quinta-feira, 7 de julho de 2011

Garanhuns abre temporada de inverno do Festival Pernambuco Nação Cultural 2011


A Fundarpe consagrou 15 grandes festas de Pernambuco, da zona da mata ao sertão, excluindo as festas tradicionais como carnaval e São João, por isso não participam os eventos da capital e o período junino em Caruaru ou qualquer outra cidade.

Portanto, outras grandes festas fazem parte do calendário. Antes o que era o Circuito do Frio, criado no governo Jarbas, recebeu outros eventos de impacto regional e chegamos ao Festival Pernambuco Nação Cultural, concepção maior da atual gestão, e é nele que está incluído o Festival de Inverno de Garanhuns, tratado pela sua magnitude como o principal evento do circuito, o que mais recebe atrações em vários segmentos culturais, o que tem o maior período de duração (dez dias) e por isso o que recebe o maior investimento, este ano bate na casa dos R$ 14,2 milhões, superando em quase 40% o valor utilizado no ano passado.

O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), acontece de 14 a 23 de julho, seguido pela Festa do Estudante, em Triunfo (23 a 30 de julho). Em agosto, é a vez da Festa da Renascença, em Pesqueira (1 a 7 de agosto), depois tem a Festa das Dálias, em Taquaritinga do Norte (8 a 14 de agosto) e a Festa da Estação, em Gravatá (15 a 21 de agosto), que fecha o ciclo de inverno dos eventos que fazem parte do calendário oficial do Festival Pernambuco Nação Cultural.

Este ano o Festival de Inverno recebe mais de 250 atrações espalhadas em vários polos e palcos, sem contar o circuito alternativo com eventos em vários locais, com realizações do SESC, SEBRAE, Boião´s, Bar Escritório, A Budega, etc.

E as atrações não se resumem à música, temos teatro, dança, artistas populares, oficinas culturais, gastronomia, circo, etc, etc, etc. Dentre as atrações nacionais podemos contar na programação com nomes como:

ALCEU VALENÇA
BEBEL GILBERTO
BETH CARVALHO
ELBA RAMALHO
FAFÁ DE BELÉM
FREJAT
GERALDO AZEVEDO
GAL COSTA
JORGE ARAGÃO
LUÍZA POSSI
MACIEL MELO
MARCELO CAMELO
MARGARETH MENEZES
MARINA LIMA
MUNDO LIVRE
NANDO REIS
NAÇÃO ZUMBI
QUINTETO VIOLADO
PATO FU
ROBERTA SÁ
SEU JORGE
TRIBO DE JAH
TULIPA RUIZ
UNIDOS DA TIJUCA
.
Por isto, e muito mais, Garanhuns recebe turistas de todo o Nordeste que vêm apreciar a programação, nosso clima surpreendente e a magia desse mega evento, o maior da América Latina, e o melhor, tudo de graça, nas ruas, nas praças, nos polos e nos palcos.

O Blog da Palavra



Dilma no FIG - Por Paulinho Brasileiro

Amigos,

Recentemente a presidenta Dilma Rousseff esteve em Caruaru apreciando e curtindo o São João através de um convite feito pelo deputado federal Wolney Queiroz filho do prefeito Jose Queiroz. A visita de Dilma aquele município se tornou alvo de briga com a cidade rival Campina Grande- PB que ambas disputam pelo melhor São João, pois com a sua vinda que não durou mais do que duas horas, trouxeram olhares dos mais diversos locais desse país, além de despertar o interesse de futuros potencias patrocinadores para o evento tornando-o assim ainda maior e melhor.

Quero através dessa minha pequena explanação fazer uma pergunta a todos: qual ou quais políticos da nossa cidade teve coragem de convidar a presidente Dilma para o nosso festival??? Pois bem diante de toda realidade que vive nossa querida cidade eu enquanto jovem que quero ver essa cidade trilhando os rumos de um desenvolvimento sustentável acompanhado de um planejamento estratégico em seus mais diversos níveis gerenciais não poderia nem posso ficar inerte a toda essa situação.

Tomei a atitude de mandar um e-mail para o gabinete da presidenta Dilma falando do festival de inverno e consequentemente da nossa cidade sem esperança alguma de obter resposta, porém ao abrir o meu e-mail recebi este pequeno e-mail que apesar de ser breve mostra que com empenho de nossos governantes (local) podemos ir além, temos que pensar grande pra sermos grande também.


Date: Thu, 7 Jul 2011 12:39:04 -0300
From: infoap@planalto.gov.br
To: paulinhobrasileiro@hotmail.com
Subject: Resposta da Presidência

Prezado Senhor,

Impossibilitada de comparecer ao festival de inverno de Garanhuns, em razão compromissos de agenda, a Presidenta Dilma Rousseff agradece o amável convite, cumprimenta organizadores e deseja pleno êxito evento.

Claudio Soares Rocha
Diretoria de Documentação Histórica
Gabinete Pessoal da Presidenta da República
.
*Paulinho Brasileiro é presidente da CDL Jovem.

Polícia aperta o cerco aos traficantes em garanhuns

Hoje, quinta-feira, às 16h, Dr. Antonio Rezende vai apresentar na 1ª DP de Garanhuns um casal de traficantes que foi preso no fim da manhã de hoje. De acordo com o delegado, Adriana Pereira da Silva, 31 e o companheiro dela, Marcelo da Silva Mendes,31 foram presos em flagrante na casa onde moram, no bairro Boa Vista.
No momento eles estavam vendendo droga a um menor. Foram apreendidos com eles 56 pedras de crack, mais de 200 reais em dinheiro, jóias, TV LCD e perfumes. O menor que também foi levado até à delegacia, deve ser liberado.

