quinta-feira, 12 de maio de 2011

Acontece em Garanhuns Forum sobre AIDS e Mídia

Campanha Contra a Aftosa é realizada em Garanhuns

A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Agricultura, chama a atenção dos agropecuaristas quanto a Campanha de Vacinação contra a febre Aftosa, que acontece no período de 1º a 31 de maio. A orientação da Secretaria é que todos os agricultores e pecuaristas vacinem seu rebanho bovino durante esse período, para evitar que a doença volte ao Estado.

A Aftosa é uma doença infecto-contagiosa, que pode contaminar o homem, e acarreta prejuízos financeiros ao criador, uma vez que as capacidades fisiológicas de crescimento, engorda e produção de leite, são prejudicadas. O animal afetado apresenta febre alta, pequenas vesículas na mucosa da boca, bem como na laringe, narinas e na pele que circunda os cascos. O rompimento dessas vesículas se transformam em feridas, que fazem o animal mancar.

Doente o animal também deixa de comer e emagrece rapidamente. A morte de forma aguda, por meio de miocardite, pode ocorrer especialmente em animais novos como os bezerros. Em decorrência dessa gravidade, a obrigatoriedade da vacinação se faz necessário. A Secretaria de Agricultura vem dando suporte aqueles agropecuaristas que necessitarem de pistola para a vacinação do seu rebanho, além de prestar informações quanto a Aftosa.
O agropecuarista deverá ir a uma farmácia veterinária credenciada e adquirir a vacina. Após essa aquisição, são dados 15 dias para que a nota fiscal seja levada a ADAGRO, e então seja feito o registro no cadastro do agricultor. A vacinação é obrigatória e o agropecuarista que não cumprir essa determinação, sofrerá multa que pode variar de 60 a 2 mil reais, de acordo a incidência.

“Nosso objetivo quanto à campanha é atingir 95% do rebanho bovino vacinado e contribuir para que o Estado se torne território livre com vacinação. “Com isso, a venda de produtos derivados desses animais como a carne, o leite, bem como o próprio animal, será impulsionada e poderá ser ampliada para outros estados”, adiantou o Secretário de Agricultura, Rafael Lima.

Hercinho agradece


Não poderia embarcar no “Geléia”, sem antes agradecer a TODOS os internautas pelos votos, e especialmente ao carinho da galera de Garanhuns e de todos vocês que acompanham o blog do Ronaldo César.

É hora de decolar rumo a uma nova etapa, e se Deus quiser, nos vemos na telinha do multishow.

BJS,

Hercinho.
.
Agora comigo: O garanhuense começa sua trajetória no programa Geleia do Rock, do Canal Multishow. A gente deseja toda sorte ao rapaz, e vamos continuar torcendo juntos, todos os blogueiros e leitores, seus amigos e familiares, garanhuenses e pernambucanos! O sucesso virá da soma de amizades que Hercinho puder somar.



RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.