quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Resultados práticos da reunião do leite com a presença do secretário da agricultura

Nesta quinta-feira, 18, o Clube Polimático do município da Pedra foi pequeno para receber os produtores e convidados do CEPLEITE. O Secretário Estadual da Agricultura Dr. Ranilson Ramos, quando iniciou suas intervenções foi bastante claro, falando em nome do Governador Eduardo Campos, chamou ao produtor de queijo para firmarem um pacto. O Governo através da ADAGRO, do IPA e da Secretaria de Agricultura buscam meios para viabilizar a fabricação do queijo de coalho com leite cru, e o produtor fica com a responsabilidade de fornecer ao consumidor um queijo com qualidade.

RESULTADO DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CEPLEITE

- Construção de dez Pequenas Unidades Produtoras de Queijo;
- Análise de Água grátis para as cem primeiras solicitações encaminhadas ao IPA ou a ADAGRO com a finalidade de instalar pequenos laticínios;
- Viabilizar ao pequeno produtor de queijo de coalho uma “caixa térmica” para transporte do queijo; Instalar em Arcoverde um setor de inspeção da ADAGRO;
- Instalar dessalinizadores quando necessário;
- Ampliar o grupo executivo que trata destas questões no Agreste Meridional de Pernambuco;
- Ampliar ações com todos os componentes da Cadeia Produtiva do Leite.

Essas conquistas foram construídas durante as intervenções e anunciadas pelo Secretário Ranilson Ramos.

A reunião foi aberta pelo Coordenador do Comitê Estratégico da Pecuária Leiteira de Pernambuco CEPLEITE, Dr. Benoit Paquereau, tratando da preocupação desta entidade com a luta pela qualificação do queijo de coalho de Pernambuco.
Em seguida foi à vez da Gerente Geral da ADAGRO, Erivânia Camelo,  externar a preocupação da instituição não apenas em fiscalizar, mas desenvolver um trabalho objetivando o fortalecimento da cadeia produtiva do leite, que passa, pela obediência as leis e em oferecer um produto de qualidade ao consumidor sem ferir o direito do pequeno produtor de queijo na venda de um produto que não ponha em risco a vida do cidadão. Segundo Dra. Erivânia, dos aproximadamente cinqüenta mil quilos de queijo de coalho comercializados mensalmente em Pernambuco, a ADAGRO no primeiro semestre deste ano apreendeu oito mil e trezentos quilos. Portanto, disse a Gerente Geral da ADAGRO, nós não vivemos só de apreender o produto do pequeno produtor de queijo.

Autoridades presentes à reunião: 
Secretário Estadual de Agricultura Dr. Ranilson Ramos:
Gerente Geral da ADAGRO Dra. Erivânia Camelo;
Diretor Técnico do IPA em Pernambuco Dr. Antonio Santana;
Coordenador do CEPLEITE, Dr. Benoit Paquereau;
Deputados Estaduais: Claudiano Martins Filho; Ângelo Ferreira e Júlio Cavalcante;
Coordenador Regional do SEBRAE Dr. Moshe Dayan;
Coordenador do Gabinete da Palma Dr. Marlos Duarte;
Prefeitos Francisco Braz da Pedra e Genivaldo Menezes de Águas Belas;
Dr. José Anchieta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA,
Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste do Brasil – BNB, Dr. Danilo Moraes
e o Secretário Municipal de Agricultura de Pedra Dr. Levi Vaz.

CHESF E O TERRITÓRIO DA CIDADANIA

O Dr. Humberto Freitas funcionário da CHESF e representando o Ministério das Minas e Energia que em parceria com o Governo de Pernambuco estão implantando cinqüenta Tanques de Resfriamento de Leite no Agreste e Sertão do Estado, falou da importância da participação dos presentes nas reuniões deliberativas do Território da Cidadania.

PARTICIPAÇÃO DOS PRODUTORES

Vários produtores se expressaram, alguns fazendo reclamações, outras observações e oferecendo idéias e sugestões, algumas de imediato absorvidas pelo Secretário Ranilson Ramos.
.
com informações da coordenação do Gabinete da Palma.

