segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Tá no portal UOL - Justiça federal condena Sampainho a pagar custas de eleição


A insistência em manter uma “candidatura irregular” em 2008 custou caro ao ex-prefeito de Caetés (a 251 km de Recife), José Luiz de Sá Sampaio, conhecido como “Sampainho”. A AGU (Advocacia Geral da União) informou que a Justiça Federal de Pernambuco condenou o então prefeito eleito a pagar as despesas com a nova eleição municipal, realizada em fevereiro de 2009.

Segundo a AGU, a decisão é inédita no país e se baseou no fato de que Sampainho “sabia que sua candidatura era irregular” e mesmo assim entrou com recursou por três vezes para se manter na disputa sub judice, perdendo em todas as instâncias. Após a decisão final, a Procuradoria Regional da 5ª Região entrou com ação pedindo que o prefeito bancasse os custos da nova votação.

Pela decisão do juiz da 23a Vara Federal de Pernambuco (Garanhuns/PE), Gilton Batista Brito , o ex-prefeito terá que pagar R$ 6.000 à União, a título de indenização pelos custos de erário da realização da nova eleição. Sampainho, porém, ainda pode recorrer da decisão da 1ª instância.

Vitória e cassação

Sampainho, filho do ex-prefeito José Sampaio, Zé da Luz, foi vice dele por duas legislaturas (2001-2004 e 2005-2008). Após a renúncia do pai, em março de 2008, ele assumiu o posto para tentar a “reeleição” na terra do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a AGU, “a lei proíbe a eleição de parentes dentro do prazo de seis meses do último pleito”.

O então prefeito lançou seu nome, mas teve o registro cassado pela Justiça eleitoral no dia 29 de julho de 2008. A partir dali começaram as tentativas, por meio de recursos, para recuperar a legalidade da candidatura.

No dia cinco de setembro, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Pernambuco confirmou a cassação. A mesma coisa aconteceu no TSE por duas vezes: em 22 de outubro (em decisão monocrática) e 12 de novembro (decidida pelo pleno).

Entre as decisões, Sampainho venceu a eleição com 54% dos votos válidos, mas não conseguiu sequer tomar posse. Por conta dessa cassação, a cidade teve que realizar um nova eleição, já que ele obteve 50% dos votos válidos mais um, o que inviabiliza a posse imediata do segundo colocado.

Juiz diz que houve “comportamento doloso”

Em sua sentença, o juiz Gilton Batista Brito alega que há uma “inegável necessidade de prevenir tais condutas”. Para ele, houve “comportamento doloso” com a “tentativa de permanência de dinastia familiar”, “impondo a milhares de eleitores o retorno à votação”.

O juiz ainda afirma que houve prejuízo à continuidade dos serviços públicos municipais, “ante a precariedade no cargo e a saída repentina”. A condenação, para ele, se faz necessária por conta da “condição de pequena municipalidade, onde a dependência dos serviços públicos é significativa”.

O UOL Notícias tentou localizar Sampainho nesta quarta-feira (3), mas não conseguiu. Na prefeitura de Caetés, a reportagem foi informada de que não havia nenhum contato do ex-prefeito ali e que ele não estava no local.

No processo, o ex-prefeito alegou à Justiça que não inexistiu “ato ilícito” em recorrer pelo registro da candidatura em instâncias superiores. Segundo Sampainho, não houve “nexo causal” entre a conduta de registrar a candidatura e o prejuízo do erário em realizar novas eleições.

.

Confira a relação dos aprovados na primeira fase do exame da OAB 08/08/2011

A Ordem dos Advogados do Brasil divulgou nesta segunda-feira (8) a relação dos candidatos que passaram na primeira fase do Exame de Ordem e foram convocados para a prova prático-profissional (segunda fase). Nesta prova, que será no dia 21 de agosto, das 14h às 19h, os candidatos terão de redigir uma peça profissional e responder quatro questões.

