domingo, 20 de março de 2011

As atividades esportivas em Garanhuns e a responsabilidade da prefeitura

Vi no Jornal do Commercio deste domingo a situação de abandono pela qual passa o Geraldão, o maior ginásio de esportes da capital.

Aqui em Garanhuns o município não dispõe que um grande ginásio que possa receber eventos, por isso a do SESC acaba por ser a referência na questão. Os colégios particulares têm as suas também, mas cada uma com suas qualidades e problemas, não são ainda próprias para a prática do desporto profissional, nem se pode dizer que estão abertas à comunidade, pois são particulares, assim, são instrumentos para formação dos jovens matriculados nas instituições de ensino.

Também não dispomos de um Estádio Municipal para a prática do futebol amador ou até mesmo profissional, como é comum em muitos municípios. Temos os campos de bairros, geralmente de terra, e os dois campos dos clubes profissionais, Sete de Setembro e AGA. Além de campos melhores, gramados, de algumas associações de futebol master.

Acho até que por não ter essa despesa com manutenção de um ginásio municipal e estádio de futebol aumenta a responsabilidade e as verbas para patrocínios dos nossos clubes.

As quadras públicas já estão saturadas, e nenhuma possui condições de receber eventos. A do Parque Euclides Dourado tem o piso de cimento e não é coberta. A do Colégio Municipal, agora assumido pela AESGA (Não sei se a quadra ficará sob responsabilidade da Autarquia), está envelhida, cheia de problemas. As quadras de alguns outros colégios são para os alunos e algumas abrem para a comunidade, mas não chegam a comportar atividades maiores.

E esta crítica vem em um momento quando podemos dizer que nunca tivemos o desporto de Garanhuns tão bem representado no que tange os esportes amadores. O Secretário Carlos Eugênio tem feito todos os esforços para dar condições aos atletas, clubes amadores, e todos que o procuram para que possam treinar e participar de suas competições. E por isso, existem atletas despontando em várias modalidades.

O projeto Prefeitura Presente é um dos acertos da administração municipal, levando os jovens a praticar atividades esportivas, de olho na escola, com a possibilidade de num futuro, tornarem-se jogadores profissionais. Essa parceria com o Santa Cruz é importante sob dois aspectos. O prático, a possibilidade se torna real. E o lúdico, pois as crianças e adolescentes já passam a se motivarem agora, buscando estudar ainda mais e mostrar mais vontade, já ofertando ao projeto resultados imediatos, maximizando os bons números do projeto. O lado social é muito interessante, pois são oportunidades oferecidas para que não se tornem novos Léos da Vida.

Imagine então se tivéssemos melhores condições infra-estruturais para trabalhar várias modalidades. Poderia começar com um complexo esportivo, com campo, quadra, pistas de atletismo, onde os atletas pudessem treinar, salas para as várias entidades constituírem suas sedes, e a população utilizar como clubes de atividades.

Outra coisa, não podemos levar mais nada para o Parque Euclides Dourado, que já se encontra saturado. Temos que pensar em novos espaços de atividades esportivas no bairros, pois na maioria deles, não tem uma quadra sequer disponível para a população.

É isto.

Fernando Ferro. 2012 em Brasília ou em Garanhuns?


A jornalista Kitty Lopes, em sua página no Jornal do Commercio/JC Agreste, afirma que o deputado Fernando Ferro está investindo nas discussões de temas que se julga especializado. Em seu quinto mandato, integra comissões como a de Minas e Energia, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e também faz parte do Conselho de Ética da Câmara. Está também participando das discussões sobre a reforma política e legislação participativa. Quer mais? Kitty diz que agora ele também estará na de Prenvenção de Catástrofes Climáticas.

É bom lembrar que surgiu no periodo em que Dilma escolhia seus ministros, a possibilidade de Ferro ser convocado para o Minstério do Meio Ambiente.

É por essa intensa atividade de Fernando Ferro em Brasília que muita gente desconfia que ele deixaria a Câmara para tocar a Prefeitura de Garanhuns, pois é um dos deputados mais atuantes, sendo inclusive líder do Partido dos Trabalhadores nos trabalhos da casa, mas ele não disse nem que sim nem que não. Deixou uma enorme cancela aberta para a possibilidade de vir pensar no executivo.

E mais, tem trabalhado como nunca, conseguindo verbas, e no próximo sábado, dia 26, estará presente no Encontro dos Amigos de Garanhuns, no Recife. Aliás, vários prefeituráveis estarão presentes, como Zé da Luz e Izaías Régis.

Vi alguns adesivos rodando por aí que dizem -"Sou de Ferro". Não creio que sejam relativos ainda a 2010.

Sinais. Sinais.

Clássicos movimentam pernambucano. O Sport quer chegar junto!


Sport encara o Vitória e mesmo no Carneirão, deve ganhar. Se der zebra, é encomendar o caixão.

Os quatro primeiros colocados, Santa Cruz, Náutico, Central e Porto, fazem seus clássicos no domingão do Pernambucano 2011.

Santa e Náutico têm ambos 34 pontos. O tricolor é líder pelos critérios de desempate. A vitória para qualquer lado vale a liderança. o jogão será no Arruda.

Central e Porto têm, 33 e 29 pontos respectivamente. Se der empate na capital e o Central vencer em Caruaru, assume a liderança, é mais ou menos o que quer o Sport, pois ninguém dispararia lá na frente, e o Porto, principal adversário do Rubronegro pela quarta vaga nas semifinais, ficaria estacionado, sendo ultrapassado se houver a vitória contra o Vitória em Vitória. O Sport tem 28 pontos.

Mas se der tudo errado, ou ao menos der Porto, independente de outros resultados, o Leão da Ilha continua fora do G4. E a situação pode ficar complicadíssima. Pois depois desse jogo nas Tabocas, só tem a Cabense em casa para a gente dizer que é um jogo aparentemente fácil. Na sequência somente os times que estão no G4. Pela ordem: Central em Caruaru, Santa Cruz na Ilha, Porto na Ilha e, encerrando, Náutico nos Aflitos, em um jogo que pode valer a classificação.

Se o Sport não se classificar para as semifinais, num ano em que luta pelo hexa, será decepcionante, para não dizer palavra pior.

Olhos atentos aos gramados pernambucanos neste domingão.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.