Mestres atestam a qualidade do curso de Pós-graduação em Direito Penal da AESGA

Tendo iniciado no último dia 17 de junho, a primeira de turma de Pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal, oferecida pela Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), por meio da coordenação de Pós-graduação e Extensão da Instituição, além de atrair a atenção de graduados em direito e advogados da Região, vem sendo destaque também junto ao corpo docente do Curso.

Investindo na qualidade do Curso, a coordenação do Curso informa que a Pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal tem como objetivo proporcionar uma ampla visão do Direito Penal e Processual, com ênfase nos temas essenciais para a compreensão do fenômeno da supremacia constitucional, propiciar a necessária atualização para os profissionais atuantes na área de especialização, bem como qualificar o profissional para o exercício de funções jurídicas próprias, incluindo a magistratura, as funções essenciais à Justiça, as atividades forenses correlatas, o magistério superior e a pesquisa.

“Os alunos desta turma são especiais, não somente pelo respeito junto ao professor, mas, sobretudo pelo excelente nível que apresentam. É natural, como sabemos o desnivelamento em turmas de pós-graduação, dada a variedade de formações na graduação, o que quase sempre nos impede de ir mais além, como requisitaria uma especialização. No entanto, em Garanhuns isso não aconteceu, pois a maioria dos alunos tem um nível excelente, aptos a discutir temas espinhosos, com atualização jurisprudencial. Fiquei muito satisfeita”, destacou a professora Érica Babini Lapa, que é doutora e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e atua na área de Direito Penal e Criminologia.

Babini realça também a qualidade do curso de graduação da Faculdade de Direito de Garanhuns – FDG. “Por tudo isso parabenizo-os pelo trabalho, assim como pela própria graduação da Faculdade, pois como pude perceber a grande maioria dos alunos são oriundos da AESGA, o que denota que a graduação neste ambiente é muito bem orientada e realizada”, acrescentou.

O curso de Pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal tem uma carga horária de 360 horas e deve concluir sua primeira turma em junho do próximo ano.

Facebook vira central de debates sobre o Festival de Inverno


O facebook está fervendo. No grupo "Amigos do Festival", que antes da programação serviu para alertar aos organizadores a indignação quanto às mudanças pré-anunciadas, agora tem recebido um novo contorno, e Betinho tem postado as imagens do Festival de Inverno, principalmente os cartazes de todas as edições, aproveitando para registrar a falta de divulgação este ano.

Em outro grupo, criado por Marcílio Maia, os seguidores estão sendo convidados para contar casos e causos que tenham acontecido no evento, já foi dito cada uma. De rádio, tenho algumas histórias, como um amigo nosso que fez uma entrevista de uns dez minutos com Marcelo Camelo, do Los Hermanos, que estava no Parque Euclides Dourado, na primeira vez que por aqui esteve. Bem, papo vai, papo vem, o Hermano falou mal da música Ana Júlia, grande sucesso na época, soltou outras lorotas, e depois da entrevista terminada, agradecimentos, coisa e tal, alguém entregou o cara, não era o Marcelo, era sim alguém da Fundarpe, parecido com ele, que acabou tirando onda com o repórter.

Causos do Festival. Quer mais? Tá lá no grupo do facebook. Ah! No twitter também tem sido bastante citado o FIG.

Quartel do Corpo de Bombeiros Começa a ser construído em Garanhuns

O Governador Eduardo Campos, juntamente com o Deputado Estadual Izaías Régis, o Coronel Marícilo Rossine – Comandante do Corpo de Bombeiros de Interior de Pernambuco e o Coronel Emanuel Cunha - Subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, confirmaram o início da construção de um Grupamento do Corpo de Bombeiros na cidade de Garanhuns.

A obra será iniciada ainda este mês, onde funcionava a antiga Ciretran de Garanhuns, próximo ao Parque Euclides Dourado. Hoje, o Corpo de Bombeiros de Garanhuns, funciona como uma Sessão de Grupamento de Bombeiros, comandada pelo Capitão Wilson Paulo da Silva. Com uma Unidade deste porte em Garanhuns, o Corpo de Bombeiros irá melhorar seu pronto atendimento para população, como também expandir suas atividades para mais cidades do Agreste Meridional, além de emitir Atestado de Regularidade para Empresas. Conseqüentemente, haverá aumento de efetivo e viaturas, entre outras entre outras logísticas para melhor servir toda região.

O deputado Izaías afirmou que desde o início da reivindicação, sempre soube que seria atendido, com certeza o governador estava esperando o momento oportuno para atender mais uma solicitação do povo de Garanhuns e do Agreste Meridional, enviada por mim.

DIRETO DO FACEBOOK - Falou, tá falado, Paulo!


Deixa eu comentar uma coisa que eu não consigo entender.


Quando chega o Festival, logo aparecem os salvadores de Garanhuns, é neguinho defendendo os artistas da terra , a cultura de garanhuns, seu Gonzaga, etc...etc e tal. Mas durante o ano todo, quem produz eventos na Cidade raramente chama estes artistas pra tocar em suas festas e quando chama, paga pior que a prefeitura.

Os ditos amantes da cultura de Garanhuns não comparecem nos eventos realizados pelos artistas durante o ano. Seu Gonzaga," coitado de seu Gonzaga" é usado como o exótico em reuniões sociais. As Rádios de Garanhuns só tocam a música dos artistas no período dos nove dias do Festival, e tem outra coisa !

Se você não vai tocar na programação oficial, ai lascou, porque tu nem toca nem dá entrevista.

Ai eu digo que santo de casa faz milagre, porque apesar de tudo isto, ainda estamos tocando e movimentando Garanhuns há 21 anos de festival.
.
Observação do Paulo Ferreira no Facebook.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.