas, a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, oferece gratuitamente, cursos profissionalizantes nas áreas de Marcenaria, Tornearia Mecânica, Serralharia e Informática. Todos os cursos são ministrados na Escola Técnica Municipal, localizada no bairro José Maria Dourado, a popular Brahma.

Os cursos representam oportunidades de qualificação profissional para vários jovens do Município, facilitando a sua inserção no mercado de trabalho, bem como o empreendedorismo, também vivenciado durante os Cursos. Frutos desse trabalho são vários, a exemplo dos jovens Anderson e Andre Santos de Oliveira; Felipe Patrício Ferreira e Erlan da Silva Bernardino, com idades entre 20 e 22 anos, que após cursarem entre os meses de fevereiro a julho de 2010 o curso de Marcenaria, conseguiram montar seu próprio negócio.

“Depois que concluímos o curso, vimos que realmente fazemos o que gostamos. Daí, surgiu a idéia de montar um grupo. Nos reunimos e começamos a trabalhar. Já trabalhamos com reforma de móveis e já temos clientela formada. Agora, vamos trabalhar na montagem de estofados. Para nós foi muito importante e proveitoso participar do curso na Escola Técnica, porque agora somos profissionais”, destacou Felipe Patrício Ferreira.

ESCOLA TÉCNICA MUNICIPAL – Atualmente a Escola Técnica Municipal João Florêncio de Melo oferece cursos de Marcenaria, Tornearia Mecânica e Serralharia Industrial com turmas de 20 alunos cada. A Escola funciona de segunda a sexta-feira, nos horários das 8 às 12 e das 14 às 17 horas. Já nas turmas do Curso Básico de Informática participam 40 alunos, divididos em 2 turmas, 20 pela manhã e 20 durante a tarde. É importante ressaltar que todos os cursos são oferecidos de forma totalmente gratuita.

Bell Marques tira a barba depois de 30 anos - Vejam o antes e o depois


O cantor Bell Marques, do Chiclete com Banana, tirou a barba depois de manter o visual barbudo há mais de 30 anos. Ele tem 58 anos. A aparência do músico se tornou uma marca registrada, aliada ao uso das bandanas. A barba foi retirada em um evento patrocinado pela Gilette, no Unique Eventos, no Bairro Caminho das Árvores, em Salvador. O ator Malvino Salvador também deixou a barba para trás, ao lado da namorada Sophie Charlotte.

"Sou casado com Aninha há 30 anos. Fui o primeiro namorado dela. Ela só conheceu homem com barba, então, se eu tirar a barba, ela vai ter sorte, porque vai conhecer um outro homem sem barba. Todos os atores e atrizes trocam de visual radicalmente. Será que eu consigo. Lá em casa todo mundo ficou preocupado", disse Bell, antes de encarar a façanha.

(Foto: Edgar de Souza/G1)

Em 2009, Bell Marques já havia dito ao G1 que tinha medo de não ser reconhecido sem a bandana, a barba e o cabelo comprido e que tinha receio de cortá-los. O músico confessou, antes de se apresentar na primeira noite do Festival de Verão de Salvador daquele ano, que tinha medo de tirar a bandana em público e não ser reconhecido pelos chicleteiros. "A bandana virou uma marca muito forte. Quem olha para mim vê o Chiclete com Banana. Meu visual é tão forte que não preciso estar na mídia sempre", afirmou à época.

Sem a barba o seu sorriso ficou mais destacado", disse a cantora Daniela Mercury, que compareceu ao evento. "Estou sentido tudo mais fresquinho. Precisei de ajuda aqui para fazer a barba e vou ver quem vai me ajudar a fazer a barba em casa. Nunca fiz a barba antes e vou ter dificuldade até para passar a espuma no rosto", disse Bell.
.
Agora comigo: Independentemente se vocês curtem Chiclete com Banana ou não, ou de acharem uma besteira uma iniciativa dessa, saibam que a estratégia de Marketing foi um sucesso e muito ousada, e agora no carnaval todo mundo vai comentar o visual do Bell Marques. Essa barba do cara deve ter custado uma nota.
Imaginem a Gilette fazendo uma ação dessa em barbas famosas como Lula e Fidel Castro! rsrsrs
E aqui em Garanhuns, quem poderia ter sua barba raspada pelos níqueis da Gilette?

