segunda-feira, 18 de abril de 2011

Maria Bethânia grava grande sucesso de Augusto Calheiros




Em entrevista que consta dos extras do DVD "Brasileirinho", Maria Bethânia disse que certa vez, durante a escolha do repertório do álbum de mesmo nome, pediu a Chico César que ele fizesse letra e música para uma belíssima lenda indígena que ela ouvira quando menina e que a deixara encantada.

Após ouvir a estória da boca de Bethânia, Chico César afirmou que já existia uma canção muito antiga falando sobre tal lenda. Uma canção belíssima e que deveria fazer parte do repertório do CD. E que não faria uma música nova, porque tal canção era insubstituível.

Ele não lembrava nem a letra, nem a melodia. A única pista é que ele ouvira tal canção durante uma seresta no sertão baiano. Depois de mais de um mês de muita pesquisa, sem sucesso, resolveram desistir e a canção quase ficou de fora de "Brasileirinho".

Foi então que Bethânia, em visita a Santo Amaro da Purificação, sua terra natal, comentou o assunto com sua mãe, Dona Canô. E não é que ela sabia a letra e a música? Composição datada de 1945 de René Bittencourt(1917-1979), carioca de Paquetá e que foi sucesso no mesmo ano na voz de Augusto Calheiros(1891-1956), cantor alagoano apelidado de "A patativa do Norte", pela sua voz afinadíssima e estilo peculiar de cantar, que o tornariam um dos cantores mais originais do seu tempo.

Senhor da Floresta

Composição: René Bittencourt / Gravação original: Augusto Calheiros

Senhor da floresta,
Um índio guerreiro da raça tupi
Vivia pescando, sentado na margem do rio chuí.
Seus olhos rasgados, no entanto,
Fitavam ao longe uma taba
Na qual habitava a filha formosa de um morubixaba.

Um dia encontraram Senhor da floresta no rio chuí
Crivado de flechas, de longe atiradas por outro tupi
E a filha formosa do morubixaba
Quando anoiteceu, correu,
Subindo a montanha, no fundo do abismo desapareceu.

Naquele momento, alguém viu no espaço, à luz do luar
Senhor da floresta de braços abertos, risonho a falar:
- Ó virgem guerreira, ó virgem mais pura que a luz da manhã,
remos agora unir nossas almas aos pés de tupã.
.
Agora comigo: Este texto acima foi extraído do blog
http://www.contemploraneo.blogspot.com/

A história deste post é a seguinte: Procurei no youtube sobre Augusto Calheiros e encontrei vários vídeos sobre o alagoano que se transformou pernambucano e apaixonado por Garanhuns, tanto que aqui escolheu ser sepultado, sendo um dos túmulos mais conhecidos do Cemitério São Miguel. Dentre os vídeos apareceu este de Maria Bethânia com o mesmo título de um dos maiores sucessos de Calheiros, o Senhor da Floresta.

Vi o vídeo e descobri a beleza da música, depois comparei com o original e descobrimos o quanto a Patativa do Norte foi famoso e querido em sua época.
Depois pensei em colocar a letra da canção aqui, junto com os vídeos, aí apareceu este blog com esta história sobre a procura de Bethânia por esta lenda e esta música. Tudo a ver. A história, a lenda, Bethânia, Chico César, Dona Canô, etc. Não poderíamos imaginar melhor roteiro para esta música de Renê Bittencourt para a maravilhosa voz de Augusto Calheiros.

A gravação de Bethânia foi no DVD Brasileirinho, de 2009. Acredito que poucos cantores ou cantoras do brasil façam hoje o trabalho de pesquisa da cantora baiana.

Augusto Calheiros, cantor e compositor, nasceu em Maceió, AL, no dia 5/6/1891 e morreu no Rio de Janeiro no dia 11/1/1956, sendo transferido, a seu pedido, para ser enterrado em sua querida Garanhuns.

Trarei depois a Biografia do ídolo brasileiro.

Confirmado! A Tropicana abre o show de Maciel Melo no Coluna Café!


Gente, É com alegria que informamos que a Tropicana vai abrir o show de Maciel Melo, um dos maiores representantes do autêntico forró. Será sábado, no Coluna Café!

Para quem desejar ver a festa que aconteceu neste domingo no Bar Alforria, as fotos estarão disponibilizadas nesta terça-feira no blog da banda.

Só um aperitivo!

Garanhuns terá Complexo de Polícia Científica


Em rápida conversa com o Secretário de Defesa Social do estado, Wilson Damazio (centro), no Seminário Todos Por Pernambuco, confirmamos o investimento que será feito em Garanhuns, o Complexo de Polícia Científica. Devem ser investidos cerca de R$ 8 milhões e previsão de inauguração para 2012.

O complexo deve contar com três institutos subordinados à SDS, e são eles:

- Instituto de Identificação - Feito o ITB (Instituto Tavares Buril), para que as pessoas possam tirar suas identidades e as demais obrigações do órgão. Assim, melhorará consideravelmente o serviço prestado pela Polícia Civil em nossa cidade.