Lílian convoca classe cultural a produzir


Em texto publicado no facebook, a produtora cultural Lílian Ferreira, faz uma convocação à produção cultural garanhuense e critica algumas pessoas que têm o discurso mas não participam das ações realizadas no município. É claro que assino embaixo.

Antes de reproduzir o texto da Lílian, gostaria de registrar meu entusiasmo com duas apresentações que vi recentemente, que demonstraram ter um público sensacional. Na semana passada em um evento muito bem produzido, o escritor Mário Rodrigues lançou seu novo livro "A Curva Secreta da Linha Reta". Aconteceu no SESC, e estava lotado, com pessoas em pé, assistindo a uma suave conversa entre o autor e o poeta Helder Erick. Fiquei deslumbrado com o público maravilhoso da literatura. Algumas figurinhas carimbadas que defendem nossa cultura deveriam estar presentes, não estavam. Tinha um público jovem, latente, e como disse Lílian em seu texto, algumas pessoas que fazem e vivem intensamente o movimento cultural em Garanhuns.

Na noite desta quinta-feira, dia 18, a Banda Marcial do Colégio Diocesano se apresentou de gala no Centro Cultural, uma noite impressionante. Como uma orquestra, brindou-nos com clássicos da música brasileira e até internacional como My Way, do Sinatra.

Alguns dos dobrados inesquecíveis e que nos remete aos desfiles de antigamentes quando as bandas não tocavam "Minha mulher não deixa não".

A noite ainda foi emocionante porque marcou a despedida temporária do maestro Jasiel Leite, que foi agraciado com uma bolsa de estudos de música em Coimbra, Portugal, e lá passará dois anos.

Não adianta ficar cobrando aqui na internet se não for para viver a vida real quando ela nos oferece o que cobramos. Perdoem-me a qualidade das fotos, tirei do celular e não havia muita luz, mas eu não queria deixar de registrar. Talvez depois eu traga melhores imagens pra vocês pois havia muita gente fotografando, inclusive meu amigo Eugênio Sobrinho.

Vamos à convocação da Lílian.
.
Sou capaz de contar a dedo as pessoas que, de fato frequentam as ações culturais promovidas na cidade. O discurso é lindo, mas a prática ainda é muito ineficaz.
Garanhuns é uma das cidades mais lindas do interior do Estado. Temos um potencial enorme. Não é por que o Centro Cultural tá despencando que eu vou deixar de fazer teatro, que é algo que amo. se não dá pra fazer dentro, faço fora, e daí? Mas faço!!!!
Precisamos multiplicar esse número e não utilizar como base a efervecência do Festival de Inverno, que ocorre em 10 dias, enquanto o ano tem 360 dias!!! Precisamos promover mais "realizações culturais" de impacto na comunidade, e não simplesmente pensarmos em produzir eventos de massa, por que isso já é uma coisa muito comum, e por favor não me interpretem mal, por que aqui eu não estou desmerecendo, em hipótese alguma, o trabalho daqueles que "vivem" disso, por que trabalho honesto, ainda é algo digno neste planeta.
Cultura e educação precisam andar juntas, pois é isso que defendo nos meus 15 aninhos de discurso. Ainda não cansei, nem fiquei rouca, mesmo com os equívocos cometidos a mim pelo poder público local, em outras épocas. Quando a cultura vira produto e deixa de ser processo, aí sim, é a hora do turismo entrar e colaborar com essa difusão.
Vamos minha gente, produzir!!!. Descruzar os braços e sair da zona de conforto é urgente. Água mole em pedra dura tanto bate até que fura!.
.

Grupo de amigos de Garanhuns no facebook


Tem repercutido o grupo de amigos de Garanhuns no facebook. Cada vez aumentando e gerando mais debates. Neste momento o perfil se encaixa entre recordar o passado da cidades, prédios, pessoas e histórias, e também uma certa insatisfação com situações vividas na atualidade.

Fotografias de época ou de desleixo com o cuidado de prédios públicos e praças têm sido frequentes, e pessoas que fazem parte do dia-a-dia da cidade discutem sobre praticamente a todo instante sobre Garanhuns.

Na foto, Betinho Cândido registra a situação da pracinha em que fica o busto de Simôa Gomes, na avenida que leva seu nome.

