quarta-feira, 6 de julho de 2011

Ao amigo Rossini - Por José Cardoso Filho


O que falar de Rossini Moura?

O nosso querido amigo, um homem íntegro, honesto, corajoso, de uma inteligência ímpar e que, desde os tempos da maldita ditadura, sempre lutou pelos seus ideais, ideais estes que simbolizavam a democracia, a liberdade, enfim, o povo e não os governantes opressores da época.

Você, sempre foi mais que um amigo, sempre foi parte integrante da família Cardoso, como você bem definiu no dia 1º de novembro de 2007, ao discursar durante um aniversário.

Garanhuns perdeu um fantástico cronista, Pernambuco perdeu um inigualável radialista, mas, nós, que te conhecíamos tão bem, perdemos muito mais, perdemos uma referência de vida.

Agora, só nos resta recordar os ótimos momentos de convívio, das tuas idéias, das tuas crônicas, da tua belíssima voz e, até mesmo, daqueles momentos de “abuso” que você tinha, mas que sabíamos ser apenas da boca pra fora.

Saudades, meu amigo!

Causos, contos e histórias de trancoso: 21 anos do FIG


Já se foram 20 Festivais, e muita gente tem histórias pra contar, algumas muito engraçadas, outras no mínimo curiosas. Pensando nisso, o Marcílio Maia, ex-quase tudo em Garanhuns, mas principalmente na área de eventos e turismo, criou no facebook o grupo "Causos, contos e histórias de trancoso: 21 anos do FIG". O nome e o formato não são definitivos, mas, a idéia é estimular as pessoas a contarem suas vivências ao longo dos vinte e um anos do nosso evento.

Bem, o convite (creio) tá rolando por aí, principalmente para quem tem o que contar!


O que têm em comum as candidaturas de Izaías e Aurora Cristina?


Duas candidaturas que estão sendo faladas abertamente, em campos opostos, Izaías Régis e Aurora Cristina têm algo em comum na campanha rumo a prefeitura de Garanhuns, não têm nesse momento a unidade dos campos que representam.

O nome de Aurora foi lançado pelo marido, Silvino Duarte, tão logo teve suas contas rejeitadas pela câmara e na impossibilidade de ser o candidato. Foi na base do -"Quem quiser que me siga!". Os correligionários históricos ainda não se decidiram. Nomes como Sivaldo e João Guido, preferiram aguardar. Assim, Silvino espera que a aprovação a seu nome seja o suficiente para fazer de Aurora Cristina prefeita.

Com Izaías acontece parecido. Mesmo sendo um candidato natural, pois é uma liderança com mandato, lançou-se sem conversar com os outros partidos que podem compor a sua base de apoio. Porém, sabe que sua vida fica mais fácil se vierem os apoios que precisa, principalmente do Palácio do Campo das Princesas. Mas em Garanhuns, as diferenças praticamente inviabilizam a unidade. 

Portanto, Aurora e Izaías partem como candidatos de projetos pessoais, o que, aliás, tem sido o lugar comum das campanhas eleitorais no município.

As pesquisas devem estar a mil na cidade. Quem se lançou antes, é claro, aparecerá melhor, pois já terá o nome citado nas ruas. Principalmente se as pesquisas servirem de base para a escolha das candidaturas.

E quem deixa pra depois, livra-se da exposição antecipada e da fritura comum na política garanhuense.

É bom lembrar que nomes como o de Luiz Carlos entraram no jogo aos 48min do segundo tempo, revertendo números de pesquisas de intenções de votos. É que muita gente analisa os números a partir do baixo índice de rejeição.

Creio que vamos para uma eleição muito acirrada, e com mais candidatos que o último pleito.

Como será o Festival da Palavra?


Este ano, o Festival de Inverno de Garanhuns, contará com uma programação especial para a Literatura, denominada de Festival da Palavra. A realização é da secretaria de cultura do estado, e acontecerá na Academia de Letras de Garanhuns, mas também ocorrerão eventos descentralizados, nas ruas, palcos, casas, inclusive periferia da cidade.

A ideia é fomentar a literatura, interagindo públicos, escritores, artistas, etc.

