CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

GOVERNO DO ESTADO AÇÃO

UNOPAR

UNOPAR
CLIQUE NA IMAGEM

FORAM DESTAQUES DO BLOG. CLIQUE E CONFIRA!

terça-feira, 31 de maio de 2011

Izaías tem projeto duplicado por outro deputado


Matéria de 1ª página no jornal Diário de Pernambuco desta terça-feira - “ Celular pode ser proibido nos bancos”, projeto de lei criado pelo deputado Izaías Régis em 03/02/2011 - cuja numeração foi 20/2011, está citado jornal como sendo de outro deputado (Diogo Moraes – PLO-229/2011 de 26/04/2011).

O que aconteceu foi o seguinte. Em fevereiro o deputado Izaías Régis, diante do quadro de assaltos a bancos, entrou com um projeto de lei que visa proibir celulares e outros aparelhos eletrônicos em bancos e locais de acesso a caixas eletrônicos, inclusive em supermercados, shoppings, etc. Para sua surpresa viu o mesmo projeto ser agora apresentado pelo também deputado Diogo Moraes e ganhar repercussão nas páginas de um jornal de grande circulação estadual.

Para nós o que importa é ter mais segurança, e se o projeto é bom, que seja aprovado, mas é importante também saber e creditar corretamente o autor da iniciativa.

A expectativa do Festival

Buscamos em nossa enquete a expectativa dos nossos e-leitores sobre o XXI Festival de Inverno de Garanhuns. O resultado deixa uma preocupação latente, que paira principalmente sobre a organização e gerenciamento do nosso maior evento, o maior de cultura popular da América Latina.

Esta impressão é maior aqui neste blog, que tem uma leitura em torno de 60% local, ou seja, os dados representam uma preocupação das pessoas que vivem o dia-a-dia da cidade.

No outro blog que estamos atualizando somente com notícias do Festival de Inverno, onde já chegamos a marca de 200 acessos diários, que tem uma procura mais exterior, de informações exclusivas, fizemos a mesma enquete, e os números foram outros.

Lá, a soma de ótimo e bom deu mais que 58%. Aqui deu apenas 34%. Credito esta diferença às pessoas que estão sentindo mais diretamente a falta de informações, e vivem a cidade em suas questões políticas, culturais e econômicas, por isso demonstram esta descrença.

O interessado apenas no Festival, que vê o evento em sua majestade, fica impressionado, não compara com os outros 20 festivais anteriores e aprova o projeto cultural como um todo. Digamos que é uma interseção entre o turista e aquele que curte o festival sem discutir a sua organização.

Vamos aos resultados:
.
Blog do Ronaldo Cesar (total de 256 votos)
Qual sua expectativa para o Festival de Inverno deste ano?
Será maravilhoso!!! 52 (20%)
Será muito bom! 37 (14%)
Sem novidades. 42 (16%)
Não repetirá anos anteriores. 29 (11%)
Está em decadência. 96 (37%)

Blog do Festival de Inverno (total de 49 votos)
Será maravilhoso!!! 16 (32%)
Será muito bom! 13 (26%)
Sem novidades. 5 (10%)
Não repetirá anos anteriores 0 (0%)
Está em decadência 15 (30%)
.
De qualquer forma, fica uma grande impressão de que os nossos e-leitores não estão satisfeitos com o atual momento de desinformação e falta de participação local na formatação e gerenciamento do nosso festival.

As respostas buscam criar opções ao tradicional: Ótimo, Bom, Regular, Ruim e Péssimo.
.

Garanhuns vivencia Semana do Meio Ambiente


A Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, iniciou na manhã desta segunda-feira, dia 30 de maio, uma ampla programação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o qual será vivenciado no dia 5 de junho.

Palestras com temas relativos ao Meio Ambiente e a Prevenção da Dengue; Apresentações culturais; Plantio de árvores; Lançamento da Campanha da Coleta Seletiva e da 4ª edição do Concurso de Educação Ambiental, bem como assinatura do Decreto para criação do Parque Municipal Nascentes do Mundaú, compõem a programação e acontecem durante a Semana do Meio Ambiente.

