quinta-feira, 24 de março de 2011

A despedida do Trema - Por ele mesmo! - Interessantíssimo.


Estou indo embora. Não há mais lugar para mim.

Eu sou o trema.

Você pode nunca ter reparado em mim, mas eu estava sempre ali, na Anhangüera, nos aqüíferos, nas lingüiças e seus trocadilhos por mais de quatrocentos e cinqüenta anos.

Mas os tempos mudaram. Inventaram uma tal de reforma ortográfica e eu simplesmente tô fora.

Fui expulso pra sempre do dicionário.

Seus ingratos!

Isso é uma delinqüência de lingüistas grandiloqüentes!…

O resto dos pontos e o alfabeto não me deram o menor apoio…

A letra U se disse aliviada porque vou finalmente sair de cima dela.  O dois pontos disse que eu sou um preguiçoso que trabalha deitado enquanto ele fica em pé. Até o cedilha foi a favor da minha expulsão, aquele C cagão que fica se passando por S e nunca tem coragem de iniciar uma palavra.

E também tem aquele obeso do O e o anoréxico do I.

Desesperado, tentei chamar o ponto final pra trabalharmos juntos, fazendo um bico de reticências, mas ele negou, sempre encerrando logo todas as discussões.

Será que se deixar um topete moicano posso me passar por aspas?…

A verdade é que estou fora de moda. Quem está na moda são os estrangeiros, é o K e o W, “Kkk” pra cá, “www” pra lá.

Até o jogo da velha, que ninguém nunca ligou, virou celebridade nesse tal de Twitter, que aliás, deveria se chamar TÜITER.

Chega de argüição, mas estejam certos, seus moderninhos: haverá conseqüências! Chega de piadinhas dizendo que estou “tremendo” de medo.

Tudo bem, vou-me embora da língua portuguesa. Foi bom enquanto durou. Vou para o alemão, lá eles adoram os tremas.

E um dia vocês sentirão saudades.

E não vão agüentar!…

Nós nos veremos nos livros antigos.

Saio da língua para entrar na história.

Adeus,

Assinado: TREMA
.
Agora comigo: Recebi este texto no e-mail, foi a Wilksony quem mandou. Achei muito inteligente. Sinceramente, achei que a recente reforma ortográfica deixou nossa língua mais pobre, ao se defenestrar hífens, tremas, acentos, etc.
Já existem normas linguísticas cultas e os próprios professores aceitam o coloquial, portanto não vemos sentido em se buscar uma unificação com o Português de outros países, se para isso, perdemos um pouco da genialidade da língua pátria.
PS. procurei o trema no teclado e não encontrei.


LEIA, ASSINE E ANUNCIE NA FOLHA VOX - (87) 9988.0423

Banda do Diocesano conquista Bicampeonato em Concurso Interestadual


Depois de participar de mais uma edição do Concurso Interestadual de Bandas Marciais e Fanfarras de União dos Palmares-AL, que aconteceu no último domingo, dia 20 de março, os músicos que integram o agrupamento musical tem muito a comemorar. A Banda contou com apoio da Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Comunicação Social e Esportes.

É que o repertório especial que focou a música flamenca impressionou os jurados e garantiu a Banda do Diocesano o título de bicampeã. “Ganhamos com folga e ainda trouxemos o título na categoria Mor, que é o comandante de Marcha da Banda. Nosso trabalho foi árduo e repetitivo, na última semana vínhamos ensaiando todos os dias, no intuito de sermos campeões. Buscamos muito esse bicampeonato”, destacou Luiz Fernandes Lopes, coordenador administrativo da Banda do Colégio Diocesano.

Ainda segundo Fernandes, a apresentação que garantiu mais uma conquista, impressionou o público. “Exploramos muito a parte de movimentos coreográficos. Também trabalhamos a parte percussiva da Banda além do metal soprando forte, afinado o tempo todo, mostrando a dificuldade na execução das melodias. Essa soma de atributos trouxe para nosso grupo a vitória”, argumentou empolgado Luiz Fernandes.

