sexta-feira, 8 de abril de 2011

Sabem quem o Vaticano vai chamar pra conversar?

Acabo de ler no blog da Amannda Oliveira (Falando Francamente) que o Vaticano realizará um encontros com................. blogueiros! É isto mesmo! O Sumo Pontíficie estará reunindo 150 blogueiros do mundo todo para conversar.

Dá pra fazer várias leituras, mas principalmente duas.


A Igreja se aproxima da nova forma de informação universal, a internet e aquelas pessoas que estão mudando a comunicação no mundo... esses blogueiros, que mesmo levando tantas bordoadas, continuam ampliando a informação e dando pitaco em tudo no mundo moderno. Não há nada mais conservador que as doutrinas religiosas, e este vínculo com os blogueiros cria um diálogo moderno com a sociedade.

A outra é a continuação da explicação anterior. Não dá mais pra menosprezar a força dos blogs. Eles estão em toda parte. Bem ou mal, profissional ou amador, original ou ctrl C ctrl V.

Quem ainda não entendeu este processo de informatização da informação, ou da blogerização que estamos vivendo poderá fica à margem de novos processos sociais, inclusive políticos. E agora também religiosos.

Pois é!
.

CURSO DE SECRETARIADO DA AESGA PROMOVE PROSA E POESIA ATRAVÉS DA ARTE FOTOGRAFIA


O curso de Secretariado Bilíngue da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) iniciou nesta terça-feira, 5 de abril, uma ação pedagógica e cultural, ultrapassando as barreiras da sala de aula. Trata-se do produto final de uma pesquisa realizada sobre os autores hispanos Pablo Neruda e Gabriel García Marquez.

Segundo informações da professora da disciplina de espanhol do Curso e coordenadora da Pesquisa, Karla Janaína, além da biografia dos escritores, foi solicitada a leitura de produções dos mesmos, nos segmentos da poesia e romance, de maneira a promover uma apresentação em sala de aula. “O resultado foi tão positivo que surgiu a ideia de representarmos ao público, através da fotografia, as impressões dos alunos sobre fragmentos da obra dos autores. Trabalhar com imagens foi a maneira que encontramos de provocar/despertar o lado criativo de cada um, daí a exposição”, informou.

Karla destaca também que o objetivo do trabalho é proporcionar aos alunos, outras leituras, além das acadêmicas obrigatórias, dentre as quais, aquelas que despertassem o gosto pelo texto literário. “Precisamos explorar mais o interesse pela leitura nos nossos alunos, e desta forma não apenas pelo crescimento profissional como um todo, mas a formação profissional aliada à formação pessoal, dando-lhes a oportunidade de ampliar seus conhecimentos de mundo através do texto/arte", acrescentou Karla Janaína.

O acervo fotográfico ficará exposto na Biblioteca do SESC durante o mês de abril, com pretensão de seguir para outros espaços, já que a proposta é ser uma exposição itinerante.

Marcos Antonio corre em Brasília

Contando com o patrocínio da Prefeitura de Garanhuns, o atleta Marcos Antonio Pereira, participa no próximo domingo, dia 10 de abril, da Meia Maratona de Brasília, no Distrito Federal. A 12ª edição da Corrida também será marcada como a primeira de 30 provas do Circuito Caixa de Corrida de Rua. A prova tem um percurso de 21 quilômetros.

“O atleta vem treinando muito, e mesmo sabendo que irá encontrar adversários fortes, como os quenianos, a nossa expectativa é a melhor para a conquista de mais um título”, registra o treinador da equipe de atletismo de Garanhuns, Adejílson Mendes, o popular Bingo. Em 2009, Marcos Antônio conquistou a segunda colação na prova.


12 Anjinhos Brasileiros


Eles eram jovens, muito jovens.
Não estavam nas favelas, fazendo aviãozinho, repassando droga.
Não estavam nas ruas, sem estudo, sem perspectiva.
Não estavam marginalizados.
Estavam em uma escola.
Dentro de uma sala de aula.
Entre amigos.
Perante seus professores.
Protegidos pelos portões.
Queriam estudar, aprender, crescer.

Foram 12.
Mas não são números.
Cada um deles com sua história particular.
Hoje fazem parte de uma mesma história.

O Brasil chora.
Uma nuvem negra no céu do Brasil.
Um sentimento de tristeza, impotência, angústia.

Não quero falar do bandido, ele não merece ser citado.
Até mesmo para falar mal.

Quero falar dos 12 anjinhos brasileiros.
A dor é inexplicável.

Uma arma. Doze mortos.

Pra que arma, gente?
Pra se defender?
A arma que você compra pra se defender,
Mais cedo ou mais tarde,
Estará na mão do bandido,
Que vai lhe atacar.

Foi no Rio de Janeiro
Poderia ser em qualquer lugar!

A quem culpar?
A todos.

12 anjinhos brasileiros, rogai por nós!

Presos assassinos de Valdemar, PM e proprietário do Supermercado Santos da COHAB II

Não costumamos dar notícias policiais aqui no blog, alguns amigos da imprensa aqui de Garanhuns fazem isso bem melhor que a gente, são profissionais no assunto. Mas vamos abrir uma exceção a este caso da prisão dos acusados de matar o Valdemar Santos, pessoa por quem eu e minha família nutríamos profundo respeito e admiração, pela sua forma dedicada de atender a população da COHAB II, e ele e sua família, no mercadinho que virou supermercado graças ao seu jeito popular e simpático de tratar as pessoas.

Pois bem, era 2009 e o caso do seu assassinato repercutiu em Garanhuns por se tratar de uma pessoa sem inimigos, PM dedicado ao trabalho, fazia parte dos homens da cavalaria.

