segunda-feira, 16 de maio de 2011

O artigo do Heitor Scalambrini

O professor da Universidade Federal, Heitor Scalambrini, físico e mestre em energia solar, brinda-nos com um artigo especial para o nosso blog e que será republicado também na próxima edição do jornal FOLHAVOX, que sairá esta semana.

O artigo trata da Energia Suja em Pernambuco, e estará aqui no blog nesta terça-feira.

Para a comunidade acadêmica, e aos interessados no assunto, principalmente depois de toda a discussão sobre energia nuclear no estado, um especial chamado para ler o artigo do Dr. Heitor.
.

Garanhuns realiza Campanha de Coleta Seletiva

Objetivando melhorar o meio ambiente e visando a adequação à Lei nº 12.305 de 2010, que responsabiliza os Municípios no trato com o lixo, determinando que apenas 20% do que for coletado seja colocado em seus aterros, uma vez que 80% dele é reciclável, a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria Meio Ambiente, em parceria com a Empresa de Coleta de Lixo - LOCAR, realizará uma Campanha de Coleta Seletiva a partir do próximo dia 1º de junho, em todo o Município.
A Campanha será disseminada por meio de panfletos distribuídos nas residências; carro de som e inserções em emissoras de rádio. A mensagem contida nesses veículos orienta como se deve fazer a coleta seletiva; o que separar; quais os dias e bairros em que será realizada a coleta, dentre outros. Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Rafael Lima, os cidadãos deverão separar todo o lixo seco como: plástico, vidro, papel, dentre outros, e colocá-lo em reservatório separado.

Em dia de coleta no seu bairro, o cidadão deverá colocá-lo em frente a sua casa para que o carro da LOCAR possa coletar o lixo. Um dia por semana o carro irá passar em cada bairro. Às Segundas-feiras a coleta será feita nos bairros Heliópolis e Centro; às Terças-feiras, será realizada no bairro José Maria Dourado (Brahma), Dom Thiago Póstma e São José; às Quartas-feiras, acontecerá no Aluísio Pinto, Boa Vista e Francisco Figueira (Cohab 2); já às Quintas-feiras, a ação acontece no Indiano, Cohab 1, Parque Fênix, Jardim Petrópolis e Vilas do Quartel e Lacerdópolis; e às Sextas-feiras, as coletas serão realizadas no bairro Dom Hélder Câmara (Cohab 3), Brasília e Magano.

Com a colaboração da população, todo o material coletado será levado à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis e destinado às pessoas que realizam a separação do referido material, para um destino final. Com isso, haverá um aumento em suas rendas.
O que não poderá ser reciclado como fraldas, absorventes, restos de comida e papel higiênico, continuarão sendo recolhidos normalmente, em conjunto com as Lâmpadas fluorescentes, baterias, pilhas e pneus, que deverão estar separados em outros reservatórios.
O óleo de cozinha, oriundo de frituras, poderá ser reutilizado como matéria prima para a confecção de outros produtos, como o sabão. Em Garanhuns, a entrega desse material é feita na Compesa e na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, bem como na sede da Fábrica de Sabão, localizada na comunidade de Manoel Chéu, no bairro do Magano.

Nova agência do Bradesco em Garanhuns

Tá no blog do Saullo Paes.
.
Depois de muitas especulações sobre onde seria o novo endereço da segunda agência do banco Bradesco, ficamos sabendo em primeira mão que o local finalmente escolhido foi a Avenida Rui Barbosa, ao lado da Hit Academia e com esquina da rádio Jornal do Commercio. Soubemos também que fica pronto nesses próximos meses, pois a construção será feita em tempo recorde. Cá entre nós, mais um banco que gerará novos empregos e trará oportunidades para os garanhuenses.
.
Agora comigo: A Av. Rui Barbosa já conta com as agências da Caixa e do Banco do Brasil.  Agora vem aí a agência do Bradesco. E tenho informações, ainda extra-oficiais, que o Santander também estará se instalando na Avenida.
É a atividade financeira que chega ao bairro nobre da cidade criando um novo núcleo comercial com pujança. É fato também que a Av. Duque de Caxias está também transformada e tem vida própria comercial, com vários segmentos que permitem as pessoas viver no em torno de farmácias, supermercados, lojas de departamentos, feira, etc.
A Av. Capitão Pedro Rodrigues também está em plena expansão neste sentido. Bonito de ver as pessoas investindo e crescendo comercialmente, descentralizando o desenvolvimento da cidade.

