GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

UNOPAR GARANHUNS

UNOPAR GARANHUNS
CLIQUE NA IMAGEM

POUSADA DA PAIXÃO - CLIQUE E CONHEÇA!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Compesa apresentará plano socioambiental da Adutora do Agreste em Garanhuns e Arcoverde

A Compesa apresentará nesta manhã de quarta-feira, 18, em Garanhuns, o projeto da Adutora do Agreste, que em dois anos deve dobrar o fornecimento de água para 68 municípios do Agreste e do Sertão do Estado. Dividida em quatro etapas, a implementação da infraestrutura, que inclui 1,1 mil quilômetros, de adutora, uma barragem, uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e seis estações elevatórias, vai custar cerca de R$ 2 bilhões, beneficiando as cidades pelos próximos 30 anos. Na sexta-feira (20), o projeto será apresentado em Arcoverde.

O diretor de Controle Operacional da companhia, Rômulo Aurélio Souza, destacou que a apresentação do projeto está sendo feita nas cidades-polos em todo o percurso da água, que será retirada do rio São Francisco, armazenada em uma barragem no município de Poção e de lá distribuída as outras cidades.

“O objetivo dessa reunião é explicar o projeto aos prefeitos e o plano de educação socio­ambiental”, relatou Rômulo.

De acordo com o projeto, a adutora vai aumentar a produção de água da região dos atuais 3,8 mil litros para 7,8 mil litros por segundo. Ainda segundo o diretor, to­das as apresentações estão sendo feitas por etapas, para que as cidades tenham influência na implementação dos trechos que afetam a população. “Ao todo, serão quatro etapas que vão ser executadas até abril de 2012. A primeira parte do trabalho, que são a ETA, a barragem e o sistema de água dos municípios próximos a Arcoverde, está prevista para ser entregue até o fim de maio”, assegurou.

Município polo : Garanhuns

DIA 18/05/011 - HORA: 08:30

Local: Auditório da CODEAM (COMISSÃO DE DESENOLVIMENTO DO AGRESTE MERIDIONAL)
RUA:CAPITÃO PEDRO RODRIGUES, nº 920, BAIRRO MAGANO - GARANHUNS-PE

Município polo: Arcoverde


DIA 20/05/2011 HORA: 08:30
Local:Auditório da AESA (Faculdade de Arcoverde)

Colégio Santa Joana D´Arc promove jogos internos



Aconteceu nesta terça-feira a solenidade de abertura dos XIV Jogos Internos do Colégio Santa Joana D’Arc , os mesmos tem por finalidade principal a integração dos alunos no desenvolvimento sócio-esportivo cultural, bem como o incentivo ao surgimento de novos valores para o esporte.

A festividade iniciou com a execução dos hinos Nacional e do Colégio, a entrada da tocha para acender a pira olímpica e o juramento dos atletas. Dentro da abertura aconteceu também o tão esperado jogo dos professores contra os alunos. Uma alegria de todos!

Energia Suja em Pernambuco - Por Heitor Scalambrini - UFPE


As mudanças climáticas relacionadas com a degradação ambiental será o tema dominante a ser discutido nos próximos anos pela humanidade. Níveis crescentes de emissões de dióxido de carbono e gás metano na atmosfera têm provocado conseqüências desastrosas à raça humana, resultando no aumento da intensidade e da freqüência dos fenômenos como terremotos, furacões, erupções, tornados, inundações, entre outros.

Boa parte dos atuais problemas é provocada pela atividade humana, particularmente devido ao modo de produzir e consumir. O que esta levando o planeta a uma situação tal, que poderá se nada for feito, provocar uma alteração irreversível no clima com conseqüências físicas, econômicas e sociais catastróficas. São as fontes energéticas atuais como o petróleo/derivados, gás natural, carvão mineral responsáveis por mais de 2/3 das emissões de gases de efeito estufa no mundo.

