quarta-feira, 4 de maio de 2011

CDL Jovem Garanhuns Promove Palestra Sobre o Código de Defesa do Consumidor


Acontecerá na noite desta quinta-feira, às 19h30, na seda da CDL Garanhuns, uma palestra com o Dr. Marcelo Marques Cabral – Juiz de Direito em exercício cumulativo do 1º Juizado Especial Cível que falará para empresários, gestores e funcionários, esclarecendo dúvidas sobre o Código de Defesa do Consumidor.

Esta é a primeira palestra promovida pela CDL Jovem de Garanhuns, e o presidente Paulinho Brasileiro está otimista com a expectativa de casa cheia. Outros eventos já estão agendados.

A CDL jovem veio para somar com o trabalho que a Diretoria Sênior vem realizando na Cidade. Atualmente está em andamento o curso “Prepare-se para o primeiro emprego” destinado aos jovens estudantes da região objetivando capacitá-los para uma entrevista de emprego com conhecimentos básicos em vendas. Uma das metas do presidente Fernando Couto é oferecer treinamentos e capacitações para melhorar o nível de atendimento no comércio local.

Veja uma notinha de Inaldo Sampaio sobre Pedro Falcão

O pai - Repercutiu negativamente em Garanhuns declaração feita pelo diretor da UPE, Pedro Falcão, na posse do diretor da V Gers, Elenilson Liberato, de que fora ele o responsável pela Faculdade de Medicina que irá para o município. Nenhuma referência a Eduardo Campos.
.
Agora comigo: Esta nota reproduzida acima foi escrita pelo jornalista Inaldo Sampaio em seu blog. Fico com a impressão que esse é o ponto de partida de uma fritura, ou seja, pessoas incomodadas com as possíveis pretensões políticas do pró-reitor da UPE para o interior do estado, Pedro Falcão, em Garanhuns. Seu nome tem sido sondado para participar de uma campanha para prefeito. Ele não diz nem que sim, nem que não, aliás como muitos pré-candidatos, inclusive Fernando Ferro. Aí, soltaram a nota para o Inaldo Sampaio.

Como esses nomes partem como uma alternativa dentro do governo estadual para Garanhuns, essas notas podem surgir agora até com mais intensidade, buscando inviabilizar possíveis candidaturas, e não somente de Pedro.

Durante o seminário Todos por Pernambuco, a agenda levou o governador à UPE, e muitos outros deputados que lutaram pela implantação da faculdade de medicina, como Inocêncio Oliveira e Fernando Ferro, e tenho a impressão que Pedro Falcão sempre fez questão de citar todos, principalmente o governador.

Como estamos ainda a mais de um ano da campanha, qualquer nome que surja agora estará sujeito ao processo "fritatório", é assim que tem sido feita a política em Garanhuns.

É por isso que muita gente não quer entrar em política.
.

Prefeitura trabalha prevenção a Dengue junto a Estudantes e Comunidades


A Escola Municipal Letácio Brito em parceria com o Centro de Controle Ambiental (CCA), realizou a culminância de atividades de prevenção a Dengue com os alunos da instituição. A ação faz parte da proposta de prevenção e promoção a saúde do Programa Mais Educação do Governo Federal, implantado no município em 2010.

As atividades com foco nos cuidados com a dengue, vêm sendo desenvolvidas desde o dia 25 de abril. Na oportunidade, a equipe de Educação em Saúde do CCA foi convidada a trabalhar oficinas de conhecimento, produção de material lúdico educativo, palestras, e na conclusão do projeto, que acontece hoje, será realizada a escolha dos melhores trabalhos produzidos, dramatizações, a troca de materiais recicláveis por livros, caminhada de prevenção, além do Bota Fora no Combate a Dengue, no bairro da Boa Vista, onde está localizada a Escola Letácio Brito.