Ações da CDL que visam o desenvolvimento do Comércio de Garanhuns

Fazendo parte da programação da CDL Garanhuns, que neste ano, entre os seus objetivos traçados pela sua Diretoria representada por Fernando do Couto Soares, está a missão de informar, e capacitar os seus associados. Aconteceu na noite da última quinta-feira 12, mais um evento que contou com duas palestras:



1ª – Automação Comercial para Atender às Novas Exigências Fiscais
Palestrante: Fernando Luna – Agente autorizado na instalação das máquinas de nota fiscal eletrônica, que falou sobre vários assuntos importantantes nestes dias de mudanças e exigências fiscais qua o comeércio terá que se adaptar.

2ª – Como Organizar a Sua Empresa com o Uso da Informática
Palestrante: Raimundo Barreto – Consultor em informática e Gestão que mostrou a necessidade das empresas estarem automatizadas para poder sobreviver às novas egigências da Secretaria da Fazenda.

Próxima Palestra
Nesta sexta-feira, 20 de maio, acontecerá outra palestra de grande porte que, por sua importância, será realizada no Fórum localizado na Av. Rui Barbosa às 19h30. A palestra será proferida pelo Secretário de Políticas Econômicas do Banco Central, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo que virá de Brasília para brindar os empresários e autoridades da região com esclarecimentos de alto nível.

O tema da palestra será:
“O Brasil no Cenário Mundial, Pernambuco no Cenário Nacional e Garanhuns no Cenário Pernambucano”



Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo


Formação acadêmica:

Doutor em Economia (2000, Escola de Pós-Graduação em Economia, da Fundação Getulio Vargas – EPGE/FGV).
Mestre em Economia (1997, Escola de Pós-Graduação em Economia, da Fundação Getulio Vargas – EPGE/FGV).
Engenheiro Civil (1989, Universidade Federal do Ceará – UFC).

Função atual:
Diretor de Política Econômica, desde março de 2010.
Funções exercidas anteriormente:
Diretor de Assuntos Internacionais (26 de fevereiro a 27 de abril de 2010).
Chefe do Departamento de Estudos e Pesquisas do Banco Central do Brasil (2006 – 2010).
Chefe Adjunto do Departamento de Estudos e Pesquisas do Banco Central do Brasil (2005 – 2006).
Consultor do Departamento de Estudos e Pesquisas do Banco Central do Brasil (2001 – 2005).
Chefe da Mesa de Operações no Departamento de Operações do Mercado Aberto do Banco Central do Brasil (2000 – 2001).
Analista na Secretaria do Tesouro Nacional – STN (1990 – 1992).
Analista no Banco do Estado do Ceará S.A. (1984 – 1990).

Outras atividades:

Professor de Macroeconomia, em cursos de pós-graduação lato sensu e em cursos de graduação na Fundação Getúlio Vargas – RJ (2003/2004).
Professor de Macroeconomia, em cursos de graduação no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC-RJ (2001/2002).
 
ATENÇÃO:
Uma oportunidade dessa não poderá ser desperdiçada e os interessados devem confirmar presença com urgência, ligando para a CDL, 87 – 3762 7181.

1º Fórum de Tecnologia da Informação será realizado na AESGA

A Cidade das Flores estará realizando, nos dias 25 e 26 de maio, o 1º Fórum Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação do Agreste Meridional, que acontece no Auditório da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA, nos horários das 19 às 22 horas. Trata-se de uma ação do SEBRAE Pernambuco, Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, UFRPE, UPE, IFPE e AESGA.
Apresentando como temática o “Empreendedorismo em tecnologia da informação e comunicação, como agente de desenvolvimento do Agreste Meridional” o Fórum objetiva reunir estudantes e profissionais da área da Ciência da Computação e de Informática, para debater oportunidades de negócio no município de Garanhuns e região do Agreste Meridional.
Na oportunidade, serão realizadas palestras sobre Tendências, aplicações e oportunidades de negócios, com apresentação de cases como Joy Street; MobiClub e Mesa redonda; bem como o uso das redes sociais nos pequenos negócios, que contarão com cases da Orygens.com, CITI – Centro Integrado de Tecnologia da Informação (Empresa Júnior UFPE) e Projeto Células Empreendedoras.

O 1º Fórum Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação do Agreste Meridional ainda conta com o apoio da CDL Garanhuns, CDL Jovem, CRA/ PE e Fecomércio. As inscrições devem ser realizadas por meio do site: www.forumtcigaranhuns.com.br.

* Fonte: Secretaria de Comunicação Social

PROGRAMAÇÃO:

* 25/ 05 - QUARTA-FEIRA:
19h – Solenidade de Abertura
19h15min – Palestra: TIC – Tendências, aplicações e oportunidades de negócios. Palestrante: Jones Albuquerque – Professor da UFRPE, Unidade de Pesquisa do CESAR Recife.
20h15min – Apresentação do Case Joy Street.
20h45min – Apresentação do Case: Mobiclub.
21h15min – Mesa redonda.
22h – Encerramento.