CARNAVAL NA AABB GARANHUNS

Aos foliões que quiserem se divertir na Associação Atlética Banco do Brasil- AABB, é bom saber que o clube programou manhãs de sol com música ao vivo, com Evaristo e Banda. A festa acontece nos dias 6, 7 e 8 de março, pleno canaval. Os sócios em dia terão entrada livre, e os convidados dos sócios pagarão a taxa de R$ 10,00, com acesso a piscina.

Portanto, frevo e folia, na piscina da AABB.

Força-tarefa flagra 40 trabalhadores garanhuenses em regime precário em Campinas-SP


O Edney Souto nos alertou para esta notícia em jornais de SãoPaulo, inclusive estamos transcrevendo do próprio site da Band.

Do Metro Campinas / cidades@eband.com.br

Uma força-tarefa, formada pela PF (Polícia Federal) e Ministério do Trabalho, flagrou 40 trabalhadores em regime de trabalho precário em Hortolândia, na Região Metropolitana de Campinas, no interior de São Paulo. Parte destes homens executava serviços em uma obra de uma escola estadual.

De acordo com a PF, os trabalhadores, que vieram de Garanhuns/PE, além de terem sido instalados em acomodações precárias – havia apenas dois banheiros no alojamento – também trabalhavam sem receber os salários. A comida servida, de acordo com a PF, era insuficiente para os trabalhadores.

Representantes da empreiteira Irmãos Moura e da construtora Itajaí, que contratou a Irmãos Moura, negaram as irregularidades apontadas pela Promotoria.

Ninguém foi preso e será instaurado inquérito para apurar as condutas práticas.

DIRETORIA DAS LOJAS RIACHUELO VISITOU A CIDADE, APROVOU PROJETO E CONFIRMOU SUA INSTALAÇÃO NO SHOPPING CENTER GARANHUNS


Parte da diretoria da Rede de Lojas Riachuelo, esteve visitando Garanhuns nesta terça-feira. A equipe da Riachuelo, composta por Newton Rocha (Diretor Superintendente), Pedro Siqueira (Diretor de expansão), Marcos Tadeu ( Gerente de expansão) e Flávio Amadeu ( Diretor de operações ) , desembarcou as 14h30, e vieram em jatinho próprio, com as cores da empresa e na oportunidade foi recepcionada no Aeroporto deste município pelos empreendedores do Consórcio Shopping Center Garanhuns.

Após uma rápida visita por vários pontos da cidade e uma parada estratégica no local onde estão sendo iniciadas as obras do futuro centro de compras, o grupo demonstrou satisfação na visita, recepção e como única observação, sugeriu a construção de um portal idêntico ao da entrada de Garanhuns, com uma ponte ou viaduto, ao invés de rotatória, na frente do shopping, obra prevista originalmente no projeto. A Riachuelo, foi a primeira âncora a assinar a carta de intenção e o espaço que a mesma ocupará no Shopping Center será privilegiado. O diferencial da Riachuelo é que a empresa pesquisa, desenvolve, fabrica e distribui vestuário para todo o Brasil, sendo famosa na comercialização de moda, com distribuição em suas 123 lojas nas principais cidades do país.
.
Assessoria de Imprensa do Shopping Center Garanhuns
 

Blog do Ronaldo Cesar - Pagerank 3


Gente, nosso blog acaba de conquistar o nível 3 do Pagerank Brasil, que é uma ferramenta da internet que leva em conta vários critérios para avaliar os sites e blogs nacionais. Quanto mais acessos, citações, links e tudo mais, maior é o pagerank. Segundo o próprio sistema, quanto maior o pagerank de um site maior é a importância do mesmo. A maior parte dos sites da Internet tem pagerank zero, por isso a importância de ter conquistado este nível, e sabemos que não se faz isto sozinho, são leitores, blogs parceiros, gente que divulga nosso trabalho...
Vocês podem acessar o site do pagerank e conhecer o nível de praticamente todos os sites e blogs que tenham acesso.

De coração, só temos a agradecer a tantos amigos e parceiros, em todos os lugares, que ao longo de quase dois anos têm feito deste espaço um crescente encontro diário.

Só temos a agradecer, com a vontade renovada. Obrigado a todos!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.