“A escola tinha a disposição e nós tínhamos todo o aparato pedagógico, então nos juntamos para executar esse trabalho de prevenção”, explicou o coordenador de Educação em Saúde, Eliel Duarte. Durante uma semana foi incentivada ações de higiene domiciliar para despertar em todos a importância com os cuidados no controle da doença.
As atividades contemplam professores, alunos, pais e toda a comunidade da Boa Vista, um dos bairros com maior infestação de dengue no município. Segundo Eliel Duarte, o envolvimento de toda a comunidade é fundamental na prevenção a dengue.
Com a chegada do período chuvoso e a possibilidade de aumento dos criadouros do mosquito, a idéia é ampliar as atividades para outras escolas do município. Por isso o coordenador de Educação em Saúde de Garanhuns, Eliel Duarte, alerta ainda que os interessados podem agendar as atividades com a equipe, através do telefone do Centro de Controle Ambiental: (87) 3762-7024.
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO – Trata-se de uma iniciativa do Governo Federal, que tem como prioridade contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, articulando diferentes ações, projetos e programas, e que beneficia 3.688 estudantes matriculados nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns.

O Programa aumenta a oferta educativa nas escolas do Município por meio de atividades como acompanhamento pedagógico; meio ambiente; esporte e lazer; direitos humanos; cultura e artes; cultura digital; prevenção e promoção da saúde; educomunicação; educação científica e educação econômica. Inicialmente, 15 escolas foram contempladas: Centro Social Monsenhor Callou, Colégio Municipal Padre Agobar Valença, Ranser Alexandre Gomes, São Camilo, Dom Mário, Silvino Almeida de Oliveira, José Brasileiro Vila Nova, Mário Matos, Artur Brasiliense Maia, João Pessoa, Antonio Gonçalves Dias – CAIC, Jaime Luna, São Francisco de Assis, Letácio Brito Pessoa e Amélia Maria Cordeiro de Melo Tavares. Cada Escola recebe seis tipos de atividades, entre acompanhamento pedagógico, este de forma obrigatória e as demais divididas entre esporte, lazer, prevenção e promoção a saúde.

Congresso Brasileiro da Palma já tem data e local definido

O 2º Congresso Brasileiro de Palma e outras Cactáceas que este ano acontecerá em Pernambuco, será realizado entre os dias 24 e 27 de outubro, no Centro de Convenções do Hotel Tavares Correia na cidade de Garanhuns localizada no agreste meridional, região serrana do Estado e a 220 km de Recife.

Comissão Organizadora do Congresso.

Para organizar o 2º Congresso Brasileiro da Palma e outras Cactáceas foi instituída uma comissão formada pelos seguintes membros:

Dr. Airon Melo - Professor e Vice-Diretor da Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Dr. Djalma Cordeiro - Pesquisador do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, Especialista em Palma.

Dr. Marlos Duarte - Coordenador do Gabinete da Palma, Especialista em Associativismo e Cooperativismo.

Dr. Warner Silva - Diretor da Associação dos Criadores de Pernambuco – ACP.

Dr. Nivaldo Azevedo - Diretor da Clinica de Bovinos de Garanhuns

GABINETE DA PALMA promove reunião em Lajedo

O município de Lajedo será a sede da próxima reunião do GABINETE DA PALMA que acontecerá no Centro de Treinamento na Rua Duque de Caxias com inicio previsto para as 9:00 horas da quinta-feira dia 12 de maio.

Na oportunidade o Dr. Djalma Cordeiro fará uma “Prestação de Conta” das folhas de Palma distribuídas no inicio deste ano com os produtores pernambucanos e o planejamento da distribuição da segunda etapa da Palma Orelha de Elefante mexicana.

O Zootecnista Marlos Duarte falará sobre o trabalho e a distribuição de mudas da Sementeira Municipal  de Caetés.

O Professor Airon Melo fará uma explanação das ações desenvolvidas para a realização do 2º Congresso Brasileiro da Palma e outras Cactáceas que acontecerá entre os dias 24 e 27 de outubro no Centro de Convenções do Hotel Tavares Correia em Garanhuns.