A Câmara de vereadores deve decidir hoje

Simão Silva, blogueiro e assessor de imprensa da Câmara, informa em seu blog que hoje, quinta-feira, ás 16h30, no Plenário da Câmara Municipal de Garanhuns, acontece mais uma reunião legislativa, e na pauta dos trabalhos estão as emendas dos vereadores Geraldo Lucena, que modifica de 11 para 13 vereadores a constituição da próxima legislatura, e de Silvio Sabino que passa de 11 para 15, o número de representantes populares, com validade a partir de 2013.

Para qualquer aprovação é necessario 2/3 dos votos, ou seja, 8 votos dos 11 vereadores. Caso não se atinja, não teremos aumento para a próxima legislatura.

Estudante de Garanhuns se classifica para Olimpíadas Escolares Brasileiras


A estudante da Escola Municipal José Brasileiro Vila Nova, Denise da Silva, conquistou a sua classificação para Olimpíadas Escolares Brasileiras (JEBS). O Evento, que será realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro, acontecerá em João Pessoa-PB, no período de 9 a 18 de setembro.

Para alcançar a classificação, a Corredora, de 13 anos de idade, foi campeã, na categoria Mirin (de 12 a 14 anos), dos Jogos Escolares do Agreste Meridional e dos Jogos Escolares de Pernambuco. A atleta irá representar o Estado em provas de atletismo de 1.000 e 250 metros rasos.

De acordo com o professor José Wilson, que treina a Atleta, Denise passou por um processo de treinamento intensivo durante quatro meses para participar dessa seqüência de disputas e obter as melhores colocações nas provas.

Em 2010, Denise da Silva participou pela primeira vez das Olimpíadas Escolares Brasileiras e sagrou-se Vice-campeã. Com o resultado, foi convocada para os XVI Jogos Sul Americanos Escolares, realizados no Peru, e conquistou o quarto lugar naquela Competição internacional. A expectativa é conseguir novamente destaque na Prova Nacional e voltar a representar o Brasil, desta feita nos XVII Jogos Sul Americanos Escolares, que acontecerão na Venezuela.

Boa opção na noite de quinta-feira no SESC


Nesta Quinta-feira, dia 18 de agosto, o SESC apresenta a segunda etapa do Projeto Sonora Brasil – Circuito Nacional de Música do SESC, que traz a Garanhuns a Comitiva de São Benedito da Marujada, se São José de Bragança (PA). Um pedacinho desta festa tradicional paraense, em homenagem a São Benedito.

Serviço:
Projeto Sonora Brasil
Apresenta: Comitiva de São Benedito da Marujada
Cidade de Origem: Bragança – PA
Data: 18 de agosto de 2011
Horário: 20h00
Local: Salão de Eventos Jaime Pincho.
Classificação: 10 anos
Entrada gratuita

CDL Garanhuns debate segurança pública nos centros comerciais


Nesta sexta-feira, 19/08, a CDL juntamente com a CDL Jovem promovem mais uma reunião que tratará da questão de segurança pública nos centros comerciais de nossa cidade. Esta reunião contará com a presença do representante do 9º batalhão, de empresários e da sociedade em geral que se interessar a debater sobre o tema.

Esta será a segunda reunião realizada na sede da CDL visando melhorias da segurança pública no município. O presidente Fernando Couto fala da importância da reunião: “´É de suma importância a presença de todos os empresários para juntos mostrarmos o quanto é necessário um policiamento ostensivo nos centros comerciais”. Já o presidente da CDL jovem, Paulinho Brasileiro, registra as futuras ações que deseja fazer ainda este mês:“ Nossa intenção é promover o desenvolvimento, portanto ainda este mês pretendemos fazer uma reunião para discutir a questão do estacionamento na avenida Santo Antonio onde temos ouvido muitas reclamações”.

O evento desta sexta feira começará as 19:30 min.
.

Escola de Canhotinho é destaque em Pernambuco


Na classificação do Prêmio Gestão 2011 a Escola Pe. Antônio Callou, da Cidade de Canhotinho, obteve a colocação de 5º Lugar no Estado de Pernambuco e 1º Lugar no Agreste Meridional.

.
fonte: http://gre-garanhuns.blogspot.com/

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.