* 26/ 05 - QUINTA-FEIRA:
19h - Abertura
19h – Palestra: O Uso das redes sociais no pequenos negócios. Palestrante: Viviane Vilela Souza – Analista Técnica do Sebrae Nacional.
20h – Apresentação do Case: Orygens.com
20h30min – Apresentação do Case CITI – Centro Integrado de Tecnologia da Informação (Empresa Júnior UFPE)
21h – Apresentação do Case Projeto Células Empreendedoras
21h30min – Mesa redonda
22h – Encerramento.

O e-mail do Josenilson que mora no Rio Grande do Sul

BOA TARDE AMIGO RONALDO!

ACHEI SEU BLOG, QUANDO PROCURAVA NOTÍCIAS SOBRE O NOSSO 7 DE SETEMBRO ESPORTE CLUBE, DO QUAL SOU TORCEDOR FANÁTICO.

ME CHAMOU ATENÇÃO QUANDO VC ESCREVEU QUE FOI CRIANÇA NA VILA DO QUARTEL E QUE IA AO 71 BI, EM DATAS FESTIVAS.

EU TAMBÉM SOU FILHO DA AMADA CIDADE DE GARANHUNS, MOREI NA VILA DO QUARTEL E ESTUDEI, TODO MEU 1º E 2º GRAUS NA ESCOLA DUQUE DE CAXIAS, NA VILA DO QUARTEL.

SOU FILHO DO SGT LEITE E EUNICE, IRMÃO DE NILTON, JÓ E NILDSON.

HOJE SOU OFICIAL DO EXÉRCITO BRASILEIRO, DA ARMA DE ENGENHARIA, CASADO COM ANA CRISTINA E COM QUEM TENHO UM FILHO DE 6 ANOS, MATEUS.

MORO ATUALMENTE EM SANTA MARIA-RS, MORRO DE SAUDADE DA NOSSA TERRA, JOGUEI MUITO FUTEBOL NAQUELE CAMPINHO DE TERRA, DA VILA DO QUARTEL.

PEÇO QUE, SE GOSTAR, DIVULGUE NO SEU BLOG UM VERSINHO QUE EU FIZ SOBRE NOSSA TERRA.

ORIGEM DO "GARANHUNS"

EU NÃO MORO EM RESENDE E NÃO VIVO NO PARÁ
SOU DE UMA CIDADE BOA
ONDE O NORDESTE GAROA
E TINHA MUITO "GUARÁ".

POSSO FALAR PARA TODOS
OU APENAS PARA ALGUNS
QUE A OUTRA PARTE DO NOME
POR PESQUISA FOI "ANUNS".

JUNTANDO ESSAS PALAVRAS
POR MEIO DE AGLUTINAÇÃO
SURGE O NOME DA CIDADE
QUE TRAGO NO CORAÇÃO

É DELA QUE SEMPRE FALO
COM MUITO ORGULHO PRA UNS
POIS TEM ÁGUAS CRISTALINAS
ESTÁ NAS SETE COLINAS
E SE CHAMA GARANHUNS.

JOSENILSON FERREIRA LEITE.
.
Agora comigo: Josenilson, você é neste instante o exato exemplo da saudade que sente quem está longe de nossa cidade. Um abraço!

Santa Cruz, a vitória do povão!


O Santa Cruz é povo, inclusive dentro de campo. Foi assim durante todo o campeonato, humilde, participativo, unido e perseverante. Foi o conjunto do Santa que venceu a força individual dos elencos alvirrubro e rubronegro. De coadjuvante a grande campeão, o exemplo dado pelo tricolor reverbera todo o estado, nas homenagens que o time tem recebido. Um time sem estrelas, sem holofotes, sem polêmicas, mas com entusiasmo e objetivo.

O time do povo!

Estivemos no Arruda neste domingo histórico, fomos (eu e Sonita) mais duas vozes no meio da multidão, irmanados ao time de guerreiros que mostrou os brios pernambucanos nesta nova batalha.

Que este momento marque a Ressurreição Tricolor.

Voltarei a falar sobre esta conquista, pois agora somente as desculpas por não ter postado desde a manhã do domingo, quando já estávamos nos arredores do Mundão do Arruda!

Uma grande festa, uma grande conquista! Recife está em três cores, os carros, as casas, as bandeiras estendidas nas sacadas dos apartamentos! As camisas espalhadas por toda a cidade!

A enorme torcida tricolor de Garanhuns também está estusiasmada com o título merecido do melhor time do campeonato!

Valeu, Santinha! VALEU COBRA CORAL!

Imagem: CoralNet

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.