segunda-feira, 18 de julho de 2011

Governo do Estado premia os melhores no resultado do IDEPE


O Governo do Estado divulgou as cidades que tiveram o melhor desempenho na avaliação que determina o Idepe. “Nós queremos é todo o ano ter um índice das escolas do Estado e das escolas municipais”, comemorou o governador Eduardo Campos. O índice avalia os alunos e as escolas. “Os alunos que passaram os quatro anos em cada ciclo nós juntamos esses dois resultados e é isso que dá o Índice de Desenvolvimento da Educação”, explicou o secretário de Educação Anderson Gomes.

As notas do Idepe vão de 0 a 10. Foram premiados os municípios com melhor desempenho, um de cada uma das 12 regiões de desenvolvimento do Estado. Eles receberam um ônibus para o transporte escolar e três escolas de cada região vão ganhar um laboratório de informática. 

A Escola do Engenho Santo Antonio em Itaquitinga foi destaque estadual recebendo o laboratório Móvel de Informática. O Prefeito Dr. Geovani esteve presente na entrega dos prêmios acompanhado do Presidente da Câmara de Vereadores de Itaquitinga, o vereador Roque, que foi acompanhado de companheiros de Câmara, da Secretária Veridiana, de professores, coordenadores que fazem a educação ser destaque e de diversas autoridades locais, bem como representantes daquela comunidade premiada.

Esse prêmio, é mais um que mostra o quanto Itaquitinga evolui a cada dia!

Olha o Renato Borghetti no FIG



Pra quem não viu o Ranato Borghetti no Festival de Inverno, vai aí um aperitivo. Quem postou no youtube foi o csouto2009.

O camarote da acessibilidade

A SEDSDH - Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos , através da Superintendência de Apoio a Pessoa com Deficiência – SEAD, instalou uma novidade este ano no Festival de Inverno de Garanhuns – FIG, o Camarote da Acessibilidade.
 
O espaço em plena Esplanada Guadalajara, está disponível portadores de deficiência assistir aos shows da praça, com mais comodidade.
Esta ação vem ocorrendo desde o carnaval com a inovação do Camarote da Inclusão que beneficiou foliões com deficiência oriundos de todas as regiões do Estado. E, durante o período da páscoa, foi realizado o evento Paixão Pela Acessibilidade que garantiu aos expectadores cegos e com baixa visão serviços de guia e audiodescrição do espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Além da participação no São João de Caruaru.

O camarote fica no começo da praça, e o acesso é feito mediante contato anterior para garantir a vaga, pois há espaço para 30 a 40 pessoas, inclusive cadeirantes.
.

Street´s Jazz Band no FIG


Ei Pessoal, nessa próxima Sexta- Feira, dia 22/07, às 18h, no Palco Instrumental, teremos o show da Street Jazz Band, a primeira dixeland do Nordeste. Vamos apreciar o ótimo show dos rapazes aqui de Garanhuns e que é muito bem conduzida por Jasiel Leite.

Conto com a presença de todos para abrilhantar nosso show. Abraços.
.
O recado é da Jacqueline pelo facebook.

 A foto é do JC.

Grande espetáculo de teatro faz homenagem a Luís Jardim


Espetáculo: Vicência
Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante
Segunda-feira, 18 de julho, no FIG
No ano em que se comemoram os 110 anos de Luís Jardim, escritor garanhuense ganhador de diversos prêmios de Literatura, Julierme Galindo premia seu público, mais uma vez, com uma livre adaptação de um dos contos do livro “Maria Perigosa”.

A história de “Paisagem Perdida”, título original de “Vicência”, encanta pela beleza e inovação cênica: o cenário se multiplica nos mais diversos ambientes, nas paredes da casa do seu Manoel Quirino, na fazenda, na igreja, na bodega e nas montanhas da paisagem perdida. O espectador tem a chance de ver o espetáculo de diversos ângulos sem sair do lugar.