Confira a relação dos aprovados que realizaram as provas em Garanhuns

Alexandre Felipe Oliveira Gomes
Alvaro Antonio Teixeira De Souza
Amanda Carolina De Almeida Dantas
Amanda Soares Valério
Anilson De Carvalho Temoteo
Antonio Ferreira Da Silva Neto
Carlos André Silva De Araujo
Cicero Fernando Ferreira
Daniel Alves Cavalcante
Daniel Auto De Albuquerque
Daniela De Oliveira Barbosa
Danielle Fernanda De Almeida Gomes
Fernanda Carolina De Barros Santos
Jobson Felix De Melo
José Flávio Leite Do Nascimento
Lígia Mirelle Da Silva Paiva
Marcílio José Albuquerque Pereira
Marquidoves Vieira Marques Junior
Marta De Morais Benjoino
Michel Cavalcante De Miranda
Natália Felizardo Barbosa
Rodrigo Rougllas Eloi Gomes
Valter Coelho Coutinho
Yara Carvalho Martins De Albuquerque
Yuri José Muniz Araújo.
 
.
fonte: Blog de Sivaldo Albino
.
Agora comigo: Mais uma vez um excelente resultado a ser comemorado em Garanhuns, um número expressivo. Pode até ser que não sejam todos da FDG/AESGA, naturalmente, mas o fato de 25 aprovados terem feito a prova aqui, já mostra que nossa cidade e a região mais uma vez sai fortalecida no exame da OAB. Vamos torcer agora que o resultado da 2ª fase seja positivo.

CDL Garanhuns envia ofício ao governador reconhecendo o grande Festival de Inverno


Trascrevemos na íntegra o ofício encaminhado pela CDL Garanhuns ao governador Eduardo Campos, parabenizando e reconhecendo o grande Festival de Inverno que tivemos este ano. A iniciativa é louvável, já que muitas vezes só sabemos reclamar, mas temos dificuldades em agradecer. Criticar é importante, mas devemos saber também apontar os acertos e elogiar.

O presidente Fernando Couto, em um gesto de nobreza e simpatia, junto com sua diretoria, expõe a opinião da maioria. Vamos ao texto do ofício.
.
Ao
Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de Pernambuco
Eduardo Henrique Accioly Campos
Palácio do Campo das Princesas
Praça da República, s/n – Recife – PE


A CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Garanhuns, com a cabal convicção que expressa à opinião da absoluta maioria dos nossos lojistas, vale-se desta carta ao ilustre Governador e toda sua equipe de governo para expressar mais do que um mero agradecimento, objetiva, também, declarar a profunda admiração pela forma como foi planejado e conduzido o nosso Festival de Inverno 2011.

Enche-nos de orgulho saber que o Governador - e a equipe envolvida - trataram o evento mais importante da cidade com profissionalismo e esmero. Tal como um de nós, filhos dessa terra, empreenderam bem além de uma obrigação ou um serviço público eficaz de governo, mas fizeram o melhor possível, emprestaram boa vontade ao ato de fazer, o que resvalou em centelhas de pleno sucesso, comum a tudo que é realizado com afinco e seriedade.

Para nós, senhor Governador, o Festival de Inverno é mais do que uma festa, é a oportunidade de mostrarmos a Pernambuco e ao Brasil nossa riqueza multicultural; a vocação para acolhermos sem preconceitos todas as manifestações artísticas; a hospitalidade para com os visitantes; enfim, a nossa casa. E que nos ajuda a produzir tudo isso, possibilitando mostrar o melhor que temos e somos, não pode ser distinguido com outra tarja a não ser a dos verdadeiros amigos.

O Festival desse ano, reflexo da competente gestão, movimentou o nosso comércio com índices substancialmente maiores do que os de anos anteriores, em vendas e ocupação da rede hoteleira. Garanhuns não pode ainda mensurar com exatidão os frutos reais do evento por uma única razão, eles ainda continuam sendo colhidos. E continuarão - temos certeza - fazendo a nossa prosperidade, fomentando a cidadania e garantindo o espaço nesse novo e pungente Pernambuco, um lugar no soberbo estendal, como bem diz o poético hino.

Conte com a instituição CDL Garanhuns no que necessário se fizer para a promoção cultural e econômica do Estado e da nossa região.

Obrigado.


FERNANDO JOSÉ LIMA DO COUTO SOARES
Presidente da CDL Garanhuns
.

Artes Cênicas do Agreste agora também tem blog

http://cenicasagrestemeridional.blogspot.com

O Álvaro Lucard tomou a iniciativa de criar um blog exclusivamente para as ações envolvendo as Artes Cênicas do Agreste Meridional, para que todos possam se manter informados de tudo que acontece na nossa microrregião.

Álvaro pede a colaboração de todos e todas para fazer do blog uma ferramenta de utilidade pública. O blog nasce após a provocação do último Fórum Regional de Cultura do Agreste Meridional, ocorrido no dia 27/07/2011.