Agora recebemos a notícia da prisão dos elementos que tiraram a vida de Valdemar.

Renovamos nossos sentimentos à Cícera, que com força e perseverança, tocou o barco adiante, próxima dos parentes e funcionários. Creio que agora com a impressão de que a justiça começa a ser feita.

Transcrevo a seguir, as informações postadas no blog do amigo Valério Caetano.

Claudemir Henrique Evangelista, de 31 anos, e Erasmo Batista dos Santos, de 35, foram detidos na tarde desta quarta-feira (6), no município de Pilar, numa operação conjunta das duas polícias. Agentes da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic) e do Núcleo de Investigação da Polícia Civil de Pernambuco vinham monitorando e encurralaram os acusados. De acordo com informações do que foi apurado pelas polícias, a dupla é responsável pelo assassinato do policial militar Valdemar Gomes dos Santos, de Garanhuns (PE) Claudemir Henrique Evangelista já foi denunciado como sendo o líder de uma quadrilha de assaltos aqui em Garanhuns. Erasmo Batista é um dos membros deste bando, segundo a investigação.

Eles foram presos por determinação da juíza Milena Flores Ferraz, que responde pela 1ª Vara Criminal de Garanhuns. Os acusados foram presos e conseguiram fugir do Sistema Penitenciário pernambucano. Eles acharam refúgio em Alagoas há mais de um ano e já haviam praticado ilícitos naquele estado, conforme detalhou a Deic.

Quando foram capturados, os agentes apreenderam com eles duas armas – sendo um revólver do calibre 38 e uma pistola Ponto 45 – além de joias, duas lanternas e 11 aparelhos celulares. Em posse dos fugitivos, estava o Pálio Weekend, de cor marrom e placa NML-9695/AL. Informes do sistema da Polícia Civil dão conta de que o veículo tem queixa de roubo.

Segundo a polícia, Claudemir Henrique Evangelista apresentou identidade falsa em nome de Paulo Andrade de Lima. O comparsa dele também tinha documentos trocados. Erasmo Batista dos Santos utilizava o nome de Manuel Júnior de Lima. Após serem ouvidos na sede da Deic, em Maceió, eles retornarão para Pernambuco para terminar de cumprir a pena e responder pelos demais crimes que cometeram.

Agora vejam a cara dos bandidos. O primeiro é o Erasmo, o segundo é Claudemir, vulgo Claudio.


Novos veículos para a Guarda Municipal em Itaquitinga

Depois de entregar três novas ambulâncias à população de Itaquitinga, o prefeito Geovani já se prepara para novas aquisições. Nos próximos dias serão entregues à sociedade um conjuntos de aparelhos que dará mais segurança com a Patrulha da PAZ.

Entre os itens está a aquisição de 2 veículos equipados com sirene, e outros equipamentos, assim como duas motos igualmente equipadas, que estarão noite e dia reforçando a segurança de nossa cidade.

Vale frisar que que estão sendo feitos investimentos em capacitações, valorizando cada vez mais a categoria.

Tem mais, novos fardamentos completos para a guarda e equipamentos do dia a dia já foram encomendados.

Governador dará Entrevista Coletiva em Garanhuns

Na programação do seminário TODOS POR PERNAMBUCO consta uma entrevista coletiva que o governador Eduardo Campos concederá à imprensa em geral, será no horário da manhã e deve começar às 10h30min, até o meio-dia, aliás o seminário será dividido por área na primeira parte, e no período da tarde, com participação de Eduardo, acontecerá a plenária, formatando o que foi discutido separadamente, ao final Eduardo debaterá e fará o fechamento mostrando o que foi realizado e assumindo os novos compromissos diante dos presentes.

O Hotel Tavares Correia estará pequeno pra quantidade representativa das cidades da região, e os órgãos sociais, cada um com seu rol de reivindicações, projetos, pedidos, etc.

GARANHUNS - Escolas Municipais realizam Provinha Brasil

A Secretaria de Educação de Garanhuns, realiza nesta sexta-feira, dia 8 de abril, a quarta edição da Provinha Brasil. O certame será direcionado a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, que fazem parte da Rede Municipal de Ensino. Em média 3 mil alunos participam da Avaliação.

A Provinha Brasil é um instrumento de avaliação da alfabetização elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), autarquia do Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de possibilitar a realização de um diagnóstico do nível de alfabetização das crianças das redes públicas de ensino, após um ano de escolaridade. Com essa avaliação, o MEC tem o intuito de oferecer aos gestores públicos e aos professores de suas redes, informações sobre o nível de alfabetização dos alunos, ainda no início do processo de aprendizagem, permitindo assim intervenções ou correções de possíveis insuficiências apresentadas.

De acordo com Claudia Oliveira, diretora de Ensino do Município, através da aplicação da Provinha, será possível fazer uma análise do nível de alfabetização dos alunos. “Os alunos de 7 anos da nossa rede já iniciaram esse processo de alfabetização no 1º ano, concluindo no 3º ano. Então é feita uma aferição desse nível de avaliação para intervir nesse processo, caso seja necessário”, justificou.

Ainda segundo a Diretora de Ensino, a Provinha Brasil avaliará principalmente as habilidades dos estudantes na área da leitura. “Depois do resultado, saberemos como está o nível de leitura dos alunos, possibilitando fazer um planejamento e uma organização de práticas e conteúdos para que essas habilidades ao final do ciclo sejam atingidas. Isso já foi observado positivamente nas edições anteriores da Provinha”, disse Cláudia Oliveira.

A aplicação das provas será realizada pelos docentes, nas salas de aulas onde lecionam. Já a correção será realizada em conjunto com todos os docentes, seguindo as orientações do Guia de Correção do MEC.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.