terça-feira, 23 de agosto de 2011

Paralisação e passeata como protesto na UFRPE-UAG


Pofessores, técnicos e alunos da Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco vão demonstrar a insatisfação com as instalações e condições estruturais da instituição em nossa cidade nesta quarta-feira, dia 24 de agosto.

A mobilização começa às 8h na frente da Universidade e depois ganha as ruas de Garanhuns, em passeata, terminando no centro da cidade.

A passeata acontece junto da paralisação das atividades e conta com apoio e participação além dos alunos, também de técnicos da Universidade e até de professores, que têm relatado falta de condições infra-estruturais na unidade de ensino superior, em todos os cursos, e principalmente em Ciências da Computação.

Depois que a insatisfação ganhou as redes sociais (inclusive aqui no blog) alguma coisa começou a se movimentar na UFRPE/UAG, mas foi muito pouco. O retorno das obras ainda não aconteceu e a previsão de melhorias não é satisfatória.

O protesto é extensivo à educação superior e a cortes em investimentos federais, anunciados pela presidente Dilma Roussef. O sindicato dos professores acompanha a mobilização, e é bom lembrar que os funcionários estavam de greve até a semana passada. Panfletos estarão sendo distribuídos.

Por tudo isso, paralisação e marcha pela Universidade Rural em Garanhuns, com qualidade e condições de ensino.
.

PESQUISA CONTEXTTO - De onde vem e onde se hospeda o turista no Festival de Inverno de Garanhuns


Continuando com os dados revelados pela CONTEXTTO PESQUISAS com turistas no Festival de Inverno de Garanhuns. Agora vamos saber de onde vêm e onde se hospedam. Os dados técnicos da pesquisa já relatamos em outro post.

Recife - PE / 30,55%
Olinda - PE / 9,72%
Maceió - AL / 8,33%
Caruaru - PE / 6,66%
São Paulo - SP / 6,66%
Aracaju - SE / 6,66%
Petrolina - PE / 6,66%
João Pessoa - PB / 2,77%
Salvador - BA / 2,77%
Guarulhos - SP / 2,77%
Paulista - PE / 2,77%
Fortaleza - CE / 2,77%

Outras cidades citadas na pesquisa: Suzano-SP, Campo Grande-MS, Itaquaquecetuba-SP, Santa Cruz do Capibaribe-PE, Natal-RN, Palmas-TO, Teresina-PI, Cabo de Santo Agostinho-PE, Blumenau-SC, Santa Brígida-BA, Campina Grande-PB, etc.

Onde está hospedado?

Casa de Parente/Amigo 45,83%
Hotel 34,72%
Pousada 8,33%
Casa Alugada 6,94%
Outros 4,16%
.
Agora comigo: É muito forte o turismo "doméstico" do Festival. Os garanhuenses que estão fora e vêm curtir as férias em casa, e trazem seus novos amigos e hospedam a galera em casa. Por exemplo, os nossos estudantes universitários de Recife que trazem os colegas.
 
A quantidade de garanhuenses que trabalham fora e vêem a possibilidade de aproveitar o Festival para curtir o evento e matar as saudades da família também é muito grande, explicando o grande percentual de pessoas que ficam em casas de parentes e amigos, e também a grande quantidade que vem de São Paulo, tanto da capital quanto do interior. É um "De volta pra minha terra" com mais recursos.
 
Creio que o turista regional não foi computado na pesquisa, e chamo de regional aquele que mora nas cidades vizinhas a Garanhuns, que acaba, logicamente, não sendo tratado por turista, pois é de casa, já vive o cotidiano da cidade e sua movimentação já impacta a economia regional naturalmente, é como se contasse como um garanhuense mesmo dentro do evento.
 
Vê-se mais uma vez o potencial dos grandes centros urbanos do Nordeste, praticamente todas as capitais foram citadas e as cidades do interior com maior população e vivência cultural. Supreendeu-me não mostrar Arapiraca e Arcoverde, isto é falta de divulgação.
 
O foco deve ser realmente os grandes centros urbanos do Nordeste e se der, uma mídia nacional pra fazer o país conhecer a maravilha que temos aqui, mas a mídia regional, para atingir o público alvo do evento, deve ser imprescindível.
 
Depois continuamos com mais dados da pesquisa CONTEXTTO.
.

Prefeito eleito com menos de 30% dos votos é legítimo?


Estamos chegando a uma campanha eleitoral em Garanhuns e mais uma vez o cenário aponta para uma disputa plural, com diversos candidatos.

Como nossa cidade ainda não tem, e nem terá tão cedo, eleitores suficientes que leve a disputa a um segundo turno, continuamos elegendo em primeira votação o que tiver a preferência do eleitorado, porém este tipo de escrutínio acaba gerando um dilema democrático: Quem se elege com 30% dos votos teve 70% contrários à sua eleição?