Espalhem entre os amigos e amigas, e enviem material sobre apresentações, oficinas, cursos, etc, relacionados a Artes Cênicas.

As informações podem ser enviadas para cenicas.am@gmail.com.
.

coordenadora pedagógica do Colégio Santa Joana D´arc participa de Congresso Internacional


A coordenadora pedagógica do Colégio Santa Joana D’Arc, Maria Júlia, participou do 4º Congresso Internacional de Educação que ocorreu de 4 a 6 de agosto em Maceió (AL).

Com o tema EDUCADOR FUTURO, o congresso versou sobre Formação de Professores. Aconteceram paralelamente o 2º Congresso Internacional sobre Dificuldades de Aprendizagem e, pela primeira vez, o Seminário de Gestão em Educação. O foco principal das palestras e seminários foi a qualificação de profissionais da área educacional.

Diversos palestrantes abordaram a tecnologia na Educação, entre eles Nilbo Nogueira, professor graduado em Psicopedagogia e mestre em Educação pela USP e doutor em Educação pela PUC-SP, com o tema “Metodologia x Tecnologia: Questionamentos e Inovações para Uma Nova Escola”; Luli Radfahrer, com a palestra “Para que serve uma Monocotiledônia? Nerds, Mídias Sociais e a Escola do Século XXI” e “Mobilidade e Convergência Digital. Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar”, com Moisés Zylbersztajn.

Ainda palestras com dois autores de livros educacionais sobre o tema e reconhecidos educadores brasileiros: Celso Antunes e Betina von Staa. Antunes traz para Maceió sua palestra “Se eu fosse você... O que esperar de um mundo mais veloz que a luz?". Betina von Staa, coordenadora de Pesquisa em Tecnologia Educacional, fará a palestra “A Pesquisa Escolar na Era da Internet: do Copia e Cola à Iniciação Científica”.

Garanhuns faz bonito em João Pessoa

Tá no site PARAÍBA.COM.BR
.

Com a participação oficial de 585 corredores - sem contar com os corredores que marcaram presença de forma espontânea - a Prefeitura de João Pessoa, através da Secretara de Juventude, Esportes e Recreação (Sejer) realizou neste domingo de manhã (7)a 10ª Meia Maratona Cidade de João Pessoa que foi alvo de elogios pela organização e pelo bom índice técnico dos atletas amadores e profissionais.
Na categoria principal o título de campeão ficou com Cícero Vieira da Rocha (01:09:47) de Garanhuns-PE, o segundo lugar foi Severino Santos Melo (01:10:09) de Pilões-PB e a terceira posição ficou com Gilmar de Oliveira Silva, também de Garanhuns (01:10:50). A disputa foi bastante equilibrada e arrancou aplausos do bom público que compareceu a praia de Tambaú, local da largada e chegada dos atletas.

Grande Público prestigia finais do Campeonato da Boa Vista em Garanhuns - Confira as fotos!


Com um público de mais de mil torcedores, as equipes do Vasco e Brasiliense disputaram as finais do 24º Campeonato de Futebol Amador da Boa Vista. No final, as duas torcidas fizeram a festa, já que o Brasiliense conquistou o título entre os titulares e o Vasco levou a taça na categoria aspirante. A Competição, que reuniu as melhores equipes amadoras da localidade, contou com o patrocínio da Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Comunicação Social e Esportes.

Entre os aspirantes – que reúne jovens atletas – o Vasco venceu o Brasiliense por 2x0. Já na categoria titular, o Brasiliense jogava pelo empate, já que fez a melhor campanha na 1ª fase. A equipe do Vale do Mundaú colocou o regulamento debaixo do braço; suportou a forte pressão do Vasco e conquistou o título inédito com um empate em 0x0.

O Prefeito Luiz Carlos de Oliveira prestigiou a final e comentou a evolução dos esportes locais. “A Prefeitura vem fazendo a sua parte, investindo forte nos esportes. Ao presenciarmos a grande festa organizada pela secretaria de Esportes aqui na Boa Vista, com esse grande público e boas equipes, temos a certeza que estamos no caminho certo, revelando novos atletas e proporcionando lazer nas comunidades”, registrou o Prefeito Luiz Carlos durante a solenidade de premiação dos Campeões do 24º Campeonato de Futebol Amador da Boa Vista.