O atual momento de investimentos e crescimento econômico que passa o Estado de Pernambuco deve ser analisado criticamente, pois obedece a uma mentalidade desenvolvimentista, ainda calcada na visão do século passado do “crescimento a qualquer custo”, ignorando a dimensão sócio-ambiental. Temos que posicionar contra clichês alardeados e flagrantemente falsos, que diz respeito ao modo de governar o Estado, de ser o novo, de se proclamar como exemplo para “um novo caminho para um novo Brasil”.

Alem do desmatamento permitido (mangues e o pouco que resta de fragmentos da Mata Atlântica) para a ampliação do Complexo Industrial e Portuário de Suape, o governo do Estado tem incentivado e justificado empreendimentos de geração de energia elétrica, como a implantação das termoelétricas movidas a combustíveis fósseis. Em maio de 2010 foi anunciado pelo grupo finlandês Wärtsilä, a construção da usina termelétrica Suape II, com uma potência instalada de 380 MW, em um terreno localizado às margens da rodovia PE-60, funcionando com óleo combustível: uma sujeira só para o meio ambiente. O projeto do tipo “chave na mão” (turnkey) pertence a um grupo formado pela Petrobrás e a Nova Cibe Energia (Grupo Bertin), prevendo o início de operação comercial para 1º de janeiro de 2012.

O óleo combustível, que dentre os combustíveis fósseis é o que mais contribui ao efeito estufa e para as mudanças climáticas, emite para cada 0,96 m3 de óleo consumido 3,34 toneladas de CO2, segundo a Agência Internacional de Energia. Estima-se que a emissão anual desta instalação será de pelo menos 2 milhões de toneladas de CO2.

A construção no município do Cabo da Usina Termoelétrica Suape II, e com previsão de outra Termoelétrica a Suape (III ?) também movida com óleo combustível, são exemplos de empreendimentos que vão na contramão, do grande desafio atual que é da substituição dos combustíveis fosseis pelas fontes renováveis de energia.

Em nome de alavancar o desenvolvimento do Estado, com investimentos sendo realizados na região e a criação de novos postos de trabalho e geração de renda, se perpetua um modelo predatório, cujas conseqüências podem ser traduzidas na aceleração da degradação ambiental e no aumento das emissões de gases de efeito estufa, responsável pelas mudanças climáticas; além de pressionar os problemas econômicos e sociais com mais concentração da riqueza gerada.

Apesar do discurso pela busca de sustentabilidade entre empresas e governo ser cada vez mais recorrente, Pernambuco tem aumentado a produção e o consumo de energia suja. Aqui o crescimento econômico não combina com preservação ambiental, pois tem gerado um aumento da poluição, que torna seu desenvolvimento insustentável.


* Heitor Scalambrini Costa é graduado em Física pelo Instituto de Física Gleb Wattaghin da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, mestre em energia solar, pelo Departamento de Energia Nuclear da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutor em Energética, pela Commissariat à I’Energie Atomique (CEA), Centre d’Estudes de Cadarache et Laboratorie de Photoelectricité Faculte Saint- Jerôme/Aix-Marseille III, França. Atualmente, coordena os projetos da ONG Centro de Estudos e Projetos Naper Solar, o Núcleo de Apoio a Projetos de Energias Renováveis (Naper) e o Sendes - Soluções em Energia e Design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Programação do São João de Salgueiro 2011


Salgueiro tá te chamando, vem simbora forrozar!

É assim que a cidade do sertão chama os forrozeiros pra sua festa. Grandes shows com atrações locais e nacionais. E não é só isso, festival de culinária regional e de quadrilhas, além de programação cultural e religiosa, dedicada a Santo Antônio, padroeiro do município. Porém, as grandes atrações se apresentam da véspera de São João até o São Pedro.

Na programação oficial, nomes como Flávio José, Jorge & Mateus, Waldonys, Clã Brasil, Maciel Melo, João Bandeira, Flávio Leandro, e muitos outros.