IFPE- Garanhuns realiza hoje matrícula do 1º remanejamento 2011.2


Os alunos da 1ª lista de remanejamento do vestibular 2011.2 do IFPE- Garanhuns deverão fazer sua matrícula hoje, quarta-feira (06), no horário das 14 às 17h, no setor de Registro Escolar do campus (prédio anexo ao Colégio XV de Novembro).
Para realizar sua matrícula, o aluno deverá apresentar o cartão de inscrição do vestibular, certificado original de conclusão do ensino médio ou equivalente, histórico escolar ou declaração de conclusão com validade de 30 dias, uma foto 3x4 recente, documento comprobatório de regularidade com o serviço militar (homens maiores de 18 anos), original e cópia da certidão de nascimento ou casamento, da carteira de identidade, do título de eleitor (se maior de 18 anos) e do CPF.

O campus Garanhuns oferece os cursos de Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Informática e, a partir deste semestre, começam as aulas para as turmas de Técnico em Eletroeletrônica.

A lista dos alunos remanejados pode ser conferida no site http://garanhuns.ifpe.edu.br/index.php .

Garanhuns perde Rossini Moura




O multiartista das palavras, cronista e radialista, Rossini Moura, resolveu não enfrentar mais um frio intenso do inverno garanhuense, e nos deixou, nesta madrugada.

Rossini faz parte da lista das pessoas que conheci que são exemplos em tudo que fazem. De caráter retilíneo, fina ironia e inteligência fora do comum, podia fazer-se entender utilizando um extenso vocabulário para desfilar seu texto, escrito ou oral, de ideias irretocáveis.

Impossível era discordar de Rossini. Seu falar era dos estão com a verdade, a convicção.

Tive a alegria de ouvir aquela voz dizer sempre o que queria dizer sempre.

Radialista, fazia das suas crônicas o momento mais esperado do dia nas programações das emissoras que colocou voz.

Rossini fazia das palavras uma brincadeira. Muitas vezes de improviso, convidado que era para se pronunciar, dissertava com abundância de sentimentos e vocábulos sobre qualquer assunto.

Amigo da família Cardoso, tive a honra de ouvir-lhe sobre a figura do ex-deputado José Cardoso, e em outras ocasiões, dos seus filhos, principalmente Roberto Cardoso (foto), que se encontra adoentado, mas que sempre que está em Garanhuns reencontra seus amigos, e Rossini era figurinha carimbada.

Rossini participou de vários governos, sem nunca perder o senso crítico.

Emprestava seu nome e seu prestígio a vários jornais. Teve a cara do Monitor por muitos anos e o carinho da Gazeta de Garanhuns.

Escrevi certa vez, aqui mesmo no blog, em texto que relatava nossos escritores, sobre sagacidade e interpretação inconfundível de uma lenda viva da nossa crônica no rádio, Rossini Moura. Este radialista, menestrel das palavras e das observações absolutas é exemplo para todas as gerações posteriores.

Infelizmente deixa de ser lenda viva para ser parte da nossa história.
 
Garanhuns fica mais pobre. E o pior, pobre de conhecimento!

Confira as mudanças no trânsito de Garanhuns durante o FIG

Para dinamizar o tráfego de veículos no município, proporcionando melhor comodidade ao pedestre que vai se deslocar aos pólos do Festival de Inverno de Garanhuns – FIG, no período de 14 a 23 de julho, a Prefeitura, através da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte – AMTT, já trabalha nas interdições das principais vias de acesso ao Evento.

Para tanto, serão utilizados cavaletes, blocos de concreto, placas de sinalização, além da presença dos Agentes de Trânsito. O tráfego da Avenida Júlio Brasileiro, nas imediações do Parque Euclides Dourado será redirecionado. Já a Rua Manoel Clemente, que compreende o Parque Ruber van der Linden (Pau Pombo) bem como o complexo do Sesc/Garanhuns também terá modificações em seu tráfego, assim como as ruas no entorno da Esplanada Guadalajara, o principal pólo do FIG.

Uma vez interditada, a Rua Manoel Clemente, terá o seu acesso pela Rua Doutor Juvêncio, tornando-se mão única no sentido Pau Pombo/ Centro. Será permitido apenas o estacionamento de carros de passeios em frente ao Sesc. A medida de controle do tráfego ainda proíbe a passagem de veículos que ultrapassem os 6 metros, pela localidade.

Durante o dia, o tráfego de acesso à Esplanada Guadalajara, no acesso pela rua Nilo Peçanha, ocorrerá tranquilamente. Já a partir das 17 horas, o local será interditado, para que a logística do Evento se dê com maior eficiência. Além dos Agentes de Trânsito, a ação contará com Policiais Militares.

Segundo informações da AMTT, anualmente, durante o período do Festival de Inverno, a frota de veículos em Garanhuns cresce em torno de 46,26%. O que justifica a adoção de medidas de controle de tráfego durante o Evento.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.