segunda-feira, 23 de maio de 2011

Lula almoça com senadores petistas

O senador e líder do PT, Humberto Costa, reúne a bancada do partido e o ex-presidente Lula nesta terça-feira (24), em almoço, em Brasília. O convite partiu do próprio Humberto.

“Será uma conversa informal onde colocaremos para o presidente o novo formato da liderança, sempre buscando o entendimento e a cooperação”, disse o petista, lembrando ainda que a bancada na Casa tem buscado votar consensualmente em todos os projetos. "Mesmo na questão do salário mínimo nós conseguimos a unanimidade dos votos", afirmou.

Outro assunto que deverá ser debatido é a Reforma Política. Lula vem conversando com nomes do PT e com partidos aliados para agilizar a apreciação do projeto no Congresso Nacional. “O partido defende bandeiras históricas como o financiamento público de campanha e sabe que a Reforma Política é fundamental para o aperfeiçoamento da democracia no País, por isso o partido, em especial o presidente Lula, vem se empenhando para que a Reforma ganhe força no Congresso”, afirmou.
Este será o quarto encontro de Humberto com o ex-presidente, que deve vir a Pernambuco ainda neste semestre. O PT é a segunda maior bancada do Senado e conta com 15 senadores.

A perda de Dr. Ivaldo Dourado - Por Antônio Cândido de Souza


Todos nós, que privávamos da amizade do Dr. Ivaldo, ficamos, também, órfãos.

Perdi os bons momentos nas quartas-feira quando podíamos conversar longamente, principalmente lá no Hospital Santa Terezinha. No sábado, quando o cortejo fúnebre se deslocava em direção ao Cemitério São Miguel, Garanhuns chorou a perda. Uma chuva fina derramou suas lágrimas como uma despedida da sua querida Garanhuns.

Não mais privaremos da sua presença física, mas com certeza irá pairar sobre todos nós a sua lembrança, seu bom exemplo e acima de tudo, o seu espírito de cidadão exemplar.

CODEMA tem reunião esta semana

Na próxima quinta-feira acontece mais uma reunião Ordinária do CODEMA,  Comissão de Defesa do Meio Ambiente. O encontro será às 14h30min em sala de aula do SENAC, localizado na Rua Maria Ramos, 22 – Heliópolis - próximo à Rodoviária, onde serão tratados os seguintes assuntos:

1) Informes;
2) Leitura e apreciação da ata de abril;
3) Síntese dos ofícios enviados e recebidos;
4) Organização das atividades da Semana
5) de Meio Ambiente e do IV Concurso Escolar de Educação Ambiental;
6) Visita do Secretário Estadual de Meio Ambiente a Garanhuns –confecção de pauta;
7) Outros assuntos

Lembramos que de acordo com o Art. 10 da Lei Nº 3394/2006 que cria o CODEMA, o não comparecimento a 03 (três) reuniões consecutivas ou a 05(cinco) alternadas durante 12 meses, implica na exclusão do membro do CODEMA.

Marcos Renato Franzosi Mattos
Presidente do CODEMA

Os caminhos do PSB em Garanhuns

O PSB tem feito reuniões, aglomerado pessoas, populares e políticos, e discutido possibilidades. Ainda não se falou em nomes, e por isso dá margem para várias candidaturas, muitas delas alinhadas à classe média e formadores de opinião em nossa cidade.

Givaldo Calado já está no PSB. Ivan Rodrigues preside a comissão provisória e já teve também seu nome levantado por simpatizantes.

Outros três nomes contam com a simpatia de muitas pessoas, por considerarem a necessidade de aparecer um nome novo na campanha. Márcio Quirino, Pedro Falcão e Alexandre Marinho. O trio ainda não se encontra filiado.

Márcio foi vice os oito anos de Silvino Duarte. Figura de muitas amizades, nunca disputou o cargo, embora sempre seja cogitado. Tem conversado muito com Dr. Ivan. Márcio tem trabalhado silenciosamente pela abertura dos cursos superiores na área de saúde na FAMEG.

Pedro Falcão demonstrou potencial para a candidatura com a expansão da Universidade de Pernambuco no interior do estado. Embora seja de São João, já confidenciou estar transferindo seu título para Garanhuns, a pedido de amigos, que desejariam ver a cidade administrada com a competência que tem demonstrado na área de educação. Assim como todos os outros, sabe que precisa do apoio do governador.

Alexandre Marinho é um especialista em matéria de gestão pública. Desde os tempos de Brasília tem buscado abrir os olhos da região para a necessidade de se profissionalizar os governos, trabalhando com pessoas competentes e dinâmicas. Foi secretário dos três últimos governos na cidade, mas não conseguiu a independência necessária para estruturar a máquina. Seu nome é citado como um fator novo que pudesse desbancar a política tradicional.

Portanto 5 nomes que podem empunhar a bandeira do partido, somando a aliados de outras legendas da estrutura governamental do estado.

Quanto a Zé da Luz, este está filiado ao PHS, e se quiser retornar ao PSB perde a primeira suplência da Assembleia Legislativa. Não quer dizer muita coisa, mas pode assumir o cargo no caso de uma eleição para prefeito de Adalberto, lá no sertão. De qualquer forma, Zé da Luz tem extrema importância no contexto político eleitoral em Garanhuns, pela quantidade de votos e penetração na periferia da cidade.