Confira a programação da Estação do Forró:

Dia 23
Zé Nilton
Danielzinho Itabaina
Flávio Leandro
Nordestinos do Forró

Dia 24
Josildo Sá
Maciel Melo
João Bandeira

Dia 25
Joquinha Gonzaga
Os Três do Cariri
Raniere e Banda
Capim Com Mel

Dia 26
Epitácio Pessoa
Clã Brasil
Jameckson e Banda

Dia 27
Gaviões do Forró
Luiz e Davi
Danilo Pernambucano

Dia 28
Kinho Callou
Flávio José
Território Nordestino

Dia 29
Antônio Da Mutuca
Waldonis
Jorge e Mateus

18 de Maio, DIA NACIONAL DE COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - DENUNCIE!


Nesta quarta-feira, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual da Criança e do Adolescente.

O Sesi, em parceria com a população, artistas e diversas instituições realiza o maior movimento social da internet, com o uso da hastag #carinhodeverdade no Twitter. Ação começou em 18 de abril e já alcançou cerca de 70 mil tweets em favor da causa. O objetivo é alcançar a marca de 100 mil até esta quarta.

Para isso contamos com sua ajuda, para que no dia 18 de maio os blogs publiquem sobre o tema e alertem à população da importância de denunciar. Combater esse crime é uma obrigação de todos nós.

Vamos unir forças para construir uma realidade diferente em nosso país. Para saber mais informações sobre a blogagem coletiva ou para receber materiais, entre em contato com:
.
Agora comigo: Aqui em Garanhuns a Vara da Infância e Juventude, aliada ao Ministério Público e várias outras instituições, estão iniciando uma campanha de que visa alertar e coibir a exploração sexual das nossas crianças.

Por aqui, e no jornal, estamos disponibilizando todo apoio possível pra que possamos acabar com esta que é uma das mais cruéis formas de matar silenciosamente o futuro de alguém, violentando a dignidade sexual de uma pessoa em formação.

Denuncie a exploração sexual infanto-juvenil.

Ed Motta e a sua visão preconceituosa

Para usar um termo em voga nos últimos dias, o foco de Ed Motta desde quarta-feira, 11, é a "gente diferenciada". O cantor, lembrado por alguns hits que emplacou nos anos 1980 e 1990, fez de seu perfil no Facebook uma verdadeira metralhadora giratória.

"[Estou] em Curitiba, lugar civilizado, graças a Deus. O Sul do Brasil, como é bom, tem dignidade isso aqui. Frutas vermelhas, clima frio, gente bonita. Sim porque ooo povo feio o brasileiro, (risos). Em avião, dá vontade chorar (risos). Mas chega no Sul ou SP gente bonita compondo o ambiance (risos)", escreveu.

Em outro post, fez a equação: "Mulher feia tem que ser mega competente (risos). Se não, é Paula Toller nas cabeças (risos). Linda, burra e sem talento". E depois: "Mulher feia tem que cantar igual Sarah Vaughn, se não eu não tenho tempo hahaha!".

Um internauta reagiu indignado aos comentários: "E tu bonitão? A cultura chata que tu vive, a grosseria que emergiu destes dois infelizes comentários, também não és um arquétipo de beleza".

Motta respondeu rapidamente: "Ô, xará, aprende comigo que é o máximo que você, mortal medíocre, pode fazer. Eu estou num plano superior, te respondi só porque tens o meu nome, mané. Essa porra é um lixo e eu tenho pena de ignorantes como você... Brasileiros... A cultura que eu vivo é a CULTURA superior. Melhor que a maioria, 'ya know' [sabe]?"

Além de Toller, vocalista da banda Kid Abelha, Ed Motta atacou Caetano Veloso, Lenine, Daniela Mercury, Chico César e vários artistas da nova geração, como a cantora Tulipa Ruiz, o compositor Romulo Fróes e a banda Hurtmold, que acompanha Marcelo Camelo em shows e discos.

