terça-feira, 10 de maio de 2011

As peças começam a se mover visando a eleição de prefeito

Quem quiser ser candidato precisa estar filiado um ano antes da eleição, portanto, vamos estipular um prazo aí para setembro. É natural, não existe campanha política sem partidos e seus candidatos.

Portanto os agentes políticos precisam definir seus caminhos. Quem tem cargo eletivo se mudar de partido perde o mandato, a menos que vá para o PSD, o partido do Kassab.

Dos 300 candidatos a prefeito que tem Garanhuns, uma boa parcela está sem partido ou não tem domicílio eleitoral na cidade, aliás, tem novidades nesta área. Mas conto depois.

Esta semana um amigo me perguntou se Alexandre Marinho e Márcio Quirino se filiaram ao PSB, sinceramente não sei. Ouvi dizer que Márcio estaria se decidindo, e Alexandre não tem participado dos foruns promovidos pelo partido, embora tenha escrito no início do ano um belo artigo mostrando as qualidades de Ivan Rodrigues, quando foi levantada sua candidatura por pessoas ligadas ao partido do governador.

Adolfo Lopes vive um momento de definição. Conversando com ele percebemos que o empresário gostaria que aparecesse um nome em condições reais de administrar o município. Se não, pode até disputar novamente.

Tem ainda os nomes ligados ao prefeito Luiz Carlos, como Dimas e Júlio César.

O PSD de André de Paula está batendo na porta de algumas pessoas em Garanhuns, e tem gente jurando que o partido já entra com candidato a prefeito, que pode ser Almir Penaforte, ou...

Sivaldo tem o PPS para disputar a cadeira de Luiz Carlos, aliás, este foi um pedido expresso do próprio Raul Jungmann, que buscará lançar o máximo de candidaturas no estado em busca do crescimento da legenda. E Garanhuns teria papel importante nesta retomada.

Jungmann aposta que pode chegar ao segundo turno da eleição na capital, e cá pra nós, quem chegar lá contra João da Costa, com a atual aprovação do prefeito, pode realmente vencer a eleição. Jungmann ou qualquer outro que chegue fortalecido no mata-mata.

Paulo Camelo deve ser novamente candidato a prefeito, embora algumas pessoas expressem a vontade de vê-lo vereador, para colocar pimenta nas discussões na Câmara.

E tem as três peças chaves do xadrez... Izaías, Zé da Luz e Silvino.

Perguntinha: Zé da Luz tem o domínio do PSB em Garanhuns a ponto de voltar ao partido quando quiser e ser o candidato a prefeito? Se tiver, então pra que alimentar outra possibilidades??? Nomes como os citados Alexandre, Márcio Quirino ou Pedro Falcão poderiam defender a bandeira do governador em Garanhuns, mas... e esta sombra de Zé da Luz?

Outra coisa, será possível colocar no mesmo palanque Zé da Luz e Izaías??? Aparentemente não, mas... E se a ordem vier de cima??

E finalizando.. Se for Ferro, todos abrem caminho, ou teremos uma campanha plural? A assessoria do deputado federal deixa claro que o homem é candidato sim!

É.. pode ser... Mas ainda tem muita água pra rolar...

Escolas da rede estadual param nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (11) não haverá aulas nas escolas da rede estadual. O motivo é uma paralisação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), para marcar a Semana de Mobilização pela Educação. O movimento acontecerá em todo o País e tem como objetivo cobrar de parlamentares a aprovação, ainda em 2011, do Plano Nacional de Educação (PNE).

Aluno do Diocesano fica em 1º lugar em simulado nacional

O Diocesano de Garanhuns tem, mais uma vez, projeção em âmbito nacional, através do seu aluno Igor Guedes de Freitas Almeida (foto).

Com a parceria firmada entre o COC – Sistema de Ensino e o Colégio um dos itens que são favoráveis ao crescimento individual do estudante é a Avaliação Nacional. Os alunos do 3º Ano do Ensino Médio têm, por ano, oito possibilidades de testar seu aprendizado através das Avaliações e dos Simulados Nacionais. Em março foi aplicado o 1º Simulado Nacional, em que alunos de todo o Sistema de Ensino participam. O resultado foi divulgado no dia 15 de abril, e Igor Guedes, aluno do Gigante da Praça da Bandeira, obteve o melhor desempenho entre os estudantes da mesma série, em todo o Brasil, com extraordinária média superior aos 98 pontos, num total de 100.

Projeto propõe Gestão Democrática nas Escolas Municipais


A Secretaria de Educação de Garanhuns formatou um Projeto de Lei que institui o funcionamento de Conselhos Escolares em todas as instituições da Rede Municipal de Ensino. O Projeto deve ser encaminhado pela Prefeitura de Garanhuns à Câmara de Vereadores do Município ainda neste mês de maio.

O Conselho Escolar é um órgão colegiado composto por representantes das comunidades escolar e local, com função deliberativa, consultiva, fiscalizadora e mobilizadora. O objetivo é garantir a gestão democrática da escola; zelar pela qualidade da educação; garantir a articulação da escola com a comunidade; acompanhar e fiscalizar os trabalhos; divulgar ações; manter articulação com a Secretaria Municipal de Educação visando assegurar as condições necessárias ao funcionamento adequado da escola; e propor adequações às metas estabelecidas pela Secretaria Municipal de Educação a realidade da escola.

O Colegiado é composto por representantes das comunidades escolar e local como: gestores, professores, pais ou responsáveis, estudantes a partir dos 12 anos de idade, e membros de entidades representativas. Todos eles escolhidos mediante eleição. A intenção é possibilitar a participação da comunidade nas questões da escola.

De acordo com a secretária de Educação de Garanhuns, Edilele Vilaça, todas as escolas da Rede Municipal de Ensino terão que ter um Conselho representativo formado até o fim de2011. “Atualmente o Município conta com 22 Conselhos Escolares, e a elaboração da PL surgiu da necessidade de uma regulamentação específica para esse tipo de atividade, já que além de criar novos Conselhos nós também queremos fortalecer os já existentes. A gestão democrática hoje é muito importante nas escolas, de acordo com o exercício legal da educação, por isso é necessário que cada unidade de ensino tenha seu conselho escolar, contemplando assim as 60 unidades escolares e sete creches conveniadas a Rede Municipal”, registra a secretária.

A criação de Conselhos Escolares está prevista na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Nacional, nos seus artigos 3º e 14º. Para coordenar o processo e orientar os docentes, foi criado o Grupo de Articulação dos Conselhos Escolares do Município de Garanhuns formado por técnicos da Secretaria de Educação e membros do Conselho Municipal de Educação.

O Projeto elaborado encontra-se nos ajustes finais antes de ser entregue ao Prefeito Luiz Carlos, que deve apreciá-lo e posteriormente encaminhar o documento a Câmara de Vereadores. “Esperamos que o mais breve possível tenhamos os Conselhos Escolares normatizados”, declarou a secretária de Educação Edilene Vilaça.

Aventura na ladeira do barro vermelho, entre Garanhuns e Palmeirina



Ladeira do barro vermelho próximo ao povoado Cavaco, Flavinho bagaceira , Filype Lama, Rafinha cross, Juliana ferro, Gustavo panela de pressão, Jaiminho do posto e Mône....

Vale conferir os trilheiros!

I CONJURIS acontece na AESGA

Clique na imagem para ampliar.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.