Após mais um título, os integrantes daquela agremiação musical se apresentarão no próximo dia 13 de abril, na cidade de Terezinha. Já na última semana do mês de abril, os músicos participam da primeira etapa da Copa Pernambuco, que acontece em Recife. A Competição é composta por sete etapas e classifica as melhores Bandas para a Copa Norte/Nordeste.

NARRADORES DE JAVÉ NO CINE THEATRO

Narradores de Javé

Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé.  É aí que eles se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heróicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.

 
Data: 24/03/2011
Local: Teatro Luiz Souto Dourado
Horário: 19:30h
.
Agora comigo: Com personagens pitorescos do interior do Brasil, este filme é uma narrativa que poderia acontecer em qualquer lugar. Ao mesmo tempo engraçado, nostálgico e dramático.
É a cara do Brasil mostrada em filmes como EU, TU, ELES, e Central do Brasil. Uma mostra de cultura nordestina levada para a grande tela. Vale a pena conferir e participar do debate depois.
O filme se chama Narradores de Javé porque os moradores do povoado de Javé, para terem suas casas cobertas pelas águas de uma represa, precisam mostrar que o lugar é histórico e importante, por isso precisaria ser preservado. E para mostrar essas histórias, os moradores analfabetos vão narrando tudo para um "escritor", um cara meio trambiqueiro que trabalhava nos Correios, mas que não merece qualquer confiança.
No final da história, o povo vai... Ah, vão lá assistir. Tenho certeza que vão gostar.
.
Ainda comigo: Quando eu estava me convalescendo no Recife do problema de saúde que tive, às tardes ia com Sonita assistir aos filmes do Teatro do Parque. Ia devagarinho, pois não podia caminhar ainda, mas ia e voltava numa alegria tão grande!
Alguns filmes marcaram aqueles difíceis momentos, mas nenhum com a força de NARRADORES DE JAVÉ, pelo qual me apaixonei.

Parque Natural Municipal das Nascentes do Mundaú, uma realidade!


A Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Garanhuns em parceria com o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA), promoverá no próximo dia 31 de março, a partir das 15h30mim, no auditório do Centro Administrativo de Garanhuns, a última consulta e discussão pública a fim de abordar a criação do Parque Natural Municipal das Nascentes do Mundaú.

Estão sendo aguardados representantes de instituições públicas e privadas de Garanhuns, bem como cidadãos comuns. Na oportunidade os presentes poderão tomar conhecimento dos detalhes sobre os estudos executados para criação da área, além de ter a oportunidade de exercer sua cidadania, com a possibilidade de questionar ou sugerir alterações e melhorias ao Projeto do Parque Nacional, que se configura em Unidade de Conservação Integral nos moldes do que trata a Lei dos Parques Nacionais.

Segundo o secretário de Agricultura de Garanhuns, Rafael Lima, a criação do Parque Municipal das Nascentes do Mundaú trará benefícios naturais e de lazer. “Além de sermos beneficiados com a conservação da fauna e flora da área, poderemos utilizar futuramente o local como área de lazer sustentável para a população do Município e da Região”, destacou o Secretário Municipal.

Para o presidente do CODEMA, Marcos Renato Franzosi, esta última consulta, que coincide com a 50ª reunião da Comissão, é mais uma oportunidade para a população e demais interessados opinarem quanto a criação do Projeto. “Desde 2007 estamos realizando estudos e levantamentos técnicos na área, juntamente à Secretaria Municipal de Agricultura. E mais uma vez contaremos com a participação popular para que o Projeto de Criação do Parque Municipal se torne uma realidade e venha trazer inúmeros benefícios ao nosso Município”, afirmou Franzosi.