Pensando assim, o prefeito já se elege pela escolha de uma minoria, e olha que estou supondo 30%, podendo ser menos ainda dos votos computados, pois vai depender da quantidade de candidatos e suas votações.

O mandato também já começa enfraquecido do ponto de vista de alianças político/administrativas. Uma eleição que vai ao segundo turno as forças se aglomeram, fica mais fácil contar com quadros. Aqui em Garanhuns e outras cidades onde se mata no primeiro turno, há um só vencedor e dezenas de derrotados que poderiam contribuir em uma futura administração.

Vejam a luta por apoios que os candidatos que vão ao segundo travam para garantir em seu palanque os derrotados, e seus eleitores. Assim, mesmo os derrotados acabam fortalecidos no processo.

Pelo andar da carruagem, quem tiver 30% dos votos em Garanhuns será o prefeito, a não ser que a coisa depois polarize e cheguemos em uma eleição com apenas dois grandes grupos disputando. Como é improvável, vale o percentual prognosticado por aqui.

É por isso que aprovo a ideia do segundo turno. Não basta ser o mais votado entre tantos, tem que ter a preferência da maioria dos eleitores.

É uma pena que não tenhamos em Garanhuns.
.

Cartaz do Curta Taquary em Taquaritinga do Norte - 2011

Geração T, o grupo de indivíduos com falta de senso crítico

Ao lado das gerações já conhecidas, “baby boomers”, “X”, “Y” e “Z”, começa agora a despontar a denominação de um novo conceito de geração, a “T”, de “testemunha”. São pessoas que sabem tudo o que acontece, mas não têm ideia do por quê. Ela não se delimita a uma faixa etária como as outras. O que a define é a atitude de apenas assistir à vida, sem ser capaz de desenvolver um senso crítico.

Segundo o palestrante e profissional da comunicação Luciano Pires, esse fenômeno não é de se estranhar. “Querer que as gerações que saem de nosso sistema educacional falido conheçam questões conceituais, paradoxos, tradições, estilos de comunicação, relações de causa e efeito, encadeamento lógico dos argumentos e significados para poder exercer o senso crítico é demais, não?”, critica.

Um novo conceito começa a aparecer ao lado das gerações “Baby Boomers”, “X”, “Y” e “Z”, o da geração “T”. Pessoas que sabem o que acontece, mas não têm ideia do por quê

“A geração T não consegue praticar a curiosidade intelectual, só a curiosidade social. Tentei achar um nome para esse fenômeno e acabei concluindo que só pode ser um: fofoca. A geração T é a geração dos fofoqueiros”, acrescenta Pires.
.
do IG.
.
Agora comigo: A falta de senso crítico individual, socialmente falando, possibilita a manipulação das massas, tanto no contexto político quanto cultural.
... E os alienados nunca se acharão alienados, importam-se somente com o aqui e agora, e não conseguem entender conjunturas.
Gostam do que mandam gostar.




Alexandre Pires é internado às pressas

Depois de Reinaldo Gianecchini, a bruxa anda solta no showbizz nacional. Alexandre Pires foi internado na tarde desta terça-feira (22) no hospital Santa Genoveva, em Uberlândia, Minas Gerais.

O cantor apresentava o quadro de Rabdomiólise - uma síndrome que se caracteriza por quebra muscular, com liberação de conteúdo intracelular na circulação sanguínea, o que pode gerar insuficiência renal.

Segundo informações de familiares, o quadro não é grave e que Alexandre, que tem shows no Chile marcados para sexta-feira (27) e sábado (28), vai cumprir normalmente a agenda.

A data que o cantor terá alta não foi divulgada.

Pois é, artista também adoece.

Nosso Dominguinhos também está internado em São Paulo fazendo tratamento quimioterápico.
.

5ª GERES passa por ampla reforma estrutural

Com as reformas em andamento, a 5ª GERES – Gerência Regional de Saúde -, sediada em Garanhuns, pretende melhorar as condições estruturais do prédio, principalmente em toda a extensão do teto, além de renovação das instalações elétricas e hidráulicas, oferecendo mais comodidade, segurança e conforto para funcionários e visitantes.

Dr. Elenilson Liberato, gestor do órgão, já havia enfatizado em sua posse a necessidade de otimizar o atendimento da Gerência Regional de Saúde, e um dos pontos fundamentais seria proporcionar aos funcionários, público e equipamentos daquela Gerência uma melhor adequação funcional.

A previsão de finalização das reformas é de cinco meses. Atualmente, a 5ª GERES vem atendendo ao público no prédio da FUNASA, ao lado da Escola Henrique Dias e a mudança de prédio não alterou a rotina de atendimento do órgão.

De acordo com o Dr. Elenilson, “Era de fundamental importância essa reforma, já que o prédio da GERES é bastante antigo e não havia sofrido nenhuma intervenção de engenharia desde a sua inauguração”.

Correntes comemora aniversário com Edu e Maraial e o filho da terra Miltinho Magalhães

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.