“Vicência” conta a história de uma mulher sertaneja jovem, “doce e bela”, que se apaixona por um aboio e enfrenta a dureza do pai e as convenções e tradições familiares para viver esse amor. Num tempo em que a mulher não tinha voz, “Vicência” torna-se um mito por lutar pelo que mais deseja passando por cima do machismo e da brutalidade que imperavam na época. A década de 30, marcada pelos genocídios, regimes totalitários, coronelismo, a Guerra de Canudos e o cangaço.

 
Elenco: Adevair Jackson / Adriano Izidoro / Álefe Albuquerque / Ana Veras / Anderson Jaime / Anderson Vieira / Diogo Honorato / Edijane Calado / Eliakim Urbano / Juliana Bernardo / Raquel Silva / Samara Cavalcanti / Tamires de Goes / Valéria Santos / Willian Joel
Participação Especial: Duvennie Pessôa como Vicência e Karine Melo como D.Quitéria

Texto: Luís Jardim com livre adaptação de Julierme Galindo

Músicas: Carlos Janduy / Irapoã Ribeiro / Julierme Galindo / Márcio Viana Músicos: Everton Kelly – cajon e pandeiro / Geison Silvério – violão / Irapoã Ribeiro – triângulo e voz / Valéria Santos – voz /Yale Feitosa – flauta transversal
Maquiagem / Preparação Vocal / Fotos: Álvaro Lucard
Cenário / Figurino /Plano de luz / Design Gráfico: Julierme Galindo
Adereços: Diogo Honorato
Assistente de Produção: Duvennie Pessôa

Realização: Guará Cia. Teatral
Direção: Julierme Galindo
.
Com informações e texto de Duvennie Pessôa
Fotos: Álvaro Lucard

Faltou espírito de seleção


Até melhorou nos últimos dois jogos, mas não a ponto de conquistar o torcedor. A verdade é que a seleção brasileira eliminada precocemente da Copa América em nenhum momento se portou como uma seleção, parecia uma vitrine de excelentes jogadores que pensavam mais no visual, na vaidade, no brinco de pérolas que propriamente em vencer as partidas.

Precisou o capitão Lúcio, que também não jogou bem, deixando uma zaga nervosa ao lado de Thiago, chamar a atenção dos novatos de que o símbolo na frente da camisa é mais importante que o nome impresso atrás.

A empáfia era tão grande que neste jogo contra o Paraguai, Neymar chegou a perder um gol na cara do goleiro, depois de receber um passe de Robinho, e em vez de mostrar indignação e a infelicidade, os dois se abraçaram numa alegria irritante, como se dissessem - "óia só como nóis joga bola! Nóis semo demais". E o país sofria um resultado ameaçador que viria a se materializar mais na frente.

Acho que Mano Menezes é culpado em parte. Na escalação, não! O time é basicamente aquele ali, não ficou nenhum jogador que o povão pedisse e ele tenha deixado de convocar. Quem devia estar ali, estava. Faltava talvez um Hernanes, Um atacante fazedor de gols, mas este produto está em falta no futebol brasileiro. Portanto, o time era aquele. E Mano exigiu demais de Ganso, nunca colocando alguém para jogar ao seu lado, aumentando sua responsabilidade e deixnado-o facilmente marcado.

E Mano mexe no time muito errado. A cada alteração muda tudo, o lateral vai pro meio, o atacante recua, o zagueiro vai pra ponta. Aí depois ele precisa fazer outra pra ajeitar a burrada que fez. Uma coisa que desestrutura sempre a seleção. O time sempre piora depois das alterações, quando deveria ser o contrário.

Mas o fato é que há o problema psicológico, endeusaram tanto Neymar, Pato e Ganso que a meninada chegou na Copa América achando que ia ganhar fácil, ia dar show, fazer gracinhas, comemorações coreografadas, dancinhas pra lá e pra cá, até deram uma geral nos infelizes cabelos para aparecerem melhores nas fotos. Ridículos, novos ricos que não sabem o que fazer para aparecer e gastar dinheiro.

Aí está, a preocupação maior era com suas imagens, muito mais que com a própria seleção brasileira.