"Coisa horrível, o ser humano deu errado demais", disse no post do Hurtmold. Um amigo pergunta: "Qualquer um pode se expressar?". Motta rebate: "Liberdade de expressão. Nego entendeu errado, eu sou a favor da censura, hahaha!"
Procurado pela Folha, Motta afirmou que não sabia que seu perfil no Facebook estava aberto ao público. Disse que eram apenas "brincadeiras com os amigos", "sacanagem".

"Reconheço que fiz comentários infelizes, como isso das mulheres feias. Mas todas as pessoas fazem isso nos bares, em casa", disse. Depois, se disse envergonhado.
.
Agora comigo: Uma boa parcela dos artistas brasileiros quando botam pra falar, sai isso aí. Um monte de asneiras sem nexo que expõe muitas vezes uma visão preconceituosa e deturpada. De Caetano Veloso a Restart já aconteceu isso.

Muitas vezes esse pessoal vive numa redoma de glamour que não enxerga a realidade, principalmente quando caem nas graças da Vênus Platinada, feito as produções sobre Luan Santana e Paula Fernandes, sucessos arquitetados nos escritórios globais para alienarem o povo.

Podem aguardar pra ver, como Ivete e Cláudia Leitte já estão envelhecendo para os padrões gostosas e solteiras, deve vir uma nova superprodução baiana por aí.

Porém não se esperava isso de um cara como Ed Motta, que supostamente teria uma vertente mais ligada à atividade social pelo processo inteligente da criação, mas o que se vê é que é somente mais um boyzinho que fez fama e dinheiro às custas do tio famoso (Tim Maia) e que não soube crescer interiormente com o seu talento.

Vejam que esse lance de internet é muito cruel para que se utilize para atacar pessoas. Isso tem sido feito com muita facilidade, principalmente nas mídias sociais. Twitter, Facebook, Orkut, e-mails, etc. Por trás de anonimatos e pseudônimos existem caminhões de preconceitos e irresponsabilidades.

E quando acontece um descuido como o de Ed Motta, a gente descobre a face verdadeira do idiota.

Ah, e pra quem não conhece Ed Motta, ele é o bonitão da foto, e que fez uma música dizendo que Manuel vai pro céu.

Enquanto muita gente luta contra o preconceito ao nordestino, mulheres, pobres, negros, etc. O Ed Motta vai na linha contrária. Perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado.

Pois é.
.

Tabela do Pernambucano da segunda divisão, até agora nada!

O ADVOGADO NILTON AYRES, VICE PRESIDENTE EXECUTIVO DO SETE DE SETEMBRO, ESTÁ IRRITADO COM A INDEFINIÇÃO DA FEDERAÇÃO PERNAMBUCANA DE FUTEBOL EM RELAÇÃO AO INÍCIO DO CAMPEONATO.

COMO SE NÃO BASTASSE, A FEDERAÇÃO EM SEU PRIMEIRO ARBITRAL DEFINIU O INÍCIO DO CAMPEONATO PARA O DIA 22 DE MAIO DE 2011, PORÉM ATÉ A PRESENTE DATA NÃO FOI APRESENTADA A TABELA DE JOGOS.

“A FEDERAÇÃO NÃO APRESENTOU TABELA, NÃO INFORMA SE SERÁ ADIADO, E NÓS FICAMOS SEM SABER O QUE FAZER, SEM SABER COMO VAI CONTRATAR, TÁ DIFÍCIL” ALEGA NILTON AYRES.

MAS NEM TUDO ESTÁ TÃO RUIM, POIS O SETE DE SETEMBRO JÁ FECHOU OS CONTRATOS DE CAMISA DO CLUBE E EM BREVE DEVERÁ APRESENTÁ-LA AO TORCEDOR.