Todas as ações envolvem alunos de Escolas Municipais, Estaduais e Particulares da Rede de Ensino de Garanhuns e contam com a parceria do Instituto de Educação e Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE; Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA) e Núcleo Acadêmico de Educação em Saúde – UPE, os quais cederão representantes para ministrar as palestras.
.
Agora comigo: É sempre importante formar nos jovens o sentimento de preservação do nosso meio ambiente, tão devastado atualmente. E é na escola que as coisas podem se desenvolver com mais naturalidade. Essas ações devem inclusive ganhar forma de política pública na educação.

A foto é da Sementeira na Várzea, um lugar muito bonito, verde e que deve fazer parte do novo Parque Municipal.

Dominguinhos está sofrendo perseguição ideológica do governo do estado de Pernambuco?


O principal herdeiro de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, foi excluído da festa em homenagem ao Rei do Baião, que aconteceu no Recife. Foi "esquecido"! Aliás, estava na primeira lista de artistas e depois foi desconvocado. Uma humilhação, considero.

Agora reclama que as prefeituras de Pernambuco, que recebem apoio do governo do estado, cujo patrocinador e realizador da maioria das festas de São João é a própria Fundarpe, não estão lhe incluindo nos eventos juninos. Aliás, Dominguinhos não reclamou, em entrevista a Geraldo Freire na Rádio Jornal, com muita elegância, disse que não estava mais correndo atrás de festa. É justo, mais do que justo!

Os contratantes devem procurar os artistas que enriquecem qualquer programação. E é claro, que se tratando de São João e forró, Dominguinhos é essencial, indispensável e obrigatório!

Enquanto isso o forró de fuleragem toma conta das programações oficiais com dinheiro público da cultura por todo o estado.

No ano passado ficou a impressão que o esquecimento teria sido porque o artista havia apoiado a campanha de José Serra para Presidente da República. Aliás, Dominguinhos sempre esteve alinhado com  o pensamento político do PSDB. Foram dele as músicas da campanha de Fernando Henrique, nas duas vitórias para presidente. De Alckmin também.

Ora, discordâncias políticas à parte, o que o São João e a cultura tradicional tem a ver com as crenças políticas?

Se de fato for este motivo que tirou Dominguinhos do São João de Pernambuco, vê-se uma perseguição artística descabida no meio musical. Fábio Jr. estará tocando em Limoeiro e Gravatá, e Dominguinhos só toca em Arcoverde. Alguém sabe me dizer se Fábio Jr. toca ao menos um forrozinho sequer? E qual sua contribuição para a cultura pernambucana. Aliás, Zezé di Camargo também estará por aí.

Nosso governador já deu exemplos de como trazer os contrários para o seu lado. Deve dar um novo exemplo de grandeza política e desfazer este grande erro com a história do nosso DOMINGUINHOS!

E MAIS.... LUIZ GONZAGA fazia campanha para a ARENA de Marco Maciel. Se vivo estivesse, estaria nas programações de São João da Fundarpe/Empetur e dessas prefeituras que só contratam porcaria???? 

Este post foi deliberadamente inspirado em um e-mail do Cláudio de Melo Silva, Rio Doce, Olinda.