Porém, não tem muito o que fazer, os jogadores são aqueles mesmos. Tem que trabalhar a cabeça da meninada, dar uma alterada na zaga, goleiro (pelamordeDeus, até quando Júlio Cesar vai ficar levando gols assim na seleção?), e se Mano quiser continuar no comando, deve voltar a fazer o trivial, levar alguém pra conversar sobre o time e as alterações, e BOTAR O PÉ DOS BATEDORES DE PENALTY NA FORMA!

Perder quatro penaltys seguidos é uma vergonha!!! Nunca havia visto isto no futebol mundial!

A verdade é que os meninos em nenhum momento acharam que poderiam perder, e pra ganhar o time tem que ter o medo de perder, respeitando sempre o adversário!

E aí alguém disse, mas a Argentina também perdeu! Meu amigo, a Argentina é problema deles!

A caminhada dos zumbis em Garanhuns - Zombie Walk e Flash Mob


Bom, primeiramente deixe-me explicar o que é o Zombie Walk e um Flash mob:

"Flash Mobs são aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, estas se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram. A expressão geralmente se aplica a reuniões organizadas através de e-mails ou meios de comunicação social"

Fonte: Wikipedia

"Zombie Walk (Caminhada Zumbi) é um flash mob composta por um grande grupo de pessoas que se vestem de zumbis. Geralmente caminhando por grandes centros urbanos, os participantes organizam uma rota através das ruas da cidade, passando por parques e outros locais com grande público."

O evento é promovido via internet ou através de cartazes. No evento Zombie Walk, os participantes se caracterizam como zumbis com maquiagem e sangue artifical e se comunicam como zumbis (Assim como nos filmes de horror), grunhindo e gemendo.

"Uma das primeiras Zombie Walks ocorreu em Outubro de 2003, em Toronto, Canadá com apenas seis participantes e obteve grande repercussão. Em 27/08/05 ocorreu em Vancouver a primeira Zombie Walk em grande escala, com mais de 400 participantes caminhando por mais de 35 quadras no centro da cidade.

A primeira Zombie Walk realizada no Brasil foi em Belém em 29/10/06.

Fonte: Wikipedia

Aqui no Nordeste, algumas grandes cidades já realizaram Caminhadas Zumbis. Como Recife, João Pessoa, Belém.

No ano passado, em João Pessoa, aconteceu o 1ºZombie Walk contando com cerca de 40 zumbis. E agora, no dia 24/07/11 vai acontecer o 2º Zombie Walk de João Pessoa, onde é esperado cerca de 300 Zumbis.

A idéia de realizar o 1º Zombie Walk de Garanhuns surgiu no Festival de Inverno de Garanhuns de 2011.

Estávamos conversando sobre eventos de Anime, Mangá e cultura popular como o Super-Convenção que vai acontecer no final desse mês, AnimaRecife que acontecem anualmente em Recife-Pernambuco e o assunto zumbi entrou em discussão.

Nossa proposta é garantir aos amantes de filmes de terror, ou admiradores, uma forma de entretenimento e de difundir a cultura.

Assim, participando de um diferente modo de divulgação de cultura na cidade de Garanhuns e do próprio festival de inverno.
Um outro ponto importante que deve ser frisado aqui é que esse é um modo diferente de fazermos nosso protesto contra a violência existente nos dias de hoje.

O evento vai ser realizado no dia 23/07/11

No dia do show de Nação Zumbi, uma das mais famosas bandas de Pernambuco e um grande patrimonio cultural e orgulho do estado.

Este evento pretende também divulgar este show de Nação Zumbi que vai encerrar o Festival de Inverno de Garanhuns 2011.

O evento vai acontecer às 16:00h e o trajeto será realizado do Parque Euclides Dourado até o Parque Ruber Van Der Linden. Com possibilidade de irmos até a praça Guadalajara.

Passando por dois grandes pólos do Festival de Inverno de Garanhuns.
.
Texto do Saulo André Rodrigues
Para mais informações: sauronbs@hotmail.com

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.