O GABINETE DA PALMA está convidando todos e todas, produtores, produtoras, técnicos e técnicas agropecuárias, Veterinários, Agrônomos e Zootecnistas, funcionários do IPA, da ADAGRO, ProRural e de instituições privadas, Sindicatos e Cooperativas de Lajedo e região para participarem do encontro.

Sivaldo denuncia situação do PSF da Vila do Quartel


Tá no blog do vereador Sivaldo.
.
Há algumas semanas, o Posto de Saúde (PSF) localizado na Vila do Quartel está com o fornecimento de água suspenso por falta de pagamento, prejudicando o funcionamento daquela unidade de saúde.

Segundo informações de funcionários do referido posto, a falta de água tem prejudicado o atendimento a população, principalmente a parte de odontologia, pois os médicos dentistas têm encontrado dificuldades para realizar suas funções e atender com qualidade a população que necessitam desse tipo de atendimento.

Outro fator mais grave ainda que chame atenção, é que neste mesmo posto existe um chafariz que está interditado pela vigilância sanitária que proíbe consumo daquela água, mas o Posto de saúde está utilizando daquela água do chafariz para atender as suas necessidades, então como a vigilância diz que a água esta contaminada e o pessoal do Posto de Saúde utilizam?

O Vereador Sivaldo Albino há meses atrás levou até a comunidade uma bioquímica para realizar o exame na água, e após o exame foi constatado que a mesma não apresentava qualquer contaminação, apenas foi recomendada pela bioquímica que a caixa do chafariz fosse totalmente limpa, higienizada e que fosse feito alguns reparos na parte do rejunto da cerâmica existente dentro da caixa, coisa que foi feito pelos moradores e custeado o material pelo Vereador Sivaldo Albino. Após ter sido feito, Sivaldo solicitou através de requerimento e oficio a Secretária de Saúde e Vigilância sanitária uma nova análise de forma oficial para que a população voltasse a ter a água do Chafariz liberada para o consumo, coisa que até o momento a vigilância sanitária não fez, e agora o Posto de Saúde utiliza da água que até o momento a vigilância sanitária ainda não liberou.

Essa denúncia nos chegou a semana passada e nossa equipe esteve no local para apurar e comprovou a veracidade da mesma. Diante de tais gravidades, é necessário explicações por parte da Prefeitura Municipal, na pessoa do Prefeito Luiz Carlos e da Secretária de Saúde na pessoa do Secretário Júlio César, pois da maneira que está não pode ficar, precisa ser resolvido de forma urgente.

“Eu particularmente vou cobrar e se preciso denunciar ao Ministério Público”, frisa o Vereador Sivaldo Albino.

Chuvas voltam a causar estragos em cidades pernambucanas e alagoanas. Itaquitinga foi atingida


Itaquitinga foi fortemente castigada pelas chuvas que caem desde do dia 1º de Maio, as precipitações pluviométricas da cidade estão muito alem das ultimas medias históricas.

Casas desabaram deixando desabrigados, e a defesa civil da cidade trabalha na identificação de novas casas em risco para a remoção das pessoas.

Cerca de 14 casas desabaram na Chã do Fogo, e existem aproximadamente 30 com alto risco, para isso o Prefeito Dr. Geovani se reuniu pessoalmente com cada pessoa afetada, para diminuir o sofrimento dessas familias.

Ficou acertado que provisoriamente essas familia vão ser removidas para o prédio do CAIC, numa ação de emergência, posteriormente será fornecido um auxilio aluguel a estas familias, e as casas condenadas serão demolidas.

CONFIRA A NOTA OFICIAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAQUITINGA

A Prefeitura de Itaquitinga anunciou medidas para os cerca de 80 desabrigados por causa da chuva, que serão alojados no CAIC.

Além disso, a prefeitura disse que os desabrigados vão receber um auxílio aluguel. Esse benefício será mantido por seis meses, com a possibilidade de ser prorrogado, até que sejam concluídos programas de moradias populares.