 OS PATROCINADORES SERÃO CASA DAS BALAS, FARMÁRCIA DO TRABALHADOR E PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS. EM TERMOS DE CONTRATAÇÃO O SETE DE SETEMBRO REFORÇOU SEU ELENCO COM AS CONTRATAÇÕES DO ZAGUEIRO HELDER E DO LATERAL NANDO, AMBOS DISPUTARAM A PRIMEIRA DIVISÃO DO PERNAMBUCANO. NILTON AFIRMA QUE OUTROS REFORÇOS DEVERÃO CHEGAR EM BREVE.

Vem aí a 4ª Jornada de Enfermagem

Focando em um público alvo formado por enfermeiros, técnicos de enfermagem, estudantes de enfermagem e outros profissionais de saúde, a equipe de residentes do Hospital Regional Dom Moura realizará pelo quarto ano consecutivo a sua ‘Jornada de Enfermagem’.

O evento acontecerá nos próximos dias 24 e 25 de maio no auditório da Faculdade de Medicina de Garanhuns – FAMEG -. A Jornada visará , através de palestras e mini cursos dar uma visão geral acerca da profissão, além de abrir espaço para debates entre estudantes e profissionais de enfermagem.

O evento tem a seguinte programação:
Abertura as 14 horas do dia 24, com apresentação cultural e a logo a seguir, mesa redonda com o tema “ A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM QUE TEMOS E A QUE QUEREMOS” com participação do SENAC , Curso Nova Dimensão, HRDM e FAEB.

A partir das 19 horas, palestras e mini cursos preencherão a Jornada que se encerrará no dia 25, as 21 horas. Informações podem ser obtidas pelo telefone (87) 3761.8151 e as inscrições estarão abertas a partir dessa segunda feira dia 16 de Maio, no Espaço da Residência do Hospital Regional Dom Moura, com a Srta. Cíntia.

Vestibular da AESGA 2011.2 - Não perca esta oportunidade


Já estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2011.2 das Faculdades de Ciências da Administração (FAGA), Direito (FDG), Ciências Sociais Aplicadas e Humanas (FAHUG) e Ciências Exatas de Garanhuns (FACEG), que tem como Instituição mantenedora a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA).

Segundo informações da professora Ana Cristina Alfaya, coordenadora de Processo Seletivo da Instituição, para este vestibular estão disponíveis 350 vagas, distribuídas para os cursos de Administração, Administração com Ênfase em Marketing, Direito, Secretariado Executivo Bilíngue e Engenharia Civil.

Além do Vestibular, a AESGA também oferece vagas para Portadores de Diploma, Transferidos e Reintegrados. “Para os interessados em participar desta Etapa, 5 vagas estão disponíveis para cada Curso, porém as datas de inscrição e provas são realizadas separadamente”, afirmou Alfaya.

Para os vestibulandos, as inscrições custam R$ 80,00 (oitenta reais) e acontecem até dia 14 de junho. Para estes, a entrega dos cartões e realização das provas acontecem nos dias 16 e 19 de junho, respectivamente.

Já para os portadores de diploma, transferidos e reintegrados, as inscrições serão realizadas até 30 de maio. As provas para este segmento acontecem no dia 2 de junho.

As inscrições devem ser feitas por meio do site: www.cespa.com.br. Além do Manual do Aluno, todas as normas para participação no Processo Seletivo da Autarquia, bem como os editais também estão disponíveis no site do CESPA.

O PROCESSO SELETIVO

VESTIBULAR 2011.2

Inscrições abertas até 14 de Junho
Provas: 19 de Junho

PORTADORES DE DIPLOMA, TRANSFERIDOS E REINTEGRADOS

Inscrições abertas até 30 de Maio
Provas: 2 de Junho

Serviços: Mais informações poderão ser obtidas através dos sites www.aesga.edu.br ou www.cespa.com.br ou ainda através do telefone (87) 3761-1596/Ramal 216. Contato: CESPA - (87) 9945-3030 ou (87) 9945-2928.

FORAM DESTAQUES DO BLOG. CLIQUE E CONFIRA!

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.