- Instituto de Criminalística - Voltado para investigações, com peritos, dando mais celeridade no trabalho da polícia, impactando positivamente todo o trabalho posterior do judiciário.

- Instituto de Medicina Legal - Com isso, as pessoas que têm se deslocado para Caruaru para acompanhar a liberação de corpos de familiares, poderão estar em Garanhuns, neste momento difícil. O IML é um pedido antigo da população e deve ser concretizado no próximo ano.

O secretário Wilson Damazio acompanhou as discussões na sala temática sobre segurança. 

CSJD realiza momento pascal entre seus alunos


O Colégio Santa Joana D´Arc vivencia esta semana um momento de fé pascal. O Padre Emerson esteve presente no colégio nesta segunda-feira pela manhã, e conversou com alunos, professores e funcionários sobre este momento de conversão, respeito e reflexão diante da Páscoa, também orou com os alunos e fez a benção do pão e as uvas, depois, os alunos do Ensino Fundamental II lancharam em comunhão.

São ações como essas que afastam as crianças e adolescentes do mundo das drogas e da marginalidade, e aproximam de Deus, das pessoas, e formam cidadãos de Bem.

Toma posse novo gerente da V Dires

Nesta terça-feira (19), toma posse na V Geres (Gerência Regional de Saúde), em Garanhuns, o novo gerente da instituição, o médico Elenilson Liberato Costa Dias. O evento vai ser realizado a partir das 9h, na sede da V Geres, no bairro Heliópolis.
O médico Elenilson Liberato foi o primeiro classificado na seleção realizada pela Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco.
A classificação foi feita, pela primeira vez, por meio de processo seletivo, cuja coordenação foi de uma comissão formada por representantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE) e Estação Observatório de Recursos Humanos em Saúde do CNPQ - Fundação Oswaldo Cruz, além da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Na seleção, foram avaliados os currículos dos candidatos e também um projeto de gestão para a regional em que o candidato planejaria atuar. Em todo o estado, dos 11 gestores selecionados, três já ocupavam esse cargo durante a gestão anterior. Eles obtiveram a melhor pontuação entre os concorrentes e permanecem no cargo.

Sobre o médico Elenilson Liberato –

O médico Elenilson Liberato é natural do Rio de Janeiro- RJ, mas já mora em Garanhuns há cinco anos onde atua como plantonista e diretor médico do Hospital Regional Dom Moura. O médico tem 42 anos de idade e 16 de profissão. Formado pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Dr. Elenilson Liberato é especialista em endocrinologia. O médico acumula outras experiências na área de gestão de saúde. Foi secretário de saúde do município de Teotônio Vilela, em Alagoas e diretor de unidades hospitalares de mais três municípios alagoanos (Cajueiro, Viçosa e Maribondo).

A eleição em Bom Conselho

Aparentemente, para quem vê de longe, a eleição em Bom Conselho parece simples de analisar. A prefeita Judith Alapenha não desfruta de uma grande aprovação popular, entretanto a oposição não se mobiliza para colocar na disputa um nome competitivo, ou melhor, a oposição tem muita dificuldade em se unir.

Existem os ex-prefeitos Gervásio, Daniel e Audálio, cada um com seu grupo político. Entretanto os três estão inelegíveis. Ainda tem os vereadores que estão conseguindo visibilidade, e até entre eles pode surgir um nome para enfrentar a prefeita.

É justamente aí que está a questão. Fico cá, de longe, achando que se a oposição se une em torno de um único nome, ganha a eleição. Dividida como está, Judith será reeleita, e digo mais, até com certa facilidade, pois além de ter seus simpatizantes naturais, ainda disputa a eleição sentada na cadeira, o que compromete qualquer eleição, pois causa uma disparidade de condições entre os candidatos. Isto em Bom Conselho, em Garanhuns, no estado ou em qualquer outra eleição em que um dos candidatos esteja disputando o bi-campeonato seguido. 

Porém, nas enquetes feitas pelo blog, quando é citada a administração municipal da terra dos papacaças, fica sempre uma impressão de desaprovação.

Creio que já ouvi falar em mais de uma dezena de nomes que poderiam bancar a candidatura pela oposição. E senti que o mais querido seria o de Dr. Zenício, ex-prefeito de Daniel e que faz uma oposição branda na cidade. Porém, segundo informações, o médico não estaria disposto a enfrentar uma eleição.

O deputado Izaías Régis, em recente visita a Bom Conselho, profetizou a segunda vitória de Judith, assim como fez em 2008. Com isso, antecipa e provoca o debate. A oposição deve ter fervilhado!

É claro que ainda é muito cedo para o lançamento de candidaturas de oposição, pois podem haver as frituras, mas uma coisa é certa, a oposição precisa primeiro acertar as diferenças entre si para depois duelar com a prefeita.

A questão em Garanhuns é justamente o contrário, por enquanto só tem um candidato de oposição, Silvino Duarte, e o restante é tudo de situação, todos querem o apoio do governador, mesmo que esteja vinculado ao apoio do prefeito. Mas isto é outra história que a gente escreve depois.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.