Confira a nota da prefeitura na íntegra

A Prefeitura de Itaquitinga lamenta os acidentes ocorridos na noite desta segunda feira (2) na Chã do Fogo, bairro de nossa cidade, e informa que prestará todo o suporte às vítimas das chuvas que atingiram o município nos últimos dias.

Logo após a reunião realizada na Ação Social da cidade, o Prefeito Dr. Geovani anunciou que, em razão ao aumento do volume da chuva registrado na última madrugada – considerado recorde para o período –, é necessário acelerar o processo de remoção das famílias, que já vinha sendo realizado. Para isso ocorrerá a interdição das moradias consideradas em situação de risco iminente na chã do Fogo.

A Prefeitura determinou a interdição das moradias e fará a remoção das famílias que estão em locais de riscos, nesses bairros, provisoriamente para o CAIC. Outra medida anunciada pelo prefeito foi a criação de uma auxílio aluguel para as famílias removidas. Para definir o valor do auxílio aluguel, a Prefeitura já iniciou uma pesquisa para verificar os preços praticados. O benefício será mantido por seis meses, com a possibilidade de ser prorrogado, até que sejam concluídos os projetos de construção de moradias realizados pela Prefeitura

STF deve reconhecer hoje a união homossexual

Duas pessoas vivem juntas, amam-se e constroem um patrimônio. Uma morre e a outra perde tudo, desamparada pelo estado dos seus direitos, no momento em que está também sofrendo a dor da perda da pessoa companheira. Detalhe: Elas têm o mesmo sexo.

Está na pauta do dia para o Supremo Tribunal Federal discutir hoje essa questão. A menos que não haja pedido de vista, o STF deve aceitar hoje por unanimidade de seus ministros, ou grande maioria, o reconhecimento da união de pessoas do mesmo sexo.

A discussão e posterior decisão estará restrita à relação patrimonial, não será colocada na mesa temas como casamento e adoção, embora sejam correlatos.

A decisão é uma grande conquista para a comunidade GLBT brasileira.

Criatividade no twitter



Vejam só essa tirada de um cara no twitter:

"Parece final de filme. O Papa virou santo. O vilão (Bin Laden) morreu e o príncipe casou com a plebeia."

Siga-nos:
@ronaldovox

Agora você pode interagir ainda mais com o blog. Ao lado da opção de comentários tem vários "botões" para twitter, facebook, orkut, etc.

Pernambuco e Alagoas revivem o drama das enchentes quase um ano depois


Onze meses após a maior enchente da história de Alagoas e Pernambuco, cidades dos dois Estados voltaram a viver, nesta terça-feira (3), o drama das cheias. Ao todo 40 cidades foram afetadas e mais de 18 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas. Diversas cidades estão sem energia elétrica e fornecimento de água. Desde a última sexta-feira, três pessoas já morreram: uma em Alagoas e duas em Pernambuco.

Entre as cidades atingidas esta semana, seis delas haviam decretado calamidade pública em junho de 2010 pelo mesmo motivo: Jacuípe (AL), Barreiros, Catende, Maraial, Palmares e Primavera (todas em PE). Além delas, outras nove cidades (sete em Pernambuco e duas em Alagoas) que decretaram emergência em 2010 estão na lista das atingidas agora.

Além das cidades alagadas, a principal rodovia que liga os dois Estados, a BR-101, está interditada desde o início da manhã por conta das enchentes. Para piorar, a Polícia Rodoviária Federal informou nesta tarde que a cabeceira de uma ponte cedeu em Xexéu e o tráfego no local está suspenso por tempo indeterminado. O acesso entre os dois Estados está sendo desviado pela AL-101 e BR-104.