A perda de Dr. Ivaldo Dourado - Por Geovani Oliveira

Tive a honra de conhecer Dr. Ivaldo Dourado no Teatro do Colégio Diocesano. Por muitos e muitos anos sua presença era um ritual sagrado no dia 12 de outubro quando participava das comemorações do aniversário do nosso Colégio Diocesano. Orador brilhante que conduzia as palavras com a maestria de um gênio.

Um homem honrado e que nos deixou como exemplo a dignidade, a seriedade e a certeza de que é possível viver praticando os valores nobres da vida. Nossos profundos sentimentos a toda a família e a Garanhuns que perdeu um dos seus mais ilustres cidadãos.

Geovani Oliveira - Prefeito de Itaquitinga
,

Diretor do Banco Central fala aos garanhuenses

Aconteceu na noite do último dia 20 de maio, uma palestra promovida pela CDL e realizada no Fórum Everardo Gueiros, com a participação do Diretor de Política Econômica do Banco Central do Brasil, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo.

                                                                             Auditório do Fórum Min. Eraldo Gueiros

Falando sobre o momento econômico atual do Brasil em relação ao restante do mundo. O Dr. Carlos Hamilton tranqüilizou os presentes sobre o crescimento sustentável que passa o nosso país aos olhos dos investidores estrangeiros. Em relação ao quadro interno, ficou patente que o crescimento do Nordeste está sendo maior do que o do país e que Pernambuco, cresceu ainda mais que o Nordeste. Apesar da ameaça de crescimento da inflação, o país vive um bom momento.

                                                                   Fernando Couto e Carlos Hamilton Vasconcelos

O presidente da CDL Garanhuns, Fernando do Couto Soares agradeceu a presença do palestrante, que tendo vindo realizar uma palestra em Recife, atendeu ao convite da CDL para vir a Garanhuns. Agradeceu também ao Dr. Milton Araújo, que intermediou a sua vinda.

Cerca de duzentas pessoas, incluindo autoridades da cidade e região, estudantes universitários e imprensa estiveram presentes.

No dia 31 deste mês haverá outra palestra na sede da entidade, sobre “Substituição Tributária” que é um assunto muito complicado e precisa ser melhor entendido pelos empresários.

texto e fotos: Calvino Brasil

Fábrica de Sabão é implantada em Garanhuns


O sabão é um produto popular, necessário à limpeza doméstica, seja em residências, estabelecimentos comerciais ou em ambientes ligados à saúde humana. Atentos a essa realidade e objetivando o fortalecimento econômico das Comunidades, bem como a contribuição com o meio-ambiente, a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Programa Empreender Comunidade, vai implementar mais uma nova Fábrica de Sabão no Município. O negócio irá funcionar no Vale do Mundaú, a partir da quarta-feira dia 1º de junho, contemplando doze famílias da localidade.
Atualmente, a cidade conta com a Fábrica de Sabão Lavandeira, localizada na Comunidade da Várzea. Mensalmente a referida fábrica realiza uma produção de 600 tabletes do produto, que é comercializado na própria comunidade, em feiras, mercadinhos e mercearias do Município. Comparado a isso, a expectativa de produção da nova fábrica no Vale do Mundaú, será de 1.000 tabletes ao mês. A unidade do produto custa R$ 0,70.

“Focamos na vocação de cada Comunidade, excluímos a ociosidade das pessoas interessadas em participar do negócio, desenvolvemos economicamente a localidade e contribuímos com a vida no planeta”, ressalta, com entusiasmo, o Diretor da Escola Técnica, Roberval Monteiro.
O SABÃO – Para a confecção do sabão artesanal, são necessários: óleo comestível, soda cáustica, essência aromatizante, água e fogo, além de equipamentos como: tachos, máquina de corte e formas. Em Garanhuns, a quantidade de matéria prima, como o óleo comestível usado, tem sido elevada, haja vista que a Prefeitura conta com colaboradores, dentre eles: o Hotel Tavares Correia; Ferreira Costa; Bom Gosto; Unilever; Restaurante O Relojoeiro e a Secretaria Municipal de Educação Municipal.

A perda de Dr. Ivaldo Dourado - Por Eliane Simões

Oi Ronaldo,

Estive lendo em seu blog os votos de pesar pelo falecimento de Dr. Ivaldo Dourado. Uma das pessoas mais lúcidas, cultas e inteligentes que tive a honra de conhecer. Apaixonado por Garanhuns, contagiava a todos com seu otimismo e crença na nossa cidade.

Fui privilegiada com seus sábios conselhos e certamente com a sua sensatez. Vibrava com as conquistas da AESGA, e vindo dele, todos nós sentíamos que estávamos no caminho certo.

A sua partida deve ser o momento para celebrar a vida. Vida de um homem íntegro que deixou um legado inestimável de compromisso com nossa terra. Que possamos seguir o seu exemplo.

Eliane Simões.
.

O blog do Fórum de Tecnologia da Informação


Agora vocês poderão ter mais contato com o Forum de Tecnologia da Informação que acontece esta semana aqui em Garanhuns, através do blog criado especialmente para o evento.


Quem mandou a dica foi o Alixandre Santana, Professor Assistente da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.