Eduardo Campos, na Itália, faz convênio com Universidades e contatos para novo estaleiro em Pernambuco


Em seu segundo dia na Itália, o governador Eduardo Campos firmou mais um importante protocolo de intenções com a Universidade de Bolonha, a mais antiga da Europa. O acordo prevê a possibilidade de cooperação técnica em três campos: formação profissional, intercâmbio científico e experiências em políticas públicas.

Esta é a segunda parceria estabelecida entre o Governo de Pernambuco e uma universidade italiana. Eduardo assinou também convênios com o Politécnico de Turim e com a Fiat para a formação de engenheiros automotivos. Agora foi a vez da Universidade de Bolonha. Fundada em 1088, o centro acadêmico é também uma das principais instituições de ensino superior do País, ao lado da Sapienza, de Roma.

A vice-reitora Carla Santa Terra afirmou que a Universidade de Bolonha já possui 100 pesquisadores voltados para “temas brasileiros” e que, por este motivo, o acordo com o Governo de Pernambuco assume uma dimensão ainda maior. “Vamos trocar pessoas, ideias e experiências. Pernambuco é um estado multidisciplinar e, por isso, tem muito a nos ensinar”.

No que diz respeito à formação profissional, sobretudo nas áreas de pós-graduação e doutorado, serão trocadas informações nas áreas de energias renováveis, mecânica, engenharia, administração de empresas, educação e conservação de patrimônio histórico. Já o intercâmbio científico e tecnológico tem como temas principais biotecnologia, vinicultura, agronegócio e química industrial, inclusive com visitas recíprocas de técnicos e pesquisadores. Políticas públicas para a saúde, gestão e promoção de pequenas e médias empresas também serão tratados.

“São áreas e temas que interessam muito a Pernambuco. Nosso estado vive um grande momento econômico que requer um aprendizado rápido, diversificado e globalizado. Vamos aprender muito com a Universidade de Bolonha”, afirmou o governador, após a solenidade na embaixada brasileira, em Roma.

ESTALEIRO – Representantes do grupo naval italiano Fincatieri, líder mundial na construção de navios militares e mercantes, chegam a Pernambuco na primeira semana de abril para avaliar a implantação de um novo estaleiro no Porto de Suape. Foi o que garantiu o presidente do grupo, Rinaldo Marinoni (foto), durante um almoço na embaixada brasileira que reuniu vários empresários italianos e a equipe do Governo de Pernambuco.

A Fincatieri possui oito estaleiros na Itália. Entre os seus principais clientes está o armador Carnival, que opera navios de cruzeiro. A intenção do grupo é construir fragatas para a marinha brasileira a partir de Pernambuco. “Vamos gerar três mil empregos, sendo mil deles diretos”, calcula Rinaldo Marinoni.
.
Vi no Blog do Edney Souto.
.
Agora comigo: A Assessoria do governador Eduardo Campos adiou o seminário TODOS POR PERNAMBUCO, que aconteceria em Garanhuns no final deste mês, que aliás já tem nova data, 8 de abril. Temos mais informações sobre este encontro e daremos depois aqui.
Pelos resultados da visita à Itália, vê-se que era realmente inadiável, pois se tratam de grandes convênios que impactam diretamente o desenvolvimento do estado.

Chiclete com Banana em Arcoverde

Passeando pelos blogs parceiros, vejo no blog super atualizado da Amannda Oliveira a informação que o show do Chiclete com Banana em Arcoverde está na agenda da banda no site oficial. Pela movimentação e repercussão que tenho visto, acredito que a legião de fãs que a banda tem em Garanhuns, muita gente vai sair daqui pra ir curtir a festa. Segundo Amannda:

Já está disponível no site da Banda bahiana Chiclete com Banana a vinda a Arcoverde no dia 1.º de abril. A banda será a grande atração do Festival de Verão do Interior que acontecerá na cidade.
Um show que promete tirar muita gente de casa, os chicleteiros poderão conferir músicas novas e algumas antigas que não podem faltar no repertório.




RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.