Pernambuco registra o maior número de cidades afetadas: 30. Segundo boletim da Defesa Civil, emitido no início da noite desta terça-feira, 943 famílias estão desabrigadas e 2.559, desalojadas –o que significa cerca de 14 mil pessoas fora de suas casas. Segundo o órgão, até o momento, nenhuma cidade decretou oficialmente emergência ou calamidade pública, embora prefeituras como a de Água Preta, Catende, Limoeiro e Barreiros tenham anunciado decretos –ainda não reconhecidos pelo órgão estadual.

O município mais atingido é Barreiros, onde 920 famílias foram tiradas de casa por conta da cheia do rio Una. A Defesa Civil municipal retirou centenas de famílias durante todo dia, e as levou para locais seguros.A cidade está sem energia, assim como Catende, Palmares, Ribeirão e Rio Formoso.

Segundo a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), o fornecimento foi cortado por conta do risco de descargas elétricas. Técnicos e engenheiros percorrem as áreas atingidas para tentar restabelecer o fornecimento de energia. A companhia orientou que os imóveis que foram invadidos pelas águas devem passar por uma avaliação antes de os moradores religarem qualquer aparelho na rede elétrica.

O rio Una subiu cerca de seis metros no município de Palmares. A Defesa Civil Municipal registrou 13 deslizamentos de barreira. O comércio fechou as portas e várias lojas transferiram seus estoques para locais distantes do rio. O alagamento tomou conta também das ruas próximas à 26ª Vara da Justiça Federal, que suspendeu o atendimento.

Já em Água Preta, a prefeitura informou que mais de 9.000 pessoas foram atingidas e dez ficaram feridas. Oito bairros, entre eles o centro, estão alagados. Vários assentamentos da zona rural foram atingidos, e os acessos à zona urbana estão interditados.

No município de Catende, o nível de água rios aumentou mais de cinco metros e inundou dezenas de ruas. A ponte que liga o centro ao bairro do Matadouro desabou. Os bairros de Caixa e Canaã são os mais atingidos.

Estragos em Alagoas

Em Alagoas, segundo a Associação dos Municípios, nove cidades decretaram emergência: Japaratinga, Jacuípe, Colônia Leopoldina, Jundiá, Novo Lino, São Luis do Quitunde, São Miguel dos Milagres, Campestre e Porto de Pedras.

Segundo boletim das 20h da Defesa Civil Estadual, já são 3.957 desalojados e 764 desabrigados em 10 cidades atingidas. O maior número de vítimas está em São Luis do Quitunde, onde 2.490 pessoas tiveram as casas destruídas na última semana. Ainda segundo o órgão, cinco municípios estão sem água potável e quatro, sem energia elétrica.

Nesta terça-feira, a cidade de Jacuípe foi 70% coberta pelas águas do rio Jacuípe, que subiu mais 5 metros e inundou centenas de casas. A cidade está ilhada, sem água potável e sem energia elétrica. Segundo o município, a cheia de 2011 já supera a de junho do ano passado, quando o município decretou calamidade pública. No município vizinho de Colônias Leopoldina, a situação também é crítica, já que rio inundou três bairros.

Em Japaratinga, o rio Copaoba transbordou e invadiu casas e lojas do centro. Segundo a prefeitura, foram mais de 15 horas de chuva que deixaram 165 casas danificadas e 35 destruídas.

Tragédia em 2010

Em 2010, as enchentes em Alagoas afetaram 29 municípios, deixando 15 deles em estado de calamidade pública e quatro em situação de emergência. Segundo a Defesa Civil Estadual, 27 pessoas morreram, 27.757 ficaram desabrigadas e 44.504, desalojadas, além de um total de 18.823 casas destruídas ou danificadas.

Já em Pernambuco, os alagamentos atingiram 68 municípios, deixando 11 deles em estado de calamidade pública e 30 em situação de emergência. Ao todo 14.136 casas foram destruídas ou danificadas. Vinte pessoas morreram, 26.966 ficaram desabrigadas e 55.643 ficaram desalojadas

Aliny Gama e Carlos Madeiro Especial para o UOL Notícias

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.