Meninas de Garanhuns arrasam no volei


A equipe feminina de Garanhuns sagrou-se campeã do Campeonato TV Asa Branca de Voleibol. A conquista aconteceu no último sábado, dia 28, na Quadra do Colégio Diocesano de Garanhuns. Já entre os homens, o selecionado local foi derrotado por Caruaru e ficou com o Vice-campeonato.
Num jogo emocionante, a equipe feminina de voleibol de Garanhuns derrotou o time de Santa Cruz do Capibaribe em dois sets a zero, 25x21 e 25x23. Os destaques foram a líbero Renata Faustino e a atacante Cintia Tenório. “Batalhamos muito para estarmos aqui. Melhor ataque foi só uma parte. Melhor mesmo é ser campeã. Dedico este título as minhas amigas que fazem parte do nosso grupo”, registrou Cíntia, que também foi premiada como melhor atacante da competição promovida pela TV Asa Branca/Rede Globo e Federação Pernambucana de Voleibol.
Já o time masculino de Garanhuns não conseguiu sentir o gosto do bicampeonato. Mostrando um melhor voleibol em quadra, a equipe de Caruaru venceu os dois sets, 25x20 e 25x19. Para Janilza Brandão, técnica da Seleção de Voleibol Masculino de Garanhuns, mesmo não conquistando o bicampeonato, o desempenho dos atletas foi excelente. “O resultado foi válido. Temos que reconhecer que a equipe de Caruaru foi superior e jogou muito. Além disso, o time conta com um atacante cubano que fez toda a diferença. Agradecemos o apoio por parte da Prefeitura que foi fundamental e decisivo para a conquista deste vice-campeonato”, salientou a Treinadora.
As Seleções de Voleibol Feminino e Masculino de Garanhuns são mantidas pela Prefeitura, através da secretaria de Comunicação Social e Esportes.

A cachaça na Espanha - Por Megg, uma garanhuense que mora por lá!


Temos alguns amigos que acompanham o blog em outras cidades, em outros estados e até em outros países. É o caso da Megg Vitorino, uma garanhuense que a gente tem contato pelo twitter, e a quem dei o desafio de vez por outra, falar de alguns costumes brasileiros em terras de Espanha.

Para começar, um tema bem regional: A cachaça. Aliás, o Brasil detém a expressão na Organização Mundial do Comércio, portanto somente nós podemos utilizar o nome na bebida destilada produzida a partir da cana de açúcar.

Se alguém tiver outra sugestão para a Megg, ou algum outro leitor, em outro país, quiser nos contar como encontrar a cachaça em sua nova terra, é só mandar.

Depois eu pergunto se tem feijão com arroz por lá. Mas agora vamos ao texto da Megg.
.
Hola! Promessa é divida então vamos lá.

Aproveitando este post do blog vou falar da cachaça na Espanha. Ficou conhecida aqui desde que foi introduzida na caipirinha, se não me equivoco é de origem PAULISTA. Essa bebida é considerada uma excelencia aqui, por seu forte sabor e por ser degustada junto com o limão que resalta ainda mais seu sabor, ao ponto de vista dos espanhóis.

É comercializada nos melhores bares, boates e restaurantes, até por que não é fácil comprar por aqui. Por exemplo, em Barcelona podemos comprar nas barraquinhas de brasileiros, que estão dentro do mercado la BOQUERIA. E também em Portugal, por que grande parte dos produtos importados do Brasil são comercializados lá, por um preço nada amigo rsrsrs.

Bom acabo este texto com um forte abraço para o meu querido Ronaldo e todos vocês leitores desse blog cheio de diversidades informativas.

Até um proximo encontro. Megg (Barcelona) natural de Garanhuns e residente da Cohab II.

Dominguinhos só toca em Arcoverde. Fábio Júnior estará em Limoeiro e Gravatá. Este é o novo São João de Pernambuco.


A programação de carnaval oficial do governo do estado recebeu várias críticas quando colocou axé, pagode do Rio, sertanejo e bandas de forró estilizado nos palcos oficiais de algumas cidades do interior.

Esta situação se repete agora com a programação de São João. Começam a aparecer as primeiras vaias eletrônicas a algumas programações, digamos, equivocadas. Tem Zezé di Camargo e Fábio Júnior, aliás, este cantor romântico está em todas atualmente em Pernambuco, pois bem, o pai do Fiuk vai cantar nas festas juninas de Limoeiro e Gravatá. Enquanto isso, a principal referência do autêntico forró, o Mestre Dominguinhos está apenas, repito, apenas, na programação de Arcoverde. Dá pra entender?

É por isso que apareceu um paraíba arretado e disse que no seu estado dinheiro da cultura é pra ser gasto com cultura, e ponto final! Pernambuco não vem seguindo a troça.

E os artistas do interior do estado estão a zilhões de anos-luz da Fundarpe.

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.