CAMPEONATO GARANHUENSE – É grande a expectativa na cidade quanto ao inicio do Campeonato Garanhuense de Futebol Amador. A Competição reunirá as principais equipes do futebol amador da cidade, sendo realizada pela Liga Desportiva Garanhuense (LDG), com o patrocínio da Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Comunicação Social e Esportes.

O Campeonato terá inicio no final deste mês e contará com a participação de 21 equipes. Todas as equipes jogarão com a logomarca da Prefeitura em suas camisas, já que o Governo Municipal é o patrocinador do Certame. Os jogos na categoria titular serão disputados aos domingos nos estádios Gerson Emery e Gigante do Agreste. Já as partidas válidas pela categoria aspirantes acontecem aos sábados e serão realizadas nos diversos campos de várzea da Cidade.

Estudantes denunciam descaso com a UFRPE - Unidade Acadêmica de Garanhuns


Recebemos informações de estudantes da UFRPE-UAG descontentes com a atual situação que se encontra o câmpus em nossa cidade, um descaso que vem colocando em risco a integridade física e a formação dos alunos. Aliás, os próprios professores se manifestaram contra este descaso agora.

Recebemos cópia de uma reunião do Conselho de BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, que dentre outras deliberações, adia o início do semestre letivo por tempo indeterminado, enquanto não forem resolvidas questões de infra-estrutura didática como data-shows para as aulas, livros necessários na biblioteca, laboratórios, para praticamente todos os cursos, principalmente os da área de informática, e ainda conta-se neste momento, com uma greve dos funcionários.

Os cursos da manhã e tarde estão faltando SALAS DE AULA. O prédio que supriria essa necessidade está construído pela metade, completamente abandonado. Não existe calçamento, o campus é repleto de buracos que danificam os automóveis de quem quer que se arrisque a entrar lá. Em época de chuva a lama toma conta de tudo, vira um caos. Na biblioteca, que está fechada por conta da greve dos funcionários, estão faltando livros que fazem parte da bibliografia BÁSICA das disciplinas que estão sendo ministradas. A oferta dos cursos está completamente comprometida. Existindo risco até do MEC fechar algum dos cursos.

Pois bem, na última quinta-feira, dia 04 de agosto, os professores do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, resolveram em reunião extraordinária pelo não início das aulas no próximo dia 15 de agosto, como previsto no calendário acadêmico. Além dos motivos mencionados acima, esse curso em particular tem a necessidade de laboratórios de informática para realização das atividades de ensino. Hoje, só existem dois laboratórios de informática para 14 disciplinas. O que torna humanamente e matematicamente impossível o racionamento desses laboratórios. Em lugar nenhum do mundo, um aluno aprende a programar ou a modelar um objeto em computação gráfica em um papel ou uma lousa. É notório a necessidade dessa ferramenta para a construção do saber.

Agora os alunos estão aflitos sem expectativa alguma de quando vão ou se vão iniciar as aulas!
Os estudantes pedem a divulgação e união da cidade para resolver esta situação, pois sentem a necessidade de pressionar a direção e procurar solução urgente para esses problemas, pois, é claro, não podem ficar sem aula.

Precisamos também cobrar dos nossos políticos, pois, segundo os estudantes, eles sentem também falta de vontade política para as coisas saírem do papel no nosso campus! Não tem absolutamente nenhum político indo atrás disso. Sabemos que no Brasil as coisas funcionam assim. Nada vai cair do céu se ninguém for atrás.

Ex-deputado de Sergipe quer que o Festival de Inverno de Garanhuns sirva de modelo para evento em sua cidade natal


O ex-deputado federal Pedrinho Valadares (DEM) não ficou satisfeito com o Festival de Inverno que foi realizado em sua terra natal, Simão Dias-SE. Pedrinho conferiu a festa no domingo passado e avaliou que a concepção da folia é equivocada, por privilegiar a apresentação de bandas como Calcinha Preta e Garota Safada, em detrimento da cultura local, comidas típicas e manifestações locais.

"As garotas safadas" não representam a nossa cultura. Outros valores foram deixados de lado, não houve uma peça teatral. Passei o dia lá, não vi nada disso, nem ninguém comentou comigo. Se houve algo parecido, foi muito tímido", falou Pedrinho. Ele acha que Simão Dias poderia se inspirar no Festival de Inverno de Garanhuns, em Pernambuco, onde há muita organização e programação cultural durante todo o dia.

Informações: Jornal da Cidade (SE)
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.