segunda-feira, 30 de maio de 2011

Garanhuns pode ter duas faculdades de medicina

- O Presidente da Comissão Provisória do PSB de Garanhuns, Dr. Ivan Rodrigues dirigiu o encontro do partido que aconteceu no último sábado, no Garanhuns Palace Hotel, e na oportunidade revelou que Garanhuns tem todas as condições para se transformar no centro da intelectualidade pernambucana. 

A conclusão vem ao analisar os recentes investimentos na área como a Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco, com setenta mestres e doutores vindos de várias partes deste país´. Também possuímos uma Autarquia com cursos de Administração, Engenharia e Direito, entre outros. Sobre a UPE, no dia 1° de Agosto teremos a aula inaugural do nosso Curso de Medicina, e ainda, segundo Dr. Ivan, temos a possibilidade de contar com a reabertura da Faculdade de Medicina de Garanhuns, a FAMEG que segundo Dr. Márcio Quirino, coordenador da unidade de ensino, existe uma enorme possibilidade de sua liberação pelo MEC ainda este ano.

Faça o vestibular da AESGA - Administração, Administração com Ênfase em Marketing, Direito, Secretariado Executivo Bilíngue e Engenharia Civil.


Já estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2011.2 das Faculdades de Ciências da Administração (FAGA), Direito (FDG), Ciências Sociais Aplicadas e Humanas (FAHUG) e Ciências Exatas de Garanhuns (FACEG), que tem como Instituição mantenedora a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA).
Segundo informações da professora Ana Cristina Alfaya, coordenadora de Processo Seletivo da Instituição, para este vestibular estão disponíveis 350 vagas, distribuídas para os cursos de Administração, Administração com Ênfase em Marketing, Direito, Secretariado Executivo Bilíngue e Engenharia Civil.
Além do Vestibular, a AESGA também oferece vagas para Portadores de Diploma, Transferidos e Reintegrados. “Para os interessados em participar desta Etapa, 5 vagas estão disponíveis para cada Curso, porém as datas de inscrição e provas são realizadas separadamente”, afirmou Alfaya.
Para os vestibulandos, as inscrições custam R$ 80,00 (oitenta reais) e acontecem até dia 14 de junho. Para estes, a entrega dos cartões e realização das provas acontecem nos dias 16 e 19 de junho, respectivamente.

Já para os portadores de diploma, transferidos e reintegrados, as inscrições serão realizadas até 30 de maio. As provas para este segmento acontecem no dia 2 de junho.
As inscrições devem ser feitas por meio do site: www.cespa.com.br. Além do Manual do Aluno, todas as normas para participação no Processo Seletivo da Autarquia, bem como os editais também estão disponíveis no site do CESPA.

Anonimato e pseudônimo, seus motivos e nossa preocupação

Stanislaw Ponte Preta e Julinho de Adelaide foram pseudônimos de Sérgio Porto e Chico Buarque, respectivamente, e serviram em suas épocas para usar o deboche social e a crítica política, indesejados e punidos pelos que estavam no poder. Vários jornalistas, políticos e artistas se utilizavam da estratégia para dizer verdades pelas quais não poderiam assinar.

Havia uma causa.

Não podemos confundir com a atualidade, com a internet ocupando todos os espaços, quando se usam pseudônimos para atacar e denegrir as pessoas. O anonimato é ainda pior, aliás, a própria constituição proíbe o anonimato em seu art. 5º, IV, mesmo reconhecendo a liberdade de expressão. Portanto, texto da lei, todos podem se expressar livremente, desde que se responsabilizem pelo que dizem, seja através da imprensa, ou em uma simples conversa de bar.
E se alguém ou instituição corroborou para a atitude ilegal, estará sendo solidário na ação. Pode ser um simples fuxico, ou um grande órgão de imprensa. Neste sentido, os blogs ampliam, superdimensionam a expressão de seus comentários, fazendo chegar a milhares de pessoas as palavras de pessoas anônimas, e quando elas denigrem a imagem de pessoas honestas e trabalhadoras, será que a liberdade de expressão deve se sobrepor à defesa da honra e dignidade da pessoa humana?

Um certo argumento defendeu que as notas nos blogs devem ter a contradição, um dos pilares do sistema jurídico processual brasileiro. Mas é bom que se registre que em qualquer situação em que haja a contradita, começamos com as qualificações das partes, ou seja, perante a lei, as partes são conhecidas. Coisa inexistente no anonimato.

Ser titular de um blog nos coloca muitas vezes nessa situação, de aprovar ou não um comentário assim. Certa vez publiquei um conselho ao compadre Roberto Almeida, que estava deixando passar tudo em seu blog, pois ele fazia um post elogiando determinadas pessoas, e depois autorizava um turbilhão de comentários anônimos torpedeando a pessoa em questão, desfigurando totalmente o sentido do seu elogio.

Além do bom senso, existe também esta questão jurídica, e por mais que busquemos não tomar a responsabilidade do comentário anônimo, somos sim responsáveis por tudo aquilo que colocamos em nossos blogs, inclusive os comentários, sejam eles assinados ou não. Decisões em segundas instâncias, ou seja, colegiadas, têm amparado as pessoas que estão sendo vítimas de perseguição anônima, sejam nos próprios blogs anônimos ou através de comentários. Os sites, blogs, provedores são solidários. E mais, não existe anonimato na internet brasileira. Ninguém deve se sentir oculto, pois as decisões de busca para provedores e hospedeiros e identificação de origens de IP e dados de acessos são, geralmente, entregues à justiça em um prazo de 24h. Portanto, não haverá anonimato que se sustente, e tanto ele, quanto o blogueiro poderão responder igualmente perante à justiça. A ação é privada, portanto exige a representação do ofendido. O que pode acontecer ao blogueiro é entrar com uma ação de regresso contra o comentarista que ensejou a ação, porém, desde o início, a justiça já entende a solidariedade, se o blogueiro tem o poder de moderação sobre os comentários.

Todos os grandes portais e blogs na internet já deixam claros as suas políticas de publicação de comentários, a maioria agora está exigindo até o cadastro, para uma melhor identificação nesta possível ação de regresso, pois as ações por infâmia, difamação, danos morais e muitas vezes materias, estão crescendo, com a expansão da internet e das redes sociais. Imagine ações de danos morais a mega-portais como Globo.com e Uol.com, devem ser de vultosas quantias, pelo alcance de seus sites.
Certa vez um comentário anônimo de Caetés em que defendia esse expediente do anonimato me fez pensar, pois ele dizia que não poderia se identificar para denunciar as mazelas no município. E acho que ele tem razão, mas aí vou na fonte do Julinho de Adelaide, que em seu intento tinha uma valoração social, diferentemente do que estamos vendo em alguns comentários recentes nos blogs. Portanto, na base de seu comentário existia o zêlo social. Diferentemente de quem se utiliza do expediente da denegrir a imagem de outrem perante a sociedade, numa atitude pessoal e covarde.

Por aqui, tenho sim, barrado muitos comentários que fogem ao cerne da questão, atacando pessoas, perdendo o sentido da crítica, pois o post pode ser sobre Madre Tereza de Calcutá, haverá sempre alguém para usar de maldade, com pseudônimos ou no anonimato.

A crítica deve sempre existir, porém dentro do limite do respeito.
Sendo a crítica sugestiva/construtiva, o comentário alimenta o debate.

Até o anonimato do bem, se por assim podemos chamar, aquele que entra para elogiar, pode ter seu sentido desfigurado, pois se aparecem dezenas de comentários anônimos para enaltecer alguém, ficam claros  interesses ocultos.

Muitas vezes, se deixarmos, o mesmo leitor faz vários comentários no mesmo post, somente mudando o nome, quando não está anônimo, e nós, titulares dos blogs, acabamos sendo usados. Deve-se estar atento também a esta prática.

Portanto, mais uma vez, peço aos blogueiros que revejam suas linhas editoriais no que concerne aos comentários. Pesquisem como estão fazendo os principais blogs do país, pois a responsabilidade é nossa!

Para terminar, pesquisei grandes blogs e portais da internet sobre como estão trabalhando essa questão de comentários, e trago um resumo para vocês.

IG - Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade! (Blog do Ricardo Kotscho)

O UOL se reserva o direito de, a seu próprio critério, armazenar as informações de usuários que se conectarem ao sistema de comentários, como forma de viabilizar eventuais identificações que se façam necessárias. (Blog do Josias de Souza)


Nos portais e blogs da Globo.com (G1), para fazer comentários é preciso ser cadastrado. (Blog do Geneton Moraes Neto e Ricardo Noblat)


Blog do Magno - O autor não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que textos ofensivos e que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.

Blog da Folha – Você deve estar logado para comentar. (fazer login precisa se cadastrar)

SISTEMA JC - Portal e Blogs - O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu.
O JC OnLine reserva-se o direito de não publicar mensagens contendo palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. Para participar é preciso ser o usuário ser cadastrado.
Se você possui cadastro no Portal JC OnLine, utilize seu login e senha.

AESGA sedia palestra sobre Inteligência em Negócios


A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) estará vivenciando no próximo dia 31 de maio, através do Núcleo Integrado de Práticas Administrativas (NIPA) e do Conselho Regional de Administração de Pernambuco (CRA/PE), uma palestra que tem como tema: “Estratégia em Gestão com Enfoque Inteligência em Negócios”.
A palestra será ministrada por Lúcia Kratz de Souza, que é doutora em Psicologia e mestre em Administração. Kratz também é especialista em Docência Universitária, Administradora e tem formação Sênior em Coaching Integrado (ICI).
Segundo informações do presidente da Seccional do CRA em Garanhuns, professor José Carlos Gomes, a o Evento será realizado no dia 1º de Junho, no Auditório da AESGA, a partir das 19 horas. José Carlos informa também que para entrada no evento é necessário apenas a doação de 1kg de alimento não perecível.
Serviços: Mais informações no site www.aesga.edu.br ou através do telefone (87) 3761-1596/Ramal 207.

Sivaldo quer o FIG homenageando Ivo Amaral

O Vereador Sivaldo Albino apresentou requerimento pedindo o reconhecimento do criador do Festival de Inverno de Garanhuns, Ivo Amaral, numa homenagem do festival deste ano.
Ivo Amaral foi prefeito de Garanhuns por duas vezes e não perdeu tempo a proporcionar para o município um festival envolvendo música e oficinas, que começou tímido, mas já anunciava um crescimento futuro. Sivaldo espera agora a sensibilização do Governo do Estado em um documento que está enviando com o histórico do ex-prefeito e sua luta pela realização do FIG.
.
.
Agora comigo: Creio de seria de bom senso, apartar-se das diferenças políticas, e reconhecer o administrador que deu vida a este importante Festival. Garanhuns a partir do FIG se tornou outra cidade, ainda mais atrativa e com viés cultural importante. Pena que ainda não tenha sua política cultural em atividade, mas isto é outra história.
Homenagear Ivo Amaral pela criação do Festival de Inverno, é sobretudo uma obrigação de Garanhuns.

CAPS de Garanhuns na luta antimanicomunal

A Equipe do CAPS está se mobilizando em favor da Luta Antimanicomial, que tem seu dia nacional comemorado no dia 18 de Maio. Para marcar a movimentação, nesta segunda, dia 30, no Hotel Tavares Correia, a partir das 14 horas, acontecerão palestras acerca da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial, explanações sobre o CAPS e suas atividades.

Participem deste momento em prol na inclusão social.

As informações vieram de Sara Regina S.B. Tannouri -Psicóloga.

Palestras sobre substituição tributária e adequação ao PAF-ECF


Com a preocupação de deixar os seus associados bem informados, especialmente em relação a adequação às novas regras e exigências do fisco, a CDL está oferecendo mais um debate sobre temas de vital importância para a saúde fiscal das empresas.

A substituição Tributária continua tirando a tranquilidade de muitos empresários por ser um tema muito controverso,e precisa de mais esclarecimentos. Por outro lado, a adequação ao PAF-ECF é outro assunto importantíssimo no que se refere à nota fiscal eletrônica.

Nesta terça-feira,dia 31 de Maio às 19h30m, acontecerá na sede da CDL, um Fórum de Debates sobre os temas citados, destinados aos empresários e gestores da área de finanças.

Fórum de Debates Projeto Fisco Legal

1ª parte:Substituição tributária
Com Júlio Cezar Barros – Auditor Fiscal Estadual

2ª Parte:Integração PAF-ECF e as novas regras do Fisco
Com Almir Vilela e Adriano Porto
.
Texto: Calvino Brasil

Alemanha decide fechar todas as suas usinas nucleares

A coalizão da chanceler alemã, Angela Merkel, decidiu no começo da madrugada desta segunda-feira (30) que o país deve desligar seus reatores nucleares até 2022.

Os cristãos-democratas da CDU de Merkel, o partido aliado União Social-Cristã na Baviera (CSU) e o parceiro menor na coalizão, os Democratas Livres (FDP), se reuniram neste domingo (29) depois que uma comissão de ética encerrou suas deliberações nesse final de semana.

Como esperado, eles concordaram com as propostas de fechar dentro de uma década todas as 17 usinas nucleares do país. Em março, após o terremoto seguido de tsunami no Japão, sete reatores alemães foram